Nitrato de Prata é um remédio antisséptico indicado para o tratamento de verrugas, marcas ou tumores na pele ou para cicatrização de feridas ou cauterizar os tecidos infectados ao redor de uma ferida.
Esse remédio tem ação cáustica, devendo ser usado somente com indicação do dermatologista, pois pode causar queimaduras na pele.
Além disso, o nitrato de prata na forma de colírio pode ser usado em hospitais para evitar infecções nos olhos dos bebês recém-nascidos.
Para que serve
O nitrato de prata é indicado para:
- Verrugas na pele;
- Marcas ou tumores na pele;
- Parar o sangramento de pequenas feridas na pele;
- Cicatrização de feridas;
- Cauterizar os tecidos infectados ao redor de uma ferida.
O uso do nitrato de prata na pele, na forma de pomada ou bastão, só deve ser feito com indicação do dermatologista, pois o uso inadequado pode provocar queimaduras. Além disso, não deve ser usado em mucosas e nem em verrugas genitais.
Nitrato de prata no recém nascido
O nitrato de prata em recém nascidos é usado na forma colírio oftalmológico, até 1 hora após o parto, para evitar a conjuntivite gonocócica, causada pela gonorreia, que pode ser transmitida ao bebê no momento do parto.
Esse uso faz parte de um protocolo recomendado pelo Ministério da Saúde, desde 1977, porém pode causar conjuntivite química no bebê devido à ação cáustica do nitrato de prata.
Desta forma, seu uso vem sendo substituído por pomadas antibióticas que podem ser aplicadas até 4 horas após o nascimento.
Caso o nitrato de prata colírio esteja disponível no hospital e a família não deseje o uso no bebê, é recomendado fazer exames para gonorreia e clamídia antes do parto e assinar um termo de responsabilidade que não quer que se utilize o nitrato de prata no recém-nascido.
Como usar
A forma de usar o nitrato de prata varia de acordo com sua apresentação:
1. Nitrato de prata pomada
O nitrato de prata pomada deve ser aplicado diretamente sobre a pele com verruga ou marcas, sendo geralmente usado em hospitais ou clínicas.
2. Nitrato de prata bastão
O nitrato de prata bastão pode ser usado para o tratamento de feridas, sendo importante limpar a ferida com soro fisiológico antes.
Para usar o nitrato de prata bastão, deve-se proteger a pele saudável em volta da ferida, aplicando vaselina ou um óleo corporal, por exemplo.
Em seguida, colocar luvas e encostar o nitrato de prata somente na ferida cutânea afetada, por 5 a 30 segundos, conforme orientação médica.
Depois, deve-se cortar a ponta do bastão usado.
3. Nitrato de prata colírio
O nitrato de prata colírio é usado somente no hospital, endo aplicado pelo neonatologista, 2 gotas na conjuntiva de cada olho do recém nascido, até 1 hora após o parto.
Manter o contato por 30 segundos, após o qual é necessário lavar o olho com soro fisiológico.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns do nitrato de prata podem ser irritação ou queimaduras na pele, conjuntivite química ou cegueira.
Além disso, o nitrato de prata quando usado repetidamente, pode causar coloração cinza ou azul-escura da pele tratada, o que geralmente não é prejudicial.
Quem não deve usar
O nitrato de prata é não deve ser usado por pessoas que tenham alergia à essa substância ou a qualquer componente da fórmula.
Durante a gravidez ou amamentação, o nitrato de prata só deve ser usado se indicado pelo médico.