Naproxeno: para que serve, como usar e efeitos colaterais

O naproxeno é um remédio com ação anti-inflamatória, analgésica e antipirética que age reduzindo a produção de substâncias no corpo responsáveis por causar dor ou febre, sendo indicado para o tratamento da dor de garganta, dor de dente, sintomas de gripe ou resfriado, cólica menstrual, dor musculares ou dor reumática, por exemplo.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Clínico Geral perto de você! Parceria com Buscar Médico

Este remédio está disponível em farmácias ou drogarias, encontrado na forma de comprimidos, com os nomes comerciais Flanax ou Naxotec, ou na forma de genérico como naproxeno 250 mg ou 500 mg, ou naproxeno sódico 275 mg ou 550 mg.

O naproxeno deve ser utilizado com indicação médica, por no máximo 5 a 10 dias de tratamento.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O naproxeno é um anti-inflamatório não esteroide, com propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antipiréticas, indicado para o tratamento de:

  • Dor de garganta;
  • Dor de dente;
  • Dor abdominal ou pélvica;
  • Cólica menstrual;
  • Dor e febre, em situações como gripe e resfriado;
  • Torcicolo;
  • Bursite;
  • Tendinite;
  • Sinovite ou tenossinovite;
  • Dor nas costas no final da coluna;
  • Dor ou inflamação em doenças reumáticas como artrite reumatoide, osteoartrite, espondilite anquilosante, gota ou artrite reumatoide juvenil;
  • Enxaqueca ou dor de cabeça;
  • Dor pós-cirúrgica;
  • Dor pós-traumática, como entorses, distensões, contusões ou dor decorrente da prática de esportes.

Além disso, este remédio também pode ser usado para tratar as dores no pós-parto conforme orientação do obstetra, mas só em mulheres que não estejam em amamentação.

Como usar

O comprimido de naproxeno deve ser tomado por via oral, com um copo de água, antes ou após a refeição, e seu efeito inicia cerca de 20 minutos após a dose. A dose do naproxeno para adultos varia de acordo com a apresentação do medicamento e inclui:

  • Naproxeno 250 mg: a dose recomendada é de 1 comprimido de 250 mg de 1 a 2 vezes por dia;
  • Naproxeno sódico 275 mg: a dose recomendada é de 1 comprimido de 275 mg de 1 a 2 vezes por dia;
  • Naproxeno 500 mg: a dose recomendada é de 1 comprimido de 500 mg, 1 vez ao dia, ou seja, 1 comprimido a cada 24 horas.
  • Naproxeno sódico 550 mg: a dose recomendada é de 1 comprimido de 550 mg, 1 vez ao dia, ou seja, 1 comprimido a cada 24 horas.

O tempo de tratamento com naproxeno deve ser orientado pelo médico e pode variar de 5 até no máximo 10 dias de tratamento.

O que fazer se esquecer de tomar o naproxeno?

Caso a pessoa se esqueça de tomar a dose na hora certa, deve tomar assim que lembrar mas se estiver perto do horário da próxima dose, deve-se pular a dose esquecida e aguardar o próximo horário de tomar. Em nenhum caso se deve dobrar a dose para compensar a dose esquecida.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais que podem ocorrer durante o tratamento com o naproxeno são náusea, vômito, má digestão, azia ou sensação de queimação no estômago, dor abdominal, diarreia ou prisão de ventre, além de dor de cabeça, tontura, inchaço ou sensação de zumbido no ouvido.

O naproxeno pode causar reações alérgicas graves que necessitam de atendimento médico imediato. Por isso, deve-se interromper o tratamento e procurar o pronto socorro mais próximo ao apresentar sintomas como dificuldade para respirar, tosse, dor no peito, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto. Saiba identificar os sintomas de reação alérgica grave.

Deve-se procurar atendimento médico imediato também caso a pessoa apresente sintomas de infarto ou AVC como dor no peito que se espalha para o rosto ou ombro, dormência ou formigamento repentino em um lado do corpo, fala arrastada ou dificuldade para falar, ou sensação de falta de ar.

Quem não deve usar

O naproxeno não deve ser usado por crianças com menos de 12 anos, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que têm asma, rinite, pólipos nasais ou urticária causados ou exacerbados pelo uso de ácido acetilsalicílico ou outros anti-inflamatórios não esteroides (AINEs).

Esse remédio também não deve ser usado por pessoas tenham ou já tiveram sangramento ou perfuração gastrointestinal causados pelo uso de anti-inflamatórios, por pessoas com história de úlcera péptica no estômago, ou que tenham insuficiência cardíaca grave ou insuficiência renal.

O naproxeno não deve ser usado por pessoas alérgicas ao naproxeno, naproxeno sódico ou qualquer outro anti-inflamatório não esteróide, como ácido acetilsalicílico ou ibuprofeno, por exemplo.

Além disso, o naproxeno pode aumentar o efeito dos remédios anticoagulantes, como a varfarina, aumentando o risco de sangramentos. Deve-se ter cautela também com o uso de outros remédios como citalopram, escitalopram, fluoxetina, sertralina, paroxetina, trazodona ou vilazodona, pois podem aumentar o risco de hematomas ou sangramento quando utilizados junto com o naproxeno.