Não é possível mudar a cor dos olhos naturalmente, uma vez que a cor da íris, que é a parte colorida do olho, é determinada pela genética e mantém-se muito semelhante desde a infância.
No entanto, existem casos de bebês que nascem com olhos claros que, depois, vão escurecendo ao longo do tempo, especialmente nos primeiros anos de vida.
Apesar de não ser possível mudar a cor dos olhos naturalmente, algumas técnicas podem ajudar a mudar a cor do olho temporariamente, como usar lentes de contato coloridas ou fazer uma maquiagem que realce a cor dos olhos, por exemplo.
A cor dos olhos muda ao longo do tempo?
A cor dos olhos mantém-se igual desde a infância, pois é determinada pela quantidade de melanina no olho, que mantém-se semelhante ao longo dos anos e, por isso, a cor não se altera.
Assim, pessoas com mais melanina apresentam cor mais escura, enquanto as outras que têm menos melanina, têm olhos mais claros, existindo também casos mais raros em que a quantidade de melanina varia de um olho para o outro, resultando em olhos de cor diferente, o que é conhecido como heterocromia. Saiba mais sobre a heterocromia.
Além disso, a cor dos olhos de idosos também não muda, no entanto, pode aparecer um arco branco em volta da íris, chamado de arco senil, que pode dar a impressão de que o olho está mais claro.
4 opções para mudar a cor do olho
As principais opções para mudar a cor dos olhos são:
1. Uso de lentes de contato coloridas
Esta é a técnica mais conhecida e mais utilizada para alterar a cor da íris dos olhos e consiste no uso de lentes de contato artificiais que ficam sobre o olho, alterando a cor que está por baixo.
Existem 2 tipos principais de lentes para alterar a cor dos olhos:
- Lentes opacas: são lentes sólidas e não transparentes, que alteram completamente a cor do olho, pois possuem uma camada de tinta que tapa completamente a cor natural do olho. Esse tipo de lente pode parecer muito falsa, não sendo a melhor opção para quem quer manter a cor do olho o mais natural possível;
- Lentes de aprimoramento: são transparentes e de cor sólida, possuindo possuem uma pequena camada de tinta que melhora a cor natural do olho, além de tornar os limites da íris mais definidos;
- Lentes de visibilidade: são lentes que têm uma leve cor verde ou azulada para facilitar a sua colocação nos olhos. No entanto, essa coloração leve pode acentuar a cor dos olhos de pessoas que têm os olhos azuis ou verdes.
As tintas usadas nas lentes coloridas são seguras e não causam qualquer risco para a saúde.
No entanto, assim como as lentes usadas para corrigir problemas de visão, é preciso ter alguns cuidados na hora de colocar ou retirar as lentes, para evitar infecções ou lesões no olho. Veja os cuidados que precisa ter ao usar lentes de contato.
Embora estas lentes possam ser compradas livremente sem receita médica, o melhor sempre é consultar um oftalmologista.
Marque uma consulta com um oftalmologista na região mais próxima:
2. Uso de lentes de contato decorativas
O uso de lentes de contato decorativas podem ser usadas para alterar a cor ou o formato da íris, com olho de gato ou de vampiro, por exemplo, sendo normalmente usadas durante o Halloween.
O uso desse tipo de lente deve ter os mesmos cuidados das lentes corretivas de visão ou das lentes coloridas, de forma a evitar complicações como lesões na córnea, infecções nos olhos, perda da visão ou até cegueira.
3. Uso de maquiagem para realçar a cor dos olhos
A maquiagem não consegue trocar a cor dos olhos, no entanto, quando é bem utilizada, pode ajudar a realçar a cor natural do olho, intensificando o tom da íris.
De acordo com a cor dos olhos, deve-se usar um tipo específico de sombra para os olhos:
- Olhos azuis: usar sombra com tons alaranjados, como coral ou champagne;
- Olhos marrom: aplicar uma sombra roxa ou azulada;
- Olhos verdes: preferir sombras roxas ou marrom.
Já no caso dos olhos cinza ou avelã, é comum possuírem uma mistura de outra cor, como azul ou verde, e, por isso, deve-se usar tons de sombra azulados ou verdes de acordo com a cor que se pretende fazer sobressair mais. Confira ainda algumas dicas para ter uma maquiagem perfeita e melhorar o efeito.
4. Cirurgia de implante de íris
A cirurgia de implante de íris é indicada nos casos de traumas ou doenças congênitas nos olhos, como a aniridia ou a coloboma, em que ocorre a ausência total ou de partes da íris.
No entanto, por alterar permanentemente a cor dos olhos, esse tipo de cirurgia tem sido cada vez mais utilizada por pessoas que querem trocar definitivamente a cor do olhos.
Porém a cirurgia de implante de íris não tem indicação para fins estéticos de mudança de cor de olho, mas apenas para o tratamento de doenças ou traumas nos olhos em casos muito específicos.
Embora possa ser um técnica com resultados duradouros, o implante de íris tem vários riscos, principalmente para pessoas que fazem a cirurgia para fins estéticos, como inchaço ou lesões na córnea, glaucoma, catarata ou perda parcial da visão ou cegueira.