Nitrofurantoína: para que serve, posologia e como tomar

O que é:

A nitrofurantoína é um antibiótico indicado para o tratamento de infecções urinárias agudas e crônicas, como cistites, pielites, pielocistites e pielonefrites, causadas por bactérias sensíveis à nitrofurantoína, pois age eliminando as bactérias que causam infecções urinárias.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Urologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Esse remédio pode ser encontrado em farmácias ou drogarias, na forma de cápsulas duras de 100 mg, com os nomes comerciais Macrodantina ou Nitrofen, ou como genérico sob a designação “nitrofurantoína”, sendo vendido apenas com apresentação da receita médica.

A nitrofurantoína deve ser usada com indicação e orientação médica, sendo importante não interromper o tratamento por conta própria, mesmo que os sintomas da infecção melhorem rapidamente, para evitar resistência bacteriana, o que pode tornar o tratamento mais difícil e mais demorado, além de poder causar piora dos sintomas. Entenda o que é resistência bacteriana e como evitar.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

A nitrofurantoína é indicada para o tratamento de infecções urinárias agudas ou crônicas, como:

  • Cistites;
  • Pielites;
  • Pielocistites;
  • Pielonefrites.

Esse remédio age eliminando bactérias do trato urinário, como Escherichia coli, Enterococcus faecalis, Staphylococcus aureus, Klebsiella e Enterobacter, aliviando os sintomas da infecção urinária. Saiba se existe a possibilidade de ter uma infecção urinária, fazendo o teste online.

Qual médico consultar?

Deve-se consultar o urologista no caso de infecções urinárias, pois é o médico especialista no diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas ao sistema urinário.

Marque uma consulta com um urologista na região mais próxima:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Posologia e como usar

As cápsulas de nitrofurantoína 100 mg devem ser tomadas por via oral, com um copo de água, de preferência junto com alimentos, para evitar o surgimento de efeitos colaterais gastrointestinais.

A posologia normalmente recomendada para adultos é de 1 cápsula de nitrofurantoína 100 mg, a cada 6 horas, ou seja, 4 vezes por dia, durante 7 a 10 dias, conforme orientação médica.

No caso de tratamento a longo prazo da infecção urinária, a dose recomendada é de 1 cápsula de nitrofurantoína 100 mg, 1 vez por dia, de preferência à noite, antes de deitar, pelo tempo de tratamento orientado pelo médico.

O que fazer se esquecer de tomar?

No caso de esquecer de tomar uma dose da nitrofurantoína, deve-se tomar a cápsula assim que lembrar.

No entanto, se já estiver perto do horário de tomar a próxima dose, pule a dose esquecida e tome a próxima, continuando normalmente o esquema de doses recomendado pelo médico. Neste caso, não se deve tomar a nitrofurantoína em dobro para compensar a dose esquecida.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem surgir durante o tratamento com a nitrofurantoína são náusea, vômito, perda do apetite, diarreia, dor no estômago, dor de estômago.

Além disso, a nitrofurantoína pode causar pneumonia intersticial, que pode ser percebida através de sintomas como tosse seca, chiado ao respirar, sensação de falta de ar, dor ou desconforto súbito no peito. Nesses casos, deve-se comunicar ao médico responsável pelo tratamento imediatamente.

Deve-se comunicar ao médico imediatamente também se surgirem sintomas como diarreia aquosa ou com sangue, febre, calafrios, cansaço excessivo, dor no corpo, urina escura, fezes claras, pele ou olhos amarelados.

A nitrofurantoína também pode causar reações alérgicas ou anafiláticas, devendo-se procurar o pronto-socorro mais próximo caso surjam sintomas como dificuldade para respirar, dor no peito, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto, ou urticária. Saiba identificar os sintomas de reação alérgica grave.

Embora seja mais raro, pode ainda ocorrer polineuropatia induzida por drogas, anemia megaloblástica, leucopenia e excesso de gases intestinais.

Nitrofurantoína muda a cor da urina?

A nitrofurantoína pode deixar a urina mais amarela-acastanhada, o que é normal, pois a cápsula possui um revestimento alaranjado, além de um pó, grânulos e cristais amarelos na composição do remédio.

No entanto, a nitrofurantoína não altera a cor da urina para verde ou vermelho. Nesses casos, deve-se consultar o médico novamente para investigar a causa, reavaliar o tratamento, e se necessário, mudar de antibiótico. Veja o que significa cada cor de urina.

Quem não deve usar

A nitrofurantoína não deve ser usada por crianças com menos de 1 mês, durante a amamentação ou por pessoas que tenham pouca ou nenhuma urina, ou em alguns casos de insuficiência renal.

Além disso, esse remédio não deve ser usado por pessoas que tenham alergia à nitrofurantoína ou qualquer outro componente da cápsula.

Em pessoas com mais de 65 anos, a nitrofurantoína deve ser usada somente com indicação do médico, pois possuem mais risco de efeitos colaterais pulmonares ou hepáticos. Veja outros remédios indicados para o tratamento da infecção urinária.

Nitrofurantoína na gravidez

As mulheres grávidas não devem tomar nitrofurantoína durante as últimas semanas de gravidez (38-42 semanas), porque existe o risco de anemia hemolítica fetal, uma doença causada pelo dano e destruição dos glóbulos vermelhos do bebê.

Vídeos relacionados

Como identificar os sintomas e curar a INFECÇÃO URINÁRIA rapidamente

07:47 | 623.404 visualizações

INFECÇÃO URINÁRIA NA GRAVIDEZ: O que comer para Curar e Evitar

04:39 | 346.487 visualizações

Infecção Urinária e Cistite | O que comer para Curar e Evitar

04:49 | 4.521.811 visualizações