A noz pecan é um fruto oleaginoso rico em gorduras saudáveis, como ômega-3, fibras e antioxidantes que podem prevenir doenças cardiovasculares, evitar doenças neurodegenerativas e controlar os níveis de açúcar no sangue.
Além disso, a noz pecan, também chamada de noz pecã, é uma oleaginosa que possui vitaminas e minerais essenciais, como magnésio, zinco e vitamina E, que ajudam a combater inflamações e retardar o envelhecimento precoce.
Leia também: Oleaginosas: o que são, tipos, benefícios e como consumir tuasaude.com/oleaginosasIncluir a noz pecan na alimentação é simples, já que esse fruto pode ser consumido puro ou adicionado em saladas, iogurtes e sopas. O sabor da noz pecan combina bem com diversas receitas, tornando-se um ingrediente versátil para um cardápio equilibrado.

Principais benefícios
Os principais benefícios da noz pecan são:
1. Previne doenças cardiovasculares
Por ser rica em gordura monoinsaturada, como o ômega-9 e gordura poli-insaturada, como o ômega-3, a noz pecan ajuda a reduzir os níveis de colesterol “ruim”, LDL, e a aumentar o colesterol “bom”, HDL, no sangue. Assim, essa noz pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, como hipertensão, infartos e aterosclerose.
Além disso, a noz pecan também possui antioxidantes como vitamina E e flavonoides, que combatem os radicais livres, reduzindo a inflamação e melhorando a circulação sanguínea.
2. Ajuda a controlar o açúcar no sangue
A noz pecan é rica em fibras, ômega-3 e vitaminas do complexo B, nutrientes que contribuem para o controle dos níveis de açúcar no sangue.
Isso acontece porque a noz pecan melhora a função da insulina, o hormônio que é responsável por equilibrar os níveis de açúcar no sangue, sendo, por isso, uma boa opção para pessoas com diabetes.
Leia também: Como baixar o excesso de açúcar no sangue tuasaude.com/acucar-no-sangue3. Evita doenças neurodegenerativas
Os polifenóis presentes na noz pecan combatem a inflamação e protegem o funcionamento do cérebro, podendo ajudar na prevenção de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson.
4. Auxilia na memória
A noz pecan é rica em magnésio e ômega-3, nutrientes fundamentais para o funcionamento dos neurônios, ajudando na memória, concentração e no aprendizado. Veja outros alimentos bons para a memória.
5. Previne o envelhecimento precoce
Por ser rica em antioxidantes, como algumas vitaminas do complexo B, vitamina E, e selênio, a noz pecan ajuda a reduzir os danos causados pelos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e mantendo uma pele mais saudável e firme.
6. Alivia os sintomas da menopausa
Os fitoestrógenos encontrados na noz pecan, como as isoflavonas, podem auxiliar no equilíbrio hormonal, aliviando sintomas da menopausa, principalmente os suores noturnos e as ondas de calor.
Leia também: 13 sintomas da menopausa e como aliviar (com teste online) tuasaude.com/sintomas-da-menopausa7. Ajuda no emagrecimento
Embora possua um valor calórico alto, o consumo moderado de noz pecan pode ajudar no emagrecimento, por ser uma oleaginosa rica em fibras e gorduras que promovem a saciedade e bom o funcionamento intestinal.
No entanto, para ajudar no emagrecimento, o consumo da noz pecan deve ser acompanhado de uma dieta saudável e da prática de atividades físicas regulares.
8. Alternativa proteica
As proteínas contidas na noz pecan apresentam todos os aminoácidos essenciais, aqueles que não são produzidos pelo nosso corpo e precisam ser obtidos através da alimentação. Saiba para que servem os aminoácidos essenciais.
Assim, a noz pecan é uma boa alternativa proteica para pessoas vegetarianas ou que precisam reduzir o consumo de carnes.
Tabela de informação nutricional
A tabela a seguir traz a informação nutricional de 30 gramas, o que equivale a 5 a 6 unidades, de noz pecan:
Para se obter os benefícios da noz pecan, é importante que seja consumida juntamente com uma alimentação saudável e prática regular de atividade física.
Como consumir
A noz pecan pode ser consumida crua ou torrada, inteira ou picada, em saladas, sopas e iogurtes. Também pode ser facilmente inserida em preparações como vitaminas, bolos, tortas ou granolas.
Para aproveitar os benefícios da noz pecan, pode-se consumir diariamente em torno de 30 a 40g, o que corresponde cerca de 5 a 6 unidades. Entretanto, a quantidade sugerida de noz pecan por dia deve ser avaliada pelo nutricionista conforme a idade, o sexo e o estado de saúde de cada pessoa.
Quem não deve consumir
Pessoas com alergia a nozes ou a outras oleaginosas, como amêndoas, amendoins, castanha-do-pará, castanha-de-caju e pistache, não devem consumir a noz pecan.
Receitas saudáveis com noz pecan
Algumas receitas saudáveis, fáceis e nutritivas com noz pecan são:
1. Chá de noz pecan
Ingredientes:
- 2 litros de água;
- 1 colher (de sopa) da casca de noz pecan.
Modo de preparo:
Colocar a água para ferver em uma panela ou chaleira e, assim que levantar fervura, desligar o fogo e adicionar a casca de noz pecan. Deixar descansar por aproximadamente 15 minutos e coar. Consumir durante o dia.
2. Leite vegetal de noz pecan
Ingredientes:
- 1 xícara (de chá) de noz pecan;
- 3 xícaras (de chá) de água filtrada.
Modo de preparo:
Deixar as nozes de molho em água filtrada por oito horas. Desprezar a água do demolho.
Bater no liquidificador a água filtrada e as nozes hidratadas até obter uma mistura homogênea. Com o auxílio de um pano limpo e fino, coar a bebida. Colocar em uma garrafa ou jarra com tampa, armazenar na geladeira e consumir por até 4 dias.
Os resíduos da noz pecan também podem ser utilizados em receitas de bolos e biscoitos.
3. Granola de noz pecan
Ingredientes:
- 2 xícaras (de chá) de flocos de aveia;
- 1 xícara (de chá) de nozes pecan picadas;
- ½ xícara (de chá) de flocos de coco;
- ½ xícara (de chá) de amêndoas laminadas;
- ½ xícara (de chá) de sementes de girassol;
- 1 colher (de sopa) de óleo de coco derretido;
- 3 colheres (de sopa) de xarope de ácer;
- 1 colher (de chá) de extrato de baunilha.
Modo de preparo:
Preaquecer o forno a 180º C e forrar o tabuleiro com papel vegetal. Em uma taça grande, juntar todos os ingredientes, exceto os flocos de coco.
Espalhar numa única camada a mistura dos ingredientes. Levar ao forno durante 15 minutos para assar. Retirar do forno, adicionar o flocos de coco e levar ao forno por mais 10 minutos.
Retirar do forno, deixar esfriar e transferir para um frasco ou um pote com tampa. Armazenar em temperatura ambiente por até 3 semanas. Guardar em local seco, longe de luz e calor. Pode-se adicionar essa granola em frutas, saladas ou iogurte, por exemplo.