Dieta para anemia: o que comer e cardápio

A dieta para anemia deve incluir alimentos ricos em proteína, ferro, ácido fólico e vitamina B12, como carnes, ovos, peixes, legumes, sementes e frutos secos. Esses nutrientes estimulam a produção de glóbulos vermelhos no sangue, que normalmente estão baixos quando se tem anemia.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Nutricionista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Além disso, é importante evitar os alimentos ricos em cálcio em conjunto com os alimentos que possuam ferro, já que o cálcio compete com o ferro pela absorção no intestino, além de alguns medicamentos antiácidos, como o hidróxido de magnésio, o carbonato de cálcio ou hidróxido de magnésio, por exemplo.

A anemia é uma doença que provoca sintomas como fraqueza, falta de apetite, palidez e perda da memória, sendo importante que o médico seja consultado. Conheça outros sintomas de anemia.

Imagem ilustrativa número 1

Alimentos que devem ser consumidos

Para combater anemia deve-se consumir alimentos ricos nos seguintes nutrientes:

1. Ferro

O consumo de alimentos ricos em ferro é de extrema importância nos casos de anemia ferropriva, já que esse mineral estimula a produção de glóbulos vermelhos no sangue.

Existem dois tipos de ferro, o heme, que é proveniente dos alimentos de origem animal como carne, frango, peixe, fígado, ovos e mariscos, e é melhor absorvido no organismo, e o ferro não heme que está presente nos alimentos fortificados com este mineral, frutas ou vegetais, como feijão, soja, lentilha, amendoim, beterraba e vegetais de cor verde escuro, como espinafre, brócolis e couve. Veja uma lista completa dos alimentos mais ricos em ferro.

2. Vitamina C

A vitamina C também é importante na anemia, já que o consumo dos alimentos ricos nessa vitamina juntamente com os alimentos risco em ferro favorece a sua absorção intestinal, principalmente os alimentos de fonte vegetais.

Alguns alimentos ricos nessa vitamina são laranja, abacaxi, morango, kiwi, tangerina e pimentão. Confira uma lista de alimentos ricos em vitamina C.

3. Ácido fólico

O ácido fólico, ou vitamina B9, é responsável por estimular a produção de células do sangue e a boa formação de hemoglobina, substância responsável por carregar oxigênio dentro dos glóbulos vermelhos.

Este micronutriente pode ser encontrado em alimentos como espinafre, couve, fígado gérmen de trigo e ovos. Confira outros alimentos ricos em ácido fólico para adicionar na dieta.

4. Vitamina B12

A deficiência em vitamina B12 é responsável por causar anemia megaloblástica, que é caracterizada pelo aumento do tamanho dos glóbulos vermelhos e diminuição dos glóbulos brancos e plaquetas. Este tipo de anemia pode ser evitada aumentando o consumo de alimentos ricos na vitamina como fígado, coração, carnes, ovos, leite e derivados. Veja uma lista dos alimentos ricos em vitamina B12.

Alimentos que devem ser evitados

Durante o tratamento para anemia, deve-se evitar o consumo de alimentos ricos em cálcio junto com as refeições ricas em ferro, pois o cálcio diminui a absorção de ferro no intestino. Assim, é importante evitar o consumo de leite e derivados principalmente no almoço e no jantar, quando normalmente se come carnes e outros alimentos ricos em ferro.

Além disso, também deve-se evitar o consumo de café, chá preto e chá mate nas refeições ricas em ferro, pois são ricos em fitatos e taninos, substâncias que também reduzem a absorção de ferro no intestino. Veja mais 3 dicas para curar a anemia.

Cardápio para anemia

A tabela a seguir traz o exemplo de um cardápio de 3 dias da dieta para combater anemia:

Refeição Dia 1 Dia 2 Dia 3
Café da manhã 1 xícara de café com leite sem açúcar + 1 pão integral com manteiga 180 ml de iogurte natural + 1 colher de sopa de linhaça + 3 morangos picados 1 xícara de chá de leite + 4 torradas integrais com geleia de fruta sem açúcar
Lanche da manhã 1 maçã + 2 nozes 1 pera + 3 castanhas do Pará 1 tangerina + 3 amêndoas
Almoço/Jantar 120 g de carne grelhada + 4 col de arroz integral + 2 col de feijão + couve refogada com 1 col de sopa de gergelim + 1 laranja com bagaço 120 g de bife de fígado grelhado + 4 col de sopa de arroz integral + 3 col de sopa de salada de soja em grãos com tomate e cebola + brócolis, couve flor, cebola tomate assados + 2 rodelas de abacaxi 120 g de frango assado + 1 pegador de macarrão integral com molho de tomate caseiro + 3 col de salada de lentilha com tomate e cebola + salada de agrião, alface e rúcula + 1 copo de suco de caju natural
Lanche da tarde 1 iogurte natural + 1 pão integral com creme de ricota 1 copo de suco de melancia + 4 torradas integrais 1 iogurte natural + 1 pão integral com manteiga

As quantidades incluídas no cardápio variam de acordo com a idade, gênero, prática de atividade física e se a pessoa possui alguma outra doença associada. O ideal é que um nutricionista seja consultado para que seja realizada uma avaliação completa e seja elaborado um plano nutricional de acordo com as necessidades de cada pessoa.

Além da alimentação, o médico ou o nutricionista pode considerar a necessidade de realizar suplementação de ferro e de outros micronutrientes como vitamina B12 ou ácido fólico, dependendo do tipo de anemia.

Veja outras dicas de alimentação no vídeo a seguir para anemia:

Tratamento para Anemia

03:04 | 1.389.495 visualizações

Vídeos relacionados

3 dicas simples para curar a ANEMIA rápido

05:57 | 949.333 visualizações

Tratamento para Anemia

03:04 | 1.389.495 visualizações