Queloide é uma cicatriz elevada e grossa que pode surgir devido a cicatrização anormal de feridas em resposta a uma inflamação ou trauma na pele, resultando em sintomas como cicatriz irregular, brilhante, sem pelos, podendo ser firme ou macia.
O queloide pode surgir devido a cirurgias, piercing, acne, queimaduras ou tatuagens, por exemplo, e afetar qualquer parte do corpo, como orelhas, nariz ou tórax, sendo que suas causas não são completamente conhecidas, mas predisposição genética e fatores ambientais aumentam o risco do seu desenvolvimento.
O tratamento do queloide nem sempre é necessário, pois é uma condição benigna e não contagiosa, no entanto, se causa desconforto estético, é importante consultar o dermatologista para que a cicatriz seja avaliada e indicado o tratamento mais adequado, que pode ser feito com uso de pomadas, crioterapia ou até cirurgia.
Sintomas de queloide
Os principais sintomas de queloide são:
- Cicatriz elevada, grossa e irregular;
- Nódulo ou caroço na pele, firme ou emborrachado;
- Cicatriz com base estreita ou larga;
- Cor vermelha, marrom ou arroxeada, que varia de acordo com o fototipo de pele;
- Pele pode ser mais brilhante no local e sem pelos;
- Cicatriz macia ou firme;
- Coceira, dor, desconforto, sensibilidade ou sensação de queimação no local da cicatriz.
O queloide surge em locais que tiveram uma lesão ou ferimento, podendo se desenvolver logo após a cicatrização da pele, meses ou até anos após, e se espalha além das bordas da lesão inicial, além de poder aumentar de tamanho ao longo do tempo.
Apesar de poder se desenvolver em qualquer parte do corpo, é mais comum que ocorra formação de queloide no tórax, ombros, orelhas, nariz ou parte superior das costas, e mais raramente nas palma das mãos, planta dos pés, pálpebras ou genitais.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico do queloide é clínico, sendo feito pelo dermatologista através da avaliação das características da cicatriz na pele, como lesão com alto relevo e que se estende além do local da ferida ou trauma inicial.
Marque uma consulta com um dermatologista na região mais próxima:
Essa avaliação das características do queloide são importantes para descartar outras condições que podem ter sintomas semelhantes, como cicatriz hipertrófica ou dermatofibrosarcoma protuberante, por exemplo.
Caso o médico suspeite que pode se tratar de um câncer, pode ser realizada uma biópsia da pele. Saiba como é feita a biópsia de pele.
Possíveis causas
O queloide é causado por uma produção exagerada de colágeno em resposta a uma ferida, inflamação ou traumas na pele, resultando em fibrose e cicatriz anormal.
Alguns fatores podem aumentar o risco de desenvolvimento de queloide, como:
- Histórico familiar de queloide;
- Ter pele mais escura ou negra;
- Cirurgias, cortes ou abrasões na pele;
- Acne grave;
- Colocar piercings ou brincos ou fazer tatuagens;
- ou feridas de catapora;
- Queimaduras.
Além disso, outros fatores que podem causar inflamação na pele, como aplicação de injeções ou picadas de inseto, por exemplo, também podem contribuir para o desenvolvimento de queloide em pessoas com predisposição genética.
Como é feito o tratamento
O tratamento do queloide deve ser feito com orientação do dermatologista, e nem sempre é necessário. No entanto, pode ser feito se o queloide causa desconforto estético ou dor ou sensação de queimação.
Desta forma, pode ser indicado pelo médico o uso de pomadas para queloide, como a Kelo-cote ou a Celacyn hidrogel possuem ação anti-inflamatória que ajudam a reparar, proteger e hidratar a pele, estimulando uma recuperação mais rápida. Veja a lista completa de pomadas para queloide e como usar.
Além disso, o médico também pode fazer aplicação de corticoides, como a triancinolona, no local do queloide, para deixar a cicatriz mais fina e achatada.
Outros tratamentos que podem ser indicados pelo médico são a crioterapia, laser ou radioterapia para queloide, e em alguns casos, cirurgia. Confira todos os tratamentos para tirar queloide.
Como evitar queloide
Para evitar a formação do queloide durante o processo de cicatrização, é importante tomar alguns cuidados, como:
- Utilizar protetor solar todos os dias, no local da cicatriz, mesmo em dias nublados;
- Proteger a região afetada do sol;
- Usar uma pomada cicatrizante indicada pelo dermatologista;
- Colocar um curativo de compressão, recomendado pelo médico;
- Evitar roupas apertadas no local da cicatriz, pois o atrito pode irritar a ferida.
Além disso, para evitar queloide na orelha ou no nariz, após a colocação de piercings, por exemplo, é importante manter cuidados de higiene para evitar contaminação por microrganismos e inflamação, lavando o local com soro fisiológico, por exemplo. Veja outros cuidados e tratamentos para queloide na orelha e queloide no nariz.