Morangueiro silvestre

O morangueiro silvestre é uma planta medicinal com nome científico de Fragaria vesca, também conhecida como moranga ou fragária.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Clínico Geral perto de você! Parceria com Buscar Médico

O morangueiro silvestre é um tipo de morangueiro diferente do tipo que dá o morango comum, principalmente pelas folhas, que são mais dentadas e pequenas do que as do morangueiro tradicional, que produz o morango que se compra no supermercado.

Este conteúdo é informativo e não substitui o aconselhamento médico. Não interrompa qualquer tratamento sem orientação adequada.

Para que serve o morangueiro silvestre

O chá de folhas do morangueiro silvestre serve para ajudar em problemas do trato gastrointestinal, diarreia e combater inflamações.

Propriedades do morangueiro silvestre

As principais propriedades das folhas do morangueiro silvestre são adstringente, analgésica, cicatrizante, diurética, laxante, desintoxicante e tônica para o fígado.

Modo de uso do morangueiro silvestre

O morangueiro silvestre pode ser utilizado para fazer chá com as folhas e raízes, para purê ou suco com as frutas e ainda para fazer cremes ou pomadas.

  • Chá de morangueiro silvestre - colocar 1 colher de chá de folhas secas em 1 xícara de água fervente. Deve-se beber 3 xícaras por dia desse chá.

Em caso de inflamações da boca, podem ser feitos gargarejos com o chá para diminuir a dor.

Efeitos colaterais do morangueiro silvestre

Os efeitos colaterais mais comuns que podem surgir são reações alérgicas, quando aplicado na pele.

Contraindicações do morangueiro silvestre

O consumo de chá de morangueiro silvestre está contraindicado em caso de alergia ou diabetes.

Imagem ilustrativa número 1
Imagem ilustrativa número 2
Imagem ilustrativa número 3