Os nervos cranianos são os nervos olfatório (I), óptico (II), oculomotor (III), troclear (IV), trigêmeo (V), abducente (VI), facial (VII), vestibulococlear (VIII), glossofaríngeo (IX), vago (X), acessório (XI) e hipoglosso (XII), que se formam a partir do cérebro.
Estes nervos conduzem impulsos responsáveis pela visão, paladar, olfato e controle de músculos que realizam as expressões faciais, deglutição e movimentos dos olhos, além da regular funções como respiração, digestão e batimentos cardíacos, por exemplo.
Em caso de suspeita de alterações no funcionamento dos nervos cranianos, é recomendado consultar um neurologista, que é o médico mais indicado para avaliar o funcionamento do sistema nervoso.
Nervos cranianos e suas funções
Os nervos cranianos são:
1. Nervo olfatório (I)
O nervo olfatório, ou I nervo craniano, é um nervo formado por neurônios que se localizam em uma parte da cavidade nasal conhecida como mucosa olfatória.
Principais funções: a função do nervo olfatório é transmitir a sensação do olfato até o cérebro.
2. Nervo óptico (II)
Este nervo, também conhecido como II nervo craniano, tem origem na retina do olho e conduz os impulsos nervosos até uma parte do cérebro chamada tálamo.
Principais funções: o nervo óptico tem a função de conduzir os impulsos nervosos da visão até o cérebro
3. Nervo oculomotor (III)
O nervo oculomotor, ou III nervo craniano, é um nervo que se forma em uma parte do cérebro conhecida como tronco encefálico e se liga principalmente a músculos da órbita.
Principais funções: o III nervo craniano é responsável por transmitir impulsos nervosos para a maioria dos músculos que controlam os movimentos dos olhos e que fazem com que a pálpebra se eleve.
Além disso, por meio deste nervo craniano, o cérebro também controla a contração da pupila, que pode ser notada especialmente quando um estímulo luminoso atinge os olhos.
4. Nervo troclear (IV)
O nervo troclear, ou IV nervo craniano, é um nervo que também participa no controle dos movimentos oculares, agindo em conjunto com o III e VI nervos cranianos.
Principais funções: a função do nervo troclear é transmitir impulsos nervosos do cérebro para o músculo troclear superior, na órbita.
5. Nervo trigêmeo (V)
O nervo trigêmeo, ou V nervo craniano, é um nervo que se divide em partes menores para se distribuir por todo o rosto, especialmente para a pele e alguns músculos na região da mandíbula.
Principais funções: o nervo trigêmeo transmite impulsos nervosos da sensibilidade da face, córnea e boca até o cérebro. Também se conecta a músculos da face responsáveis pelos movimentos da mastigação, participando no seu controle.
A compressão do nervo trigêmeo pode causar sintomas como dor e formigamento no rosto, sendo conhecida como neuralgia do trigêmeo. Veja o que é a neuralgia do trigêmeo e os sintomas.
6. Nervo abducente (VI)
O nervo abducente, ou VI nervo craniano, é um nervo que também participa no controle dos movimentos dos olhos.
Principais funções: o nervo craniano VI é responsável por transmitir impulsos nervosos do cérebro até o músculo abducente, na órbita.
7. Nervo facial (VII)
Este nervo, também chamado de VII nervo craniano, é um nervo que se liga principalmente aos músculos existentes na face, superfície da língua e glândulas no rosto.
Principais funções: o VII nervo craniano transmite estímulos que controlam músculos da expressão facial e o funcionamento de algumas glândulas, como as lacrimais. Também é responsável pela sensibilidade do paladar, especialmente na parte de trás da língua.
Quando uma lesão afeta o funcionamento deste nervo pode causar a perda dos movimentos da face, o que é conhecido como paralisia facial. Entenda melhor o que é paralisia facial e os sintomas.
8. Nervo vestibulococlear (VIII)
O nervo vestibulococlear, ou VIII nervo craniano, é um nervo que transmite estímulos para o cérebro a partir de órgãos, como a cóclea, no interior do ouvido.
Principais funções: o VIII nervo craniano tem a função de transmitir os estímulos nervosos da audição e impulsos que informam o cérebro sobre a posição da cabeça.
9. Nervo glossofaríngeo (IX)
Também chamado de IX nervo craniano, o nervo glossofaríngeo se distribui para músculos na região da faringe e, na cavidade oral, para sua superfície e glândulas.
Principais funções: é responsável principalmente por conduzir os impulsos nervosos da sensibilidade da cavidade oral e paladar e estímulos que controlam músculos da faringe no movimento de deglutição.
10. Nervo vago (X)
Este nervo, também conhecido como X nervo craniano, é um nervo que se estende pelo tórax e abdome, se conectando a órgãos como coração e intestino.
Principais funções: o X nervo craniano participa no controle do reflexo da tosse e glândulas digestivas, além da regulação de funções do corpo como respiração, batimentos cardíacos e movimentos intestinais, por exemplo. Conheça mais funções do nervo vago.
11. Nervo acessório (XI)
O nervo acessório, ou XI nervo craniano, é um nervo que se liga especialmente a músculos da região do pescoço e ombros.
Principais funções: o XI nervo craniano transmite impulsos do cérebro até músculos como o trapézio e esternocleidomastoideo, participando no controle dos movimentos da cabeça, pescoço e ombros.
12. Nervo hipoglosso (XII)
O nervo hipoglosso, ou XII nervo craniano, é um nervo que se liga principalmente aos músculos da língua.
Principais funções: o XII nervo craniano participa no controle dos movimentos da língua ao conduzir os impulsos nervosos até os músculos responsáveis pelos seus movimentos.