A nistatina oral não é indicada para o tratamento de aftas, porque essas lesões normalmente não são causadas por fungos.
Acredita-se que as aftas estão relacionadas com estresse, deficiências nutricionais, consumo de alimentos picantes, quentes ou ácidos e traumas na mucosa oral, por exemplo. Portanto, a nistatina oral não é indicada para o seu tratamento.
As aftas tendem a desaparecer naturalmente em 7 a 14 dias. No entanto, caso as suas aftas não estejam melhorando, é recomendado consultar um clínico geral, porque existem problemas de saúde mais sérios que podem causar lesões muito parecidas.
Para que serve e como usar nistatina oral?
A nistatina em suspensão oral é indicada para o tratamento de candidíase oral e do trato digestivo superior, especialmente a esofagite por Candida.
A dose normalmente indicada para adultos e crianças varia de 1 a 6 ml quatro vezes ao dia, de acordo com a orientação do médico. Deve-se realizar a higiene bucal adequadamente antes de usar o medicamento e a suspensão de nistatina deve ser bochechada por alguns minutos antes de ser engolida.
A nistatina oral pode causar efeitos colaterais como diarreia, náusea, vômitos e lesões na pele. Além disso, é um medicamento que deve ser usado somente após a avaliação médica por mulheres grávidas ou amamentando.
Para saber se a nistatina oral é o medicamento mais indicado para o seu caso e como usá-la corretamente, é recomendado consultar um clínico geral para uma avaliação.