O que é hímen complacente, quando rompe e dúvidas comuns

O que é:

O hímen complacente é um hímen mais elástico que o normal e tende a não romper durante o primeiro contato íntimo, podendo permanecer mesmo após meses de penetração. Apesar de ser possível que ele se rompa em algum momento, durante a penetração, em algumas mulheres o hímen complacente só é rompido durante o parto normal.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Ginecologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

O hímen é uma pele localizada logo na entrada da vagina, que possui uma pequena abertura que permite a saída da menstruação e de pequenas secreções vaginais. Normalmente, ele se rompe quando é pressionado para dentro, durante a primeira relação sexual ou introdução de objetos na vagina, como copo menstrual, sendo comum um pequeno sangramento quando ele rompe.

Conteúdo sensível
Esta imagem pode apresentar conteúdo desconfortável para algumas pessoas.
Imagem ilustrativa número 1

Dúvidas mais comuns sobre o hímen 

As principais dúvidas sobre o hímen estão respondidas a seguir.

1. O absorvente interno tira a virgindade por romper o hímen?

Os menores absorventes internos ou copo menstrual podem ser colocados com muito cuidado no interior da vagina por meninas que ainda não tiveram nenhuma relação sexual. No entanto, com a introdução destes objetos é possível que haja o rompimento do hímen. Veja como usar absorvente interno de forma segura.

A virgindade não tem o mesmo significado para todas as meninas, porque é um termo que se refere ao fato de não ter tido nenhum contato íntimo com outra pessoa e, por isso, nem todas as meninas consideram que perderam a virgindade somente porque romperam o hímen. Assim, para estas, o absorvente interno e o copo menstrual, apesar de terem o risco de romper o hímen, não tira a virgindade.

2. Como saber se tenho hímen complacente?

Para saber se possui hímen complacente o mais recomendado é consultar o ginecologista para que seja feita uma avaliação geral e seja avaliado se o hímen ainda é visível. Isso pode ser feito se houver dúvidas sobre ter hímen complacente após relação sexual ou após o uso de absorventes internos.

Mulheres com hímen complacente podem sentir dor durante o ato sexual e precisam ir ao ginecologista para avaliação e observar causas desse desconforto, além de esclarecer as suas dúvidas sobre todas as questões.

3.  Quando o hímen rompe sempre há sangramento?

Como o hímen possui pequenos vasos sanguíneos, quando rompe pode gerar um pequeno sangramento, no entanto pode não acontecer na primeira vez. No caso de hímen complacente isto nem sempre acontece, porque o hímen não se rompe ou não se rompe completamente, mas a cada tentativa de rompimento podem ocorrer pequenos vestígios de sangue.

4. O que fazer para romper um hímen complacente?

Apesar da elasticidade do tecido, todo hímen pode ser rompido, mesmo que seja complacente. Assim, é aconselhado manter as relações sexuais e assim haver o rompimento do hímen de forma natural. No entanto, o hímen complacente pode não se romper mesmo após várias penetrações, se rompendo somente durante o parto normal.

5. Existe cirurgia para hímen complacente?

Não existe uma cirurgia específica para quem tem hímen complacente, mas existem cirurgias em que é cortado ou removido, sendo principalmente em mulheres com hímen imperfurado. Saiba o que é hímen imperfurado, quais os sintomas e características

Se a mulher estiver apresentando desconforto ou dor durante o contacto íntimo o melhor é falar com seu ginecologista para uma avaliação e, assim, obter orientações sobre seu caso.

6. O hímen pode regenerar?

O hímen, por ser uma membrana fibrosa, não tem a capacidade de se regenerar depois de rompido. Assim, em caso de dúvida se houve rompimento ou não do hímen, o mais recomendado é consultar o ginecologista para que seja feita uma avaliação.

7. É possível nascer sem hímen?

Sim, sendo essa condição conhecida como atresia de hímen, em que a mulher nasce sem hímen devido a uma alteração urogenital, no entanto essa situação é pouco frequente e não resulta em complicações.