A nebulização é um tratamento indicado para desentupir as vias aéreas, através da inalação de vapor, que pode conter soro fisiológico e/ou medicamentos, ajudando a umidificar as vias respiratórias e diluir o catarro, e facilitando a respiração.
Geralmente, a nebulização é indicada para problemas que afetam o sistema respiratório como gripes, resfriados, sinusite, asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), por exemplo, e deve ser feita usando-se um nebulizador elétrico em casa ou hospitais.
A nebulização dura cerca de 15 a 20 minutos e pode ser feita de 2 a 3 vezes por dia, tendo um rápido efeito sobre as vias respiratórias e menos efeitos colaterais do que os remédios usados por via oral. Apesar de ser um tratamento simples, a nebulização deve ser feita com a orientação médica, especialmente quando é indicado o uso de remédios.
Para que serve
A nebulização é indicada para ajudar no tratamento de problemas respiratórios, como:
- Gripes e resfriados;
- Sinusite;
- Faringite;
- Amigdalite;
- Asma;
- Bronquite, bronquiolite e bronquiectasia;
- Fibrose pulmonar e fibrose cística;
- Doença pulmonar obstrutiva crônica;
- Pneumonia.
A nebulização pode ser indicada pelo médico para evitar a falta de ar e melhorar a respiração. A nebulização é também muitas vezes complementada por outras formas de tratamento, com o uso de medicamentos ou fisioterapia respiratória, por exemplo.
Como fazer a nebulização
A nebulização deve ser feita utilizando-se um nebulizador elétrico, podendo incluir apenas o soro fisiológico, para hidratar as vias respiratórias, ou medicamentos inalatórios, como corticoides ou broncodilatadores, que devem ser indicados pelo médico. Confira os principais tipos de broncodilatadores.
Antes de fazer a nebulização, deve-se certificar de que o nebulizador está limpo e possui todas as peças, como máscara, frasco ou copo nebulizador, tubo plástico e dispositivo compressor.
Para fazer a nebulização, deve-se seguir o seguinte passo a passo:
- Lavar bem as mãos, com água e sabonete neutro, e secar com uma toalha limpa e seca;
- Colocar de 5 a 10 mL de soro fisiológico e/ou o remédio nas doses recomendadas pelo médico, no copo do nebulizador;
- Encaixar a parte superior do copo nebulizador na máscara;
- Conectar o tubo plástico ao copo nebulizador e ao dispositivo compressor;
- Sentar ou recostar em uma cama, numa posição confortável;
- Ligar o nebulizador e observar se uma névoa surge no interior da máscara;
- Colocar a máscara, que deve cobrir toda a boca e o nariz;
- Respirar pela boca, de forma profunda e lenta, inspirando por 2 a 3 segundos, antes de expirar o ar, para permitir que o vapor chegue até os pulmões;
- Continuar a nebulização por 15 a 20 minutos ou até que não saia mais névoa pelo nebulizador.
Ao terminar a nebulização, deve-se retirar a máscara, desligar o aparelho, e realizar a limpeza corretamente, conforme as orientações do fabricante.
O soro fisiológico deve ser armazenado em geladeira e usado por até 15 dias depois de aberto. Para usar novamente o soro, deve-se retirá-lo da geladeira e aguardar até que fique em temperatura ambiente, para evitar piora da congestão nasal ou até broncoespasmos.
Outra recomendação importante é enxaguar a boca após a nebulização, especialmente quando são usados remédios corticoides, como budesonida ou fluticasona, por exemplo, para diminuir o risco de infecções fúngicas na boca.
Como fazer nebulização no bebê
Para fazer a nebulização no bebê ou em crianças, deve-se segurar a máscara de forma a garantir que fique posicionada corretamente, para que a névoa seja respirada e o tratamento tenha o efeito esperado. Além disso, o bebê ou a criança devem estar sentados no colo de um responsável ou em uma cadeirinha.
A nebulização pode ser feita no bebê ou em crianças com o uso de soro fisiológico, e, em alguns casos, como asma, bronquite ou crises alérgicas, o pediatra também pode indicar a utilização de remédios para nebulização, sendo importante seguir as orientações do médico quanto a dose e tempo de uso do nebulizador.
Cuidados com o nebulizador
Após a nebulização, deve-se sempre limpar as peças do nebulizador, lavando o copo, a máscara e o tubo com água morna e sabão ou detergente suave, deixando secar naturalmente.
É importante também desinfetar o nebulizador uma vez por semana, que pode ser feita colocando a máscara, o copo e o tubo em uma solução de vinagre branco, preparada com 1 parte de vinagre para 3 partes de água quente, e deixando as peças de molho nessa solução por pelo menos 1 hora, ou conforme as instruções do fabricante.
Além disso, é importante guardar o nebulizador sempre em um local seco e sem umidade, para conservar o aparelho por mais tempo.
Se for observado mofo no aparelho, deve-se evitar usá-lo, porque a nebulização poderá transportar fungos ou outros microrganismos para o sistema respiratório, agravando os sintomas ou causando uma nova infecção.
Principais remédios utilizados
Alguns remédios que podem ser indicados pelo médico para fazer a nebulização são os broncodilatadores, como fenoterol ou brometo de ipratrópio.
Esses remédios para nebulização devem ser usados somente com a indicação do médico, de acordo com a condição a ser tratada e com doses individualizadas.
Possíveis efeitos colaterais
A nebulização é um tratamento seguro e bem tolerado, principalmente quando feita somente com o uso do soro fisiológico.
No entanto, quando são utilizados remédios broncodilatadores ou corticoides na nebulização, podem surgir efeitos colaterais como tremor, dor de cabeça, náusea ou palpitação cardíaca, sendo importante sempre comunicar ao médico quando surgirem estes sintomas para que o tratamento seja reavaliado.
Quem não deve fazer
Não existem contraindicações para a nebulização com soro fisiológico. No entanto, a nebulização com remédios deve ser feita somente com indicação médica, pois alguns remédios não são indicados para crianças, idosos ou durante a gravidez, por exemplo.