Nódulo na tireoide: o que é, sintomas, causas e tratamento

Atualizado em julho 2023

O nódulo na tireoide é um pequeno caroço que surge na região do pescoço, podendo causar sintomas, como dor, inchaço e/ou sensação de pressão no local, que são mais comuns em caso de nódulos grandes.

Normalmente, o nódulo na tireoide é causado pelo crescimento excessivo de células normais da glândula ou cistos, mas quando são grandes ou endurecidos, podem ser indicativos de câncer na tireoide.

Em caso de nódulos na tireoide, é importante consultar um endocrinologista. O tratamento pode envolver o acompanhamento regular por meio de exames como o ultrassom, medicamentos antitireoidianos ou hormônios da tireoide e a cirurgia para remover o nódulo.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas 

Os principais sintomas do nódulo na tireoide são:

  • Caroço no pescoço;
  • Dor na garganta;
  • Inchaço e/ou sensação de pressão no pescoço;
  • Dificuldade para respirar ou engolir;
  • Rouquidão e/ou alterações na voz.

Além disso, alguns nódulos na tireoide produzem hormônios, como o T3 e T4, podendo resultar em hipertireoidismo, que é quando existem hormônios tireoidianos em excesso na circulação. Já outros nódulos causam a deficiência destes hormônios, o que é conhecido como hipotireoidismo. Confira o que pode ser T3 e/ou T4 altos e baixos.

No entanto, é comum os nódulos na tireoide não provocarem sintomas, sendo identificados apenas durante exames de rotina como o ultrassom.

Sinais de que o nódulo pode ser câncer

Alguns sinais que são indicativos de um maior risco do nódulo na tireoide ser câncer incluem tamanho maior que 4 cm, consistência endurecida e/ou pouca mobilidade do nódulo, ínguas no pescoço e rouquidão ou alterações na voz. Conheça mais sintomas do câncer de tireoide.

Além disso, o risco do nódulo na tireoide ser câncer também é maior em pessoas mais velhas com histórico de câncer de tireoide na família ou radiação na região da cabeça e pescoço, devido a radioterapia, por exemplo.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico do nódulo da tireoide é feito pelo endocrinologista ou clínico geral baseado no exame físico, em que o médico faz a palpação do pescoço, e resultados de exames, como o ultrassom da tireoide, que permite identificar o nódulo e suas características.  

Caso deseje marcar uma consulta, é possível encontrar o médico mais próximo de você utilizando a ferramenta abaixo:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Endocrinologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Dependendo das características do nódulo na tireoide, podem ser indicados outros exames, como a punção aspirativa por agulha fina (PAAF), em que uma amostra do nódulo é coletada e enviada para análise para confirmar sua benignidade ou malignidade. Conheça outros exames que avaliam a tireoide.

Qual o tamanho normal de um nódulo na tireoide?

Nódulos na tireoide com até 1 cm de tamanho podem ser considerados normais em alguns casos. Dependendo das suas características no ultrassom, por exemplo, podem ser indicados outros exames para sua avaliação mesmo que sejam pequenos.

Quando o nódulo na tireoide é considerado grande?

Embora não exista um limite definido, nódulos na tireoide com mais de 2 cm podem ser considerados grandes, sendo necessários outros exames para sua avaliação devido ao risco de câncer da tireoide. 

Possíveis causas

Os nódulos na tireoide podem ser causados por:

  • Multiplicação excessiva de células normais da glândula;
  • Cisto na tireoide;
  • Inflamação crônica da glândula;
  • Câncer de tireoide.

Além disso, o risco de nódulos na tireoide é maior em caso de histórico de radiação no pescoço, devido a radioterapia, por exemplo, obesidade, tabagismo, síndrome metabólica e consumo excessivo de álcool, por exemplo.

É importante que os nódulos na tireoide sejam diferenciados de outras causas de caroços no pescoço, como ínguas e lipomas, para que o tratamento mais adequado possa ser indicado. Saiba outras causas de caroços no pescoço e o que fazer.

Como é feito o tratamento

O tratamento de nódulos na tireoide benignos algumas vezes pode ser feito apenas com o acompanhamento regular por meio de exames de ultrassom, que normalmente são indicados a cada 12 a 24 meses, para avaliar se existe crescimento do nódulo.

A qualquer momento, caso o nódulo desenvolva características suspeitas de malignidade no ultrassom, uma punção aspirativa por agulha fina (PAAF) pode ser indicada para avaliar a possibilidade de aparecimento de células cancerosas.

A cirurgia de tireoide para retirar os nódulos normalmente é indicada em caso de nódulos malignos ou maiores que 4 cm e sintomas, como dor no pescoço e/ou dificuldade para engolir, devido ao crescimento do nódulo, por exemplo. Entenda como é feita cirurgia de tireoide e os tipos.

Além disso, em caso de alterações nos níveis de hormônios da tireoide, o médico também pode indicar a sua reposição, em caso de deficiência, e o uso de medicamentos antitireoidianos ou iodo radioativo, se houver excesso.

Existe remédio para dissolver o nódulo na tireoide?

Não existe um remédio para dissolver o nódulo na tireoide. No entanto, o tratamento com iodo radioativo pode fazer com que os nódulos diminuam em alguns casos em que os nódulos produzem hormônios tireoidianos.  

Como o nódulo na tireoide afeta a gravidez

A mulher que tem um nódulo na tireoide não tem mais dificuldade para engravidar que as outras. No entanto, em caso de alterações na produção de hormônios tireoidianos, o médico pode indicar tomar remédios para regular o funcionamento da tireoide.

Vídeos relacionados