A mordida de barata pode causar sinais e sintomas como vermelhidão, inchaço, feridas, dor e coceira, podendo acontecer principalmente ao redor da boca, nas mãos ou pés.
Além disso, as baratas também podem transmitir, através do contato direto com os alimentos, bactérias como Salmonella, Estafilococos e Streptococcus.
Leia também: 12 doenças causadas por bactérias: sintomas e tratamento tuasaude.com/doencas-causadas-por-bacteriasO tratamento da mordida de barata pode ser feito por meio de medidas simples como lavagem com água e sabão na região, e aplicação de gelo no local. Já em casos de alergia, o médico pode recomendar o uso de medicamentos anti-histamínicos ou corticoides.
Sinais e sintomas de mordida de barata
Os principais sinais e sintomas da mordida de barata são:
- Vermelhidão na pele;
- Inchaço;
- Bolhas ou feridas na pele;
- Dor;
- Coceira na região.
A mordida de barata pode surgir principalmente na região ao redor da boca, palmas das mãos e plantas dos pés.
Além disso, alguns tipos de barata também podem transmitir bactérias como Salmonella, Estafilococos e Streptococcus, por meio do contato com alimentos.
Leia também: Picada de inseto: sintomas, tipos (e o que fazer) tuasaude.com/alergia-a-picada-de-insetoAlergia à barata
A alergia à barata é uma condição que pode surgir a partir do contato de pessoas com a saliva, as fezes e o revestimento do corpo das baratas. Esse tipo de alergia pode causar tosse, nariz entupido, erupção na pele, chiado no peito e infecção no nariz e no ouvido.
Além disso, a barata também pode provocar ataques de asma, levando ao surgimento de sintomas como falta de ar, sensação de aperto no peito e tosse seca.
Leia também: Asma: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento tuasaude.com/asmaBarata morde?
Embora seja raro, a barata pode morder para se alimentar da queratina da pele ou unhas, podendo causar feridas dolorosas e infecções leves.
Além disso, baratas pequenas também podem entrar nos canais do nariz e do ouvido.
Leia também: Queratina: o que é, para que serve e como usar no cabelo tuasaude.com/queratinaComo curar a mordida de barata
A mordida de barata pode ser tratada e curada com cuidados básicos, como lavar a região com água e sabão, e fazer compressas com gelo ou bolsa de gelo, para reduzir a dor e o inchaço.
Além disso, remédios caseiros como compressa de alfazema, banho de aveia ou chá de arnica, também ajudam a reduzir a dor e o desconforto da picada. Veja outros remédios caseiros para picada de inseto.
Já em casos de alergia ou asma, o médico pode prescrever o uso de medicamentos anti-histamínicos orais e descongestionantes ou pomadas corticoides, como dexametasona e hidrocortisona.
Leia também: 6 pomadas para picada de inseto (e como usar) tuasaude.com/pomada-para-picada-de-insetoComo evitar a barata
Algumas dicas para evitar o contato e a mordida de barata são:
- Manter a casa limpa, incluindo pisos de cozinha, pias, balcões, mesas e fogões;
- Manter os recipientes de alimentos bem fechados;
- Evitar deixar comida de animais de estimação na tigela;
- Consertar vazamentos que podem dar às baratas acesso à água;
- Manter as latas de lixo limpas e cobertas;
- Evitar acúmulos de jornais, roupas para lavar, revistas ou pratos sujos.
Consultar uma empresa para fazer a dedetização do ambiente também ajuda a evitar ou eliminar as baratas.
Quando ir ao médico
Deve-se ir ao médico quando o contato ou a mordida de barata provoca sintomas de reações alérgicas graves, como dificuldade para respirar e falta de ar, chiado ao respirar, inchaço da boca, língua, olhos e rosto e sensação de garganta fechada.
Outros sintomas de reação alérgica grave, ou anafilaxia, incluem tontura e sensação de desmaio, bolhas na pele ou urticária e aumento dos batimentos cardíacos.
Leia também: Anafilaxia: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/o-que-e-anafilaxia