Neuralgia do trigêmeo: o que é, sintomas, causas e tratamento

A neuralgia do trigêmeo é uma alteração do nervo trigêmeo que causa dor intensa, tipo um choque, que acontece quando ao realizar atividades simples, como tocar o rosto, comer ou sorrir. Essa dor normalmente aparece na metade do rosto, na parte inferior, e as crises normalmente duram poucos segundos a minutos, podendo prolongar por alguns dias.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Neurologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

O nervo trigêmeo é responsável pelo controle dos músculos da mastigação e pelo transporte de informações sensitivas do rosto e dentes ao cérebro. Quando há um aumento de pressão nesse nervo, lesões ou doenças, há inflamação no local, resultando na neuralgia.

Apesar de não ter cura, as crises de dor podem ser controladas por meio do uso de medicamentos indicados pelo neurologista de acordo com o histórico de saúde de cada pessoa e intensidade dos sintomas, ajudando a promover a melhora na qualidade de vida. Nos casos mais graves, pode ser necessária a realização de fisioterapia ou cirurgia para bloquear a função do nervo.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas da neuralgia do trigêmeo

Os principias sintomas da neuralgia do trigêmeo são:

  • Crise de dor muito intensa no rosto, que normalmente vai desde o canto da boca até a região da mandíbula;
  • Dor em choque, que aparece repentinamente no rosto, mesmo com movimentos leves, como tocar no rosto ou aplicar maquiagem;
  • Formigamento nas bochechas;
  • Sensação de calor nas bochechas, no trajeto do nervo.

Geralmente as crises de dor provocadas pela neuralgia do trigêmeo duram alguns segundos ou minutos, surgem como se fosse um choque e podem ser bastante intensas, podendo ser localizada em apenas uma região ou se espalhar pelo rosto.

Leia também: Dor na face: 8 causas (e o que fazer) tuasaude.com/dor-na-face

Em alguns casos, a dor pode se manter por vários dias, causando muito desconforto e desespero, sendo fundamental que o neurologista seja consultado para que seja feita uma avaliação e seja orientado o tratamento mais adequado.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico da neuralgia do trigêmeo é feito pelo clínico geral ou neurologista a partir da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa e localização da dor.

Além disso, é normalmente solicitada a realização de exames complementares, como a ressonância magnética ou raio-X para verificar se há alguma condição mais séria responsável pela neuralgia do trigêmeo, como infecção dentária, fratura no dente ou um tumor, por exemplo.

Marque uma consulta com o neurologista mais próximo, usando a ferramenta a seguir para avaliar a possibilidade de neuralgia do trigêmeo:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Neurologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Possíveis causas da neuralgia do trigêmeo

A neuralgia normalmente é provocada pela compressão do nervo trigêmeo, sendo mais comum de acontecer devido ao deslocamento de um vaso sanguíneo, que acaba por se apoiar sobre o nervo.

No entanto, essa situação também pode acontecer em pessoas com lesões cerebrais ou doenças autoimunes que afetam os nervos, como a esclerose múltipla, onde a bainha de mielina do nervo trigêmeo vai se desgastando, causando mau funcionamento do nervo.

Leia também: Nervos cranianos: o que são, quais são e funções tuasaude.com/nervos-cranianos

O que pode desencadear a dor?

Os sintomas da neuralgia do trigêmeo são desencadeados por qualquer movimento que promova a compressão do nervo, como escovar os dentes, mastigar, sorrir, falar, lavar o rosto e escovar os dentes, por exemplo.

Como é feito o tratamento

As principais opções de tratamento para a neuralgia do trigêmeo incluem: 

1. Uso de remédios

O uso de remédios normalmente é a primeira forma de tratamento recomendada pelo neurologista, podendo ser recomendado:

  • Anticonvulsivantes, como a Carbamazepina, Gabapentina ou Lamotrigina;
  • Relaxantes musculares, como o Baclofeno;
  • Antidepressivos, como a Amitriptilina ou a Nortriptilina.

A neuralgia do trigêmeo é uma doença que causa dor forte e semelhante a um choque elétrico no rosto, sendo o tratamento medicamentoso normalmente realizado para controlar a irritação do nervo e diminuindo os sintomas.

2. Sessões de fisioterapia

O tratamento fisioterapêutico da neuralgia do trigêmeo pode ser feito através de eletroestimulação, em que são libertados pequenos choques elétricos no rosto para controlar a sensibilidade do nervo e aliviar a dor. 

3. Cirurgia 

O tratamento cirúrgico da neuralgia do trigêmeo é feito quando o tratamento com remédios não apresenta resultados ou quando a dor é muito intensa. Desta forma, o tratamento cirúrgico pode ser realizado de 3 formas:

  • Injeção de glicerol nos ramos do nervo trigêmeo no rosto para bloquear a função do nervo;
  • Injeção de calor com radiofrequência, que queima o nervo trigêmeo, provocando analgesia no rosto;
  • Cirurgia para remoção de tumor ou vaso que cause pressão no nervo trigêmeo.

Uma outra técnica é o balão para tratamento da neuralgia do trigêmeo que é insuflado durante cerca de 1 minuto na raiz do nervo, interrompendo a circulação de sangue e fazendo com que o nervo deixe de doer.

4. Opções naturais

Em alguns casos a neuralgia do trigêmeo pode também ser aliviada com algumas atitudes simples, como a colocação de uma toalha mergulhada em água quente e sal sobre a parte de trás do pescoço, para diminuir a inflamação do nervo.

Outra opção de tratamento caseiro para a neuralgia do trigêmeo é a aplicação de pimenta caiena misturada com azeite ou creme facial, sem perfume, na região afetada. Conheça outra opção de remédio caseiro para a neuralgia.