Congestão alimentar: o que é, sintomas, causas e como aliviar

A congestão alimentar é uma situação que acontece quando após a refeição se realiza alguma atividade que demande esforço, o que faz com que exista uma "competição" do fluxo sanguíneo entre a musculatura para realizar a atividade e o processo digestivo, o que leva ao desenvolvimento de sintomas de má digestão, como náusea, sensação de barriga inchada e de estômago cheio, mesmo que tenha comido pouco, arrotos, azia e sensação de queimação no estômago.

Para aliviar os sintomas de congestão, é importante repousar após a refeição, de preferência sentado, e beber um pouco de água para ajudar a melhorar o processo digestivo. Além disso, é importante evitar praticar exercícios muito intensos após a refeição.

Congestão alimentar: o que é, sintomas, causas e como aliviar

Sintomas de congestão

Os sintomas de congestão surgem quando a pessoa pratica algum esforço ou atividade física logo após a refeição, o que interfere na distribuição de sangue pelo corpo e na digestão dos alimentos, resultando no aparecimento de sintomas, sendo os principais:

  • Sensação de barriga cheia, mesmo que tenha comigo pouco;
  • Gases;
  • Arrotos
  • Barriga inchada;
  • Desconforto abdominal;
  • Náuseas e vômitos, em alguns casos;
  • Azia;
  • Sensação de queimação no estômago;
  • Fraqueza;
  • Tontura;
  • Palidez

Na presença desses sintomas, é importante que a atividade que está sendo realizada seja interrompida, pois assim é possível favorecer a continuação do processo digestivo, havendo o alívio dos sintomas.

Principais causas

A ocorrência de congestão alimentar está principalmente relacionada com a realização de esforço ou atividade física intensa depois de uma refeição, como correr, malhar, andar de bicicleta, pular corda ou nadar, por exemplo. Isso acontece porque a atividade física faz com que a maior parte do fluxo sanguíneo vá para os músculos ao invés de permanecer no intestino, fazendo com que a digestão fique muito lenta.

Além disso, como a maior parte do sangue fica sendo direcionada para os músculos ou intestino, o cérebro acaba sendo prejudicado, e então surge o mal estar com sintomas de fraqueza, tontura, palidez e vômitos.

Como aliviar os sintomas

O tratamento da congestão alimentar é feito apenas com repouso e ingestão de pequenas quantidades de água para hidratar. Assim, é necessário parar imediatamente o esforço físico, sentar ou deitar e esperar o mal estar passar. O descanso faz com que o fluxo sanguíneo volte a ser concentrado no intestino, e a digestão recomeça novamente, fazendo com que os sintomas passem em até 1 hora.

Em casos de mal estar intenso, com vômitos frequentes, alteração na pressão arterial e desmaios, o ideal é levar o indivíduo ao pronto socorro para ter atendimento médico.

Além disso, a realização de caminhada leve de 10 a 20 minutos, em passos lentos, após a refeição pode ajudar a melhorar a digestão e prevenir os sintomas de congestão, pois ativa o metabolismo e reduz a sensação de inchaço abdominal.

Entenda melhor como acontece a congestão:

Esta informação foi útil?
Mais sobre este assunto: