Nariz escorrendo: 8 causas comuns (e o que fazer)

O nariz escorrendo pode ser causado por situações como alergia, sinusite, resfriado, gripe ou pólipo nasal, sendo considerado um sintoma comum.

É importante consultar um otorrinolaringologista sempre que surgirem outros sintomas além do nariz escorrendo, como secreção esverdeada ou amarelada, febre alta, ou presença de sangue nas secreções, já que podem indicar situações mais graves.

O tratamento do nariz escorrendo deve ser orientado pelo clínico geral ou otorrinolaringologista e pode incluir nebulização, lavagem com soro fisiológico ou o uso de medicamentos como corticoides, anti-histamínicos e antibióticos.

Imagem ilustrativa número 1

O que pode ser o seu nariz escorrendo

Para saber a possível causa do seu nariz escorrendo, por favor responda às seguintes questões:

AA1
Além do nariz escorrendo, também apresenta febre?

Essa ferramenta serve apenas para ajudar a identificar a possível causa do nariz escorrendo. Por isso, não deve substituir a consulta com o médico, que é o profissional responsável por realizar o diagnóstico e indicar o tratamento adequado.

Principais causas do nariz escorrendo

As principais causas do nariz escorrendo são:

1. COVID-19

A COVID-19 é uma infecção respiratória aguda grave que pode causar sintomas como dor de cabeça, cansaço excessivo, nariz escorrendo, febre e dor de garganta. Conheça todos os sintomas da COVID-19.

O que fazer: nos casos leves, o tratamento pode ser feito com repouso, ingestão adequada de água, alimentação saudável e o uso de medicamentos para aliviar a febre e a dor de cabeça, como paracetamol ou ibuprofeno.

Já nos casos mais graves, o tratamento deve ser feito no hospital, para que a pessoa possa receber oxigênio e fazer a medicação diretamente na veia.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Rinite alérgica

A rinite alérgica é a inflamação na mucosa do nariz causada por alergia a fungos, poeira, ácaros e pólen, por exemplo, e que provoca sintomas como nariz escorrendo, espirros e coceira no nariz.

O que fazer: pode-se fazer inalações com tomilho ou eucalipto ou lavagens nasais com soro fisiológico, que aliviam a inflamação e favorecem a eliminação das secreções. Além disso, o médico também pode prescrever o uso de anti-histamínicos, descongestionantes nasais e corticoides. Veja outros remédios indicados na rinite alérgica.

3. Gripe

A gripe pode ser causada por diferentes tipos de vírus Influenza e afeta o nariz, a boca, a garganta e os pulmões, causando sintomas como tosse, nariz escorrendo e dor de garganta.

O que fazer: o médico pode recomendar o uso de medicamentos antitérmicos e analgésicos para aliviar os sintomas. O uso de  alguns remédios caseiros, como chá de gengibre com limão, chá de anis-estrelado e chá de cúrcuma também podem ajudar a aliviar os sintomas da gripe. Confira outros remédios caseiros para gripe.

4. Resfriado

O resfriado é uma infecção causada principalmente pelo vírus rinovírus e que causa sintomas como espirros, nariz escorrendo, olhos lacrimejando e mal-estar. Conheça outros sintomas de resfriado.

O que fazer: é importante beber bastante líquidos, manter uma alimentação saudável e beber chás imunoestimulantes, como chá de limão com alho e chá de hortelã.

Além disso, alguns medicamentos que aliviam os sintomas do resfriado, como analgésicos, xaropes e descongestionantes, também podem ser prescritos pelo médico.

5. Alergia alimentar

A alergia alimentar é uma reação do organismo a alguma substância presente em bebidas ou alimentos, podendo provocar sintomas como nariz entupido e escorrendo, coceira e vermelhidão na pele, sensação de desconforto na garganta e inchaço nos lábios, língua ou olhos.

O que fazer: o tratamento varia conforme a gravidade dos sintomas apresentados, sendo indicado excluir os alimentos que causam a alergia e usar remédios anti-histamínicos ou corticoides, que devem ser prescritos pelo médico. Confira como é o tratamento da alergia alimentar

6. Sinusite

A sinusite é uma inflamação nos seios nasais, que é a região ao redor do nariz e dos olhos, causando dor de cabeça, nariz entupido e escorrendo, e sensação de peso no rosto.

O que fazer: para aliviar os sintomas da sinusite, o médico pode recomendar o uso de descongestionantes nasais, corticoides, antibióticos e/ou analgésicos, dependendo da causa da sinusite.

Além disso, algumas opções caseiras, como inalação de vapor de eucalipto e lavagem nasal com soro fisiológico também ajudam a aliviar os sintomas da sinusite. Conheça outros remédios indicados para sinusite.

7. Rinite gustativa

A rinite gustativa é uma condição causada pela ingestão de alimentos quentes ou de sabor forte, como pimenta, alho, gengibre e curry, provocando sintomas como espirros, nariz escorrendo ou entupido.

O que fazer: é recomendado evitar os alimentos que causam esses sintomas. O médico também pode prescrever o uso de medicamentos como sprays nasais e soluções salinas.

8. Pólipos nasais

Os pólipos nasais são pequenos tumores benignos dentro do nariz que normalmente não causam qualquer tipo de sintomas. No entanto, quando crescem podem causar sintomas como redução da capacidade do olfato e paladar, e nariz escorrendo constantemente, por exemplo.

O que fazer: o médico pode indicar o uso de corticoides nasais, como fluticasona ou budesonida, para diminuir a irritação do nariz. Além disso, também pode ser recomendado fazer uma cirurgia para remover os pólipos.

Vídeos relacionados

Os incríveis benefícios do CHÁ DE ANÍS ESTRELADO para GRIPE

12:17 | 601.553 visualizações

Remédios Caseiros para Sinusite

01:35 | 1.332.795 visualizações