AVC hemorrágico: o que é, sintomas, causas e tratamento

O AVC hemorrágico é quando um vaso cerebral se rompe causando um sangramento no local que pode provocar sintomas como dor de cabeça intensa, convulsão, vômitos e perda da consciência, e colocar a vida da pessoa em risco.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Neurologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Normalmente, o AVC hemorrágico acontece devido a hipertensão arterial não controlada, mas também pode ser causado pela malformação de vasos no cérebro, aneurismas e tumores, sendo mais frequente em homens com mais de 55 anos e fumantes.

Em caso de suspeita de AVC hemorrágico, é recomendado procurar uma emergência ou chamar o socorro médico assim que possível, porque é uma condição grave e que precisa ser identificada e tratada rapidamente para evitar o surgimento de sequelas.  

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os principais sintomas do AVC hemorrágico são:

  • Dor de cabeça forte;
  • Náuseas e vômitos;
  • Dificuldade para falar ou engolir;
  • Confusão mental;
  • Falta de coordenação motora e dificuldade para movimentar partes do corpo, como braços ou pernas;
  • Visão dupla;
  • Perda de consciência e do equilíbrio;
  • Convulsões.

Em caso de suspeita de AVC hemorrágico é recomendado procurar uma emergência para uma avaliação ou chamar o socorro médico, para que o diagnóstico seja confirmado e iniciar o tratamento adequado assim que possível. Saiba como iniciar os primeiros socorros em caso de AVC.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Teste online de sintomas

Para saber as chances de ter AVC, por favor, selecione os sintomas que apresenta:

  1. 1. Rosto assimétrico, com a boca torta e/ou sobrancelha caída, por exemplo
  2. 2. Dificuldade repentina para movimentar um dos braços e/ou pernas
  3. 3. Fala embolada e/ou dificuldade para falar
  4. 4. Perda do equilíbrio ou tontura
  5. 5. Dor de cabeça intensa
  6. 6. Idade acima de 55 anos e/ou histórico de AVC, arritmia, infarto, diabetes, colesterol alto ou hipertensão não controlada

Este teste é uma ferramenta que serve apenas como meio de orientação e, portanto, não tem a finalidade de dar um diagnóstico e nem substitui a consulta com um neurologista ou clínico geral.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico de um AVC hemorrágico normalmente é feito levando em consideração os sintomas apresentados e resultado de exames como a tomografia computadorizada ou ressonância magnética, que permitem visualizar a hemorragia cerebral.

Possíveis causas

As causas mais comuns do AVC hemorrágico são:

  • Hipertensão não tratada;
  • Malformações de vasos no cérebro;
  • Uso incorreto de medicamentos anticoagulantes ou antiagregantes plaquetários;
  • Uso de drogas ilícitas, como cocaína e anfetamina;
  • Doenças que dificultam a coagulação do sangue, como hemofilia;
  • Vasculite, que é a inflamação de vasos no corpo;
  • Aneurisma cerebral;
  • Tumor cerebral.

Além disso, o AVC hemorrágico é mais comum de acontecer em homens com mais de 55 anos, fumantes, em caso de doenças do fígado e consumo excessivo de álcool, por exemplo.

Diferenças entre AVC isquêmico e AVC hemorrágico

O AVC hemorrágico acontece quando um vaso no cérebro se rompe provocando o surgimento de um hematoma. Já o AVC isquêmico é quando a circulação de sangue por um vaso no cérebro é interrompida, por um coágulo, por exemplo, prejudicando o funcionamento cerebral. Conheça as principais diferenças dos tipos de AVC.

Como é feito o tratamento

O tratamento do AVC hemorrágico normalmente envolve o controle da pressão arterial, hemorragia e de possíveis complicações, como crises convulsivas. Assim, pode ser indicado o uso de medicamentos como anti-hipertensivos, analgésicos, sedativos e anticonvulsivantes.

Nos casos mais graves, especialmente quando o sangramento causa hidrocefalia ou compressão de partes do cérebro, a cirurgia pode ser necessária para evitar que o estado da pessoa piore. Entenda melhor como é feito o tratamento do AVC hemorrágico.

Além disso, a reabilitação com fisioterapia, fonoaudiologia ou terapia ocupacional, por exemplo, pode ser indicada quando a pessoa estiver mais estável, especialmente em caso de sequelas, sendo importante para melhorar a qualidade de vida após o AVC. 

AVC hemorrágico tem cura?

O AVC hemorrágico pode ser curado em alguns casos, especialmente quando é identificado e tratado rapidamente. No entanto, dependendo da gravidade, a pessoa pode precisar conviver com sequelas, mesmo quando a reabilitação é feita adequadamente.

Possíveis sequelas

O AVC hemorrágico pode causar sequelas como:

  • Dificuldade para falar ou engolir alimentos;
  • Perda da coordenação dos movimentos;
  • Dificuldade de raciocínio e memória;
  • Falta de equilíbrio;
  • Diminuição da sensibilidade em partes corpo;
  • Dificuldade para movimentar partes do corpo, como braços e pernas.

Além disso, o risco de sequelas tende a ser maior quando o AVC hemorrágico demora a ser identificado e tratado adequadamente. 

Como prevenir

O AVC hemorrágico pode ser prevenido por meio de medidas como tratar adequadamente a pressão arterial, evitar o consumo de álcool, cigarro ou drogas e não usar medicamentos sem orientação médica, especialmente anticoagulantes que, se tomados incorretamente, podem aumentar o risco de AVC.