O que é:
A nidação corresponde ao processo de implantação do óvulo fecundado pelo espermatozoide na parede do útero, o endométrio, dando origem ao estágio inicial da gravidez. A nidação pode acontecer até 7 dias após a fecundação, isso porque é necessário que o óvulo fecundado seja deslocado pelo tuba uterina em direção ao útero para que exista implantação e desenvolvimento da gravidez.
Na maioria dos casos, a nidação não leva ao aparecimento de sinais ou sintomas, no entanto algumas mulheres podem apresentar um leve sangramento rosa ou marrom, que pode durar poucas horas ou até 3 dias. Além disso, algumas mulheres podem apresentar cólica fraca e sensação de pontadas na barriga, por exemplo.
Dessa forma, para confirmar que houve nidação, é importante fazer um teste de gravidez de farmácia, para verificar se o hormônio beta-HCG está detectável na urina. Em caso positivo, é indicado realizar o exame de sangue para confirmar a gravidez e a semana de gestação, além de ser fundamental consultar o ginecologista para que seja iniciado o acompanhamento. Veja mais sobre os exames para detectar a gravidez.
Quando acontece a nidação
Para que a nidação aconteça, é necessário que a mulher tenha relação sexual sem uso de preservativo durante o período ovulatório. Dessa forma, é possível que o espermatozoide entre em contato com o óvulo liberado pela mulher na tuba uterina, exista a fecundação e deslocamento do óvulo fecundado em direção ao útero, onde acontece a nidação.
De forma geral, a nidação acontece 5 a 7 dias após o período fértil. Para saber quando é o seu período fértil e a possível data de nidação, insira os seus dados na calculadora a seguir:
No caso da reprodução assistida, a nidação acontece a partir do momento em que o óvulo da mulher entra em contato com um espermatozoide viável, podendo acontecer fora ou dentro do útero. Entenda como funciona a reprodução assistida.
Sintomas de nidação
Normalmente a nidação não leva ao aparecimento de sinais ou sintomas, no entanto algumas mulheres com organismos mais sensíveis podem apresentar sintomas assim que acontece a implantação do óvulo fecundado na parede do útero. Assim, em alguns casos é possível que seja notado um leve sangramento de cor rosa ou marrom, de pouca intensidade e que pode durar até 3 dias. Conheça mais sobre o sangramento de nidação.
Além disso, algumas mulheres podem apresentar os sintomas típicos do início da gravidez, como cólicas leves, sensação de pontadas na barriga, mais especificamente no baixo vente, e enjoos, em alguns casos. Esses sintomas estão diretamente relacionados com as alterações hormonais características desse período, como aumento do nível de beta-HCG e progesterona circulantes.