Hidrogel: o que é, quando é indicado, como usar e riscos

Hidrogel é um polímero que contém 98% de água e 2% de poliamida, capaz de absorver e reter água ou outros fluidos de forma rápida, sendo por isso muito utilizado na medicina na forma de curativos ou pomadas para cicatrização de feridas.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Dermatologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Além disso, o hidrogel é muito utilizado na indústria para a fabricação de lentes de contato gelatinosas, máscaras de hidratação facial, fraldas, almofadas de amamentação ou adesivos transdérmicos para liberação de medicamentos, por exemplo.

O hidrogel pode ser líquido ou sólido, sendo no Brasil é aprovado para ser usado somente sobre a pele, não devendo ser injetado no corpo, pois possui vários riscos especialmente quando injetado em grandes quantidades, como infecções ou até necrose dos tecidos.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O hidrogel serve para ajudar na cicatrização de feridas, pois absorve o excesso de fluidos e toxinas da ferida, fornece umidade à ferida aliviando a dor e previne infecções.

Além disso, o curativo de hidrogel remove o tecido necrosado e estimula a regeneração da pele.

Na área cosmética, em máscaras faciais, por exemplo, o hidrogel serve para hidratar a pele ou como veículo para liberação de extratos na pele.

O hidrogel também serve para liberar medicamentos em adesivos transdérmicos, por exemplo.

O uso do hidrogel deve ser feito com a orientação do dermatologista e acompanhamento da cicatrização e limpeza da ferida pelo enfermeiro.

Marque uma consulta com um dermatologista na região mais próxima:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Quando é indicado

O hidrogel é indicado na forma de curativos ou pomadas para cicatrização de feridas, como:

  • Escaras ou úlceras de pressão;
  • Úlcera de pé diabético;
  • Úlceras venosas e arteriais;
  • Queimaduras de primeiro grau ou segundo grau pequenas;
  • Feridas com perda parcial ou total de tecidos;
  • Feridas com aparência rósea, lisa e granular;
  • Cortes ou abrasões na pele;
  • Rachaduras nos mamilos na amamentação.

O hidrogel pode ser usado em feridas secas, úmidas, com necrose, com ou sem infecção ou feridas superficiais ou profundas, por exemplo, para hidratar e/ou promover o debridamento da ferida.

O hidrogel pode ser usado por injeção?

O hidrogel injetável, com o nome comercial Aqualift, era aprovado pela Anvisa para preenchimento de regiões do rosto, no caso de sulcos e rugas, e do corpo, usado em pequenos volumes.

No entanto, o hidrogel injetável Aqualift está com o registro vencido, não sendo comercializado no Brasil, devido aos riscos de complicações.

Por isso, a aplicação da injeção de hidrogel não é autorizada pela Anvisa.

Como usar

A forma de usar o hidrogel depende da sua apresentação e inclui:

1. Dersani hidrogel

A pomada Dersani hidrogel tem ação cicatrizante e bactericida, promovendo a hidratação de feridas em geral e queimadura, favorecendo a eliminação do tecido morto, além de proteger a pele, ajudando a aliviar a dor no local da ferida.

Além disso, o Dersani hidrogel ajuda na regeneração da pele, acelerando a cicatrização da ferida, pois contém ácidos graxos e vitaminas A e E na sua composição.

Como usar: fazer uma limpeza da ferida com soro fisiológico 0,9% e, secar a pele com o uso de gaze estéril. É importante utilizar luvas para evitar infecção do ferimento. Em seguida, aplicar o hidrogel pomada dentro da ferida e fazer um curativo com gaze estéril. Veja como usar pomada de hidrogel corretamente.

2. Dersani hidrogel com alginato

O Dersani hidrogel com alginato é uma pomada indicado para feridas úmidas, com exsudado moderado a intenso, com ou sem sangramento ou infecção.

O alginato na composição da pomada de hidrogel pois absorve o excesso de umidade ou sangue da ferida, forma um gel que mantém a ferida úmida, facilitando a cicatrização.

Como usar: limpar a pele com a ferida usando soro fisiológico 0,9% e secar bem com uma gaze estéril. Em seguida, aplicar a pomada Dersani hidrogel com alginato na ferida, sem ultrapassar as bordas da ferida. Cobrir a ferida com uma gaze estéril.

3. Curatec hidrogel

A pomada Curatec hidrogel mantém a ferida úmida e hidratada, o que ajuda na cicatrização, amolecimento dos tecidos e desbridamento da ferida.

Além disso, outra pomada como a Curatec hidrogel com PHMB (polihexametileno de biguanida), tem ação contra bactérias, fungos e leveduras, e ajuda a evitar a formação de biofilme na ferida, o que permite a descontaminação e protege contra infecções.

Como usar: antes de usar a pomada Curatec hidrogel deve-se fazer a limpeza e irrigação da ferida com soro fisiológico 0,9% e secar bem com uma gaze estéril. Após, aplicar a pomada no leito da ferida, não ultrapassando sua borda. Fazer um curativo com uma gaze estéril em seguida. Veja como fazer o curativo em feridas corretamente.

4. Celacyn hidrogel

A pomada Celacyn hidrogel contém ácido hipocloroso e silicone com ação anti-inflamatória e antibacteriana, que repara, protege e hidrata a pele, estimulando uma recuperação mais rápida, o que melhora a aparência a cor e a aparência da pele.

Esta pomada é indicada para o tratamento de cicatrizes grossas ou queloides antigas ou novas causadas por cirurgia, queimaduras ou feridas.

No entanto, o seu uso deve ser feito sobre a pele completamente cicatrizada e não deve ser usada em queimaduras de terceiro grau ou feridas abertas.

Como usar: antes de aplicar a Celacyn hidrogel, deve-se lavar a região com água e sabonete neutro e secar bem a pele. Em seguida, aplicar uma camada fina da pomada sobre a pele, espalhando suavemente, até 3 vezes por dia ou conforme orientação do dermatologista.

5. Gramacyn hidrogel

O Gramacyn hidrogel é indicado para o tratamento da acne leve a moderada, pois tem ação anti-inflamatória, antibacteriana e antisséptica.

Esse produto é encontrado com o nome Gramacyn Combo-Pack, contendo uma solução para limpeza da pele e uma solução de hidrogel para aplicar após a limpeza.

Como usar: lavar o rosto com água e sabonete neutro e secar suavemente com uma toalha limpa e seca. Em seguida aplicar a solução de limpeza, deixando secar naturalmente. Após, aplicar uma fina camada da solução de hidrogel sobre as espinhas massageando suavemente, deixando agir por 5 minutos. Retirar a solução de hidrogel com um lenço de limpeza, sem enxaguar.

Esse procedimento pode ser repetido até 3 vezes ao dia, conforme orientação do dermatologista.

6. Almofada de hidrogel

A almofada de hidrogel é indicada para o alívio da dor ou desconforto causados por rachaduras ou sensibilidade nos mamilos e aréolas na primeira semana de amamentação, pois tem efeito calmante, além de formar uma barreira de proteção.

Esse produto pode ser encontrado com os nomes Almofada de hidrogel Medela ou a Almofada de hidrogel para mamilos sensíveis, sendo que as almofadas são estéreis, embaladas individualmente e podem ser reutilizadas por um período de até 24 horas.

Como usar: lavar as mãos com água e sabonete neutro, e em seguida colocar a almofada sobre os mamilos, com a parte do gel virada para os mamilos. Antes de amamentar, deve-se retirar a almofada de hidrogel, colocando-a sobre uma superfície limpa. Em seguida, lavar os mamilos com água morna e secar suavemente. Após amamentar, lavar as mãos e recolocar a almofada de hidrogel nos mamilos.

Riscos do uso do hidrogel

O hidrogel na forma de pomada, curativo, máscaras de hidratação facial ou almofadas de amamentação, é considerado seguro, não apresentando riscos à saúde.

No entanto, o hidrogel na pele pode causar irritação, que deve ser comunicada ao médico ou enfermeiro.

Além disso, o hidrogel também pode causar reações alérgicas graves com sintomas como inchaço no rosto, lábios, boca, língua ou garganta, ou dificuldade para respirar. Nesses casos, deve-se ir ao pronto-socorro imediatamente. Saiba identificar todos os sintomas de reação alérgica grave.

Já a injeção de hidrogel apresenta maiores riscos de complicações graves, especialmente quando aplicado em volumes maiores do que o recomendado, podendo causar infecções, compressão de vasos sanguíneos e nervos, necrose dos tecidos, trombose ou embolia pulmonar, que podem colocar a vida em risco.

Por esse motivo, o hidrogel injetável não é autorizado para uso no Brasil.