O que comer quando a pressão está baixa

Quem tem a pressão baixa deve fazer uma alimentação normal, saudável e balanceada, pois dessa forma é possível manter os níveis de pressão equilibrados.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Nutricionista perto de você! Parceria com Buscar Médico

No caso das pessoas que possuem pressão baixa constantemente, é interessante acrescentar à alimentação alimentos com quantidades moderadas de sódio, de acordo com a recomendação do nutricionista, pois assim o efeito do sal sobre a pressão consegue ser exercido ao longo do tempo.

A pressão baixa é uma situação que acontece quando a pressão arterial é menor que 90x60 mmHg, podendo ser acompanhado por sintomas como cansaço, tonturas frequentes e sonolência. Confira outros sintomas de pressão baixa.

Imagem ilustrativa número 3

O que comer

Para combater e prevenir os sintomas de pressão baixa, pode-se consumir:

  1. Comer um quadradinho de chocolate meio-amargo após o almoço, pois tem teobromina, que é uma substância que melhora a frequência cardíaca e combate a pressão baixa;
  2. Ter sempre por perto uma bolacha de água e sal, leite desnatado em pó ou ovo cozido, que pode-se comer ao lanche, por exemplo;
  3. Beber chá verde, chá mate ou chá preto durante todo o dia, porque possui teína, uma substância que ajuda a manter a pressão controlada;
  4. Beber um copo de água se a pressão baixar de repente.

Além disso, é importante tomar sempre o café da manhã, que deve incluir um suco de laranja natural e um café para ajudar a aumentar a pressão e melhorar os sintomas de pressão baixa, como tonturas e, embora cada pessoa responda uma maneira diferente a estas medidas, normalmente melhora muito a sensação de bem-estar.

Leia também: Sal embaixo da língua é bom para pressão baixa? tuasaude.com/sal-para-pressao-baixa

Marque uma consulta com o nutricionista mais próximo, usando a ferramenta a seguir, para ter mais orientações sobre o que comer em caso de pressão baixa:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Lista de alimentos para pressão baixa

Os alimentos para a pressão baixa são principalmente alimentos que contêm sal na sua composição, como:

Alimentos Quantidade de sal (sódio) por 100 g
Bacalhau salgado, cru 22.180 mg
Biscoito cream cracker 854 mg
Cereais de milho 655 mg
Pão francês 648 mg
Leite desnatado em pó 432 mg
Ovo 168 mg
Iogurte 52 mg
Melão 11 mg
Beterraba crua 10 mg

A dose diária recomendada de sal por dia é de aproximadamente 1500 mg e esta quantidade é facilmente ingerida através dos alimentos que já têm sal na sua composição, não sendo então necessário adicionar sal aos alimentos quando cozidos.

O que fazer para melhorar a queda de pressão

Quando a pressão baixa acontece repentinamente, na rua ou em casa, devido a um dia muito quente, por exemplo, o mais importante é deitar a pessoa com a barriga para cima, as pernas elevadas e, depois que melhorar, oferecer um pouco de suco de laranja natural, refrigerante com cafeína ou café. No entanto, se a pessoa continuar com a sensação de desmaio, deve-se evitar dar qualquer tipo de bebida ou alimentos, pois provocar engasgamento.

Geralmente, após 5 ou 10 minutos os sintomas melhoram, mas é importante medir a pressão aproximadamente 30 minutos depois de passar mal para verificar se a pressão aumentou e está dentro de valores aceitáveis, que deve ser no mínimo 90 mmHg x 60 mmHg, que embora mais baixos do que o normal, não geram mal-estar.

Saiba mais sobre o que fazer quando a pressão baixa repentinamente.

Quando ir ao médico

Geralmente a pressão baixa não provoca qualquer sintoma ou problema para a saúde e, por isso, não é necessário nenhum tratamento médico. No entanto, é aconselhado ir ao pronto socorro se a queda de pressão for repentina ou surgirem sintomas como: 

  • Desmaio que não melhora em 5 minutos;
  • Presença de dor forte no peito;
  • Febre acima de 38 ºC;
  • Batimento cardíaco irregular;
  • Dificuldade para respirar.

Nestes casos, a alteração da pressão arterial pode estar sendo causada por problemas graves como infarto ou AVC, por exemplo, e, por isso, é muito importante ir rapidamente ao pronto-socorro ou chamar ajuda médica, ligando para o 192.