Mounjaro é um remédio indicado para o tratamento da diabetes tipo 2 descontrolada em adultos, associada à dieta e prática de exercícios físicos, pois ajuda a baixar os níveis de açúcar no sangue.
Esse remédio contém tirzepatida na sua composição que também ajuda aumentar a saciedade e a reduzir o apetite, podendo levar ao emagrecimento, o que também ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue.
Leia também: Tirzepatida: para que serve e como usar tuasaude.com/tirzepatidaO Mounjaro é encontrado na forma de caneta injetável sendo aprovado pela Anvisa para diabetes tipo 2, no entanto, ainda não se encontra disponível para venda no Brasil.
Para que serve
O Mounjaro (tirzepatida) é indicado para o tratamento da diabetes mellitus tipo 2 descontrolada em adultos, nas seguintes situações:
- Quando a metformina é contraindicada ou provoca efeitos colaterais não toleráveis, sendo usada como monoterapia nesse caso;
- Em combinação com outros remédios antidiabéticos, como metformina, sulfonilureias, dapaglifozina, empagliflozina ou insulina.
Em todos os casos, o Mounjaro deve ser usado em associação com uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos. Veja como deve ser a dieta para diabetes.
O Mounjaro é encontrado na forma de caneta injetável preenchida, com doses de 2,5 mg, 5 mg, 7,5 mg, 10 mg, 12,5 mg e 15 mg, e deve ser usado com indicação do endocrinologista.
Mounjaro para emagrecer
O Mounjaro tem levado ao emagrecimento de pessoas com diabetes tipo 2, pois envia sinais de saciedade para o cérebro e reduz o esvaziamento gástrico, diminuindo a fome.
No entanto, esse remédio não possui indicação oficial e aprovada pela Anvisa para emagrecer, nos casos de obesidade ou sobrepeso, devendo ser usado somente com indicação do endocrinologista para o controle da diabetes tipo 2.
Leia também: Dieta para Emagrecer: o que comer, evitar (e cardápio) tuasaude.com/dieta-para-emagrecerComo funciona o Mounjaro
O Mounjaro tem dupla ação pois age ativando os receptores GPL-1 (peptídeo semelhante ao glucagon-1) e GIP (polipeptídeo insulinotrópico dependente de glicose), que são hormônios liberados naturalmente pelo intestino após uma refeição.
As principais ações do Mounjaro no corpo são:
- Estimular a liberação de insulina pelo pâncreas;
- Reduzir a quantidade de glicose produzida pelo fígado;
- Melhorar a sensibilidade à insulina;
- Aumentar os níveis de adiponectina e a modular o metabolismo de gorduras;
- Reduzir o esvaziamento gástrico;
- Aumentar a sensação de saciedade;
- Melhorar dos níveis de hemoglobina glicada A1c (HbA1c).
Desta forma, esse remédio ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue, além de diminuir a sensação de fome, fazendo com que se tenha uma redução da quantidade de calorias ingeridas diariamente e, por isso, este medicamento também pode levar ao emagrecimento.
Mounjaro é melhor que Ozempic?
Alguns estudos [1,2] têm mostrado que o Mounjaro tem um efeito maior na redução de peso, de cerca de 25,3% em 20 semanas, do que o Ozempic que levou a uma perda de peso de cerca de 17,4% em 15 semanas, em pessoas com obesidade ou sobrepeso, pois além de ativar os receptores GPL-1, também estimula os receptores GIP.
Como usar
A injeção de Mounjaro deve ser aplicada sob a pele da barriga, coxa ou parte superior do braço, 1 vez por semana, a qualquer hora do dia, podendo ser aplicada antes ou após uma refeição. Veja como aplicar injeção sob a pele corretamente.
A posologia do Mounjaro para o tratamento da diabetes tipo 2 em adultos é:
As doses do Mounjaro podem ser aumentadas em incrementos de 2,5 mg a cada 4 semanas, conforme orientação do endocrinologista, até o máximo de 15 mg, 1 vez por semana.
Geralmente, as doses de manutenção recomendadas são de 5, 10 ou 15 mg, 1 vez por semana.
Quando o Mounjaro é usado em associação com sulfonilureia ou insulina, pode ser necessário ajuste de dose desses remédios para evitar hipoglicemia. Saiba identificar os sintomas de hipoglicemia.
O que fazer em caso de esquecimento
No caso de esquecer de aplicar a dose semanal de Mounjaro no dia e na hora corretos, pode-se aplicá-la imediatamente até no máximo 4 dias (96 horas) de esquecimento.
Após 4 dias de esquecimento, deve-se pular a dose esquecida e continuar o esquema semanal conforme programado.
Não se deve aplicar 2 doses, com intervalo de 3 dias entre uma e outra dose.
Cuidados durante o tratamento
Alguns cuidados são importantes durante o tratamento com o Mounjaro, como:
- Usar a dose recomendada pelo médico;
- Não aumentar a dose por conta própria;
- Lavar as mãos antes e após a aplicação;
- Variar o local de aplicação a cada semana;
- Não aplicar o Mounjaro e a insulina no mesmo local da pele;
- Comunicar ao médico se surgirem efeitos colaterais.
Além disso, o Mounjaro deve ser armazenado em geladeira, em temperaturas entre 2º a 8ºC, sendo aconselhado em uma prateleira da geladeira e não deixar na porta da geladeira, pois ao abrir e fechar a porta constantemente, pode causar variações na sua temperatura. Não congelar o Mounjaro.
O Mounjaro também pode ser armazenado em temperatura ambiente até no máximo 30ºC, por até 21 dias.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns do Mounjaro são náuseas, vômitos e diarreia, que podem ser leves a moderado e, normalmente, melhoram com o tempo.
O Mounjaro também pode causar efeitos colaterais no local da injeção, como dor, coceira, irritação, lesão e manchas roxas perto do local em que foi aplicada.
Além disso, o Mounjaro pode causar hipoglicemia, principalmente quando usado junto com outros remédios antidiabéticos. Saiba o que fazer durante uma crise de hipoglicemia.
Outros efeitos colaterais do Mounjaro são dor abdominal, excesso degases, refluxo gastroesofágico, barriga inchada, pancreatite aguda, colelitíase ou reações alérgicas.
Leia também: Pancreatite: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento tuasaude.com/sintomas-de-pancreatiteQuem não deve usar
O Mounjaro não deve ser usado por menores de 18 anos, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham diabetes tipo 1, pancreatite ou alergia a qualquer componente da fórmula.
Além disso, esse remédio deve ser usado com cautela em pessoas com gastroparesia, retinopatia diabética ou problemas no pâncreas ou rins.
O Mounjaro também não deve ser usado por pessoas com histórico pessoal ou familiar de câncer de tireoide.