RDW: o que é e porque pode estar alto ou baixo

RDW é a sigla para Red Cell Distribution Width, o que em português significa Amplitude de Distribuição dos Glóbulos Vermelhos, e que avalia a variação de tamanho entre as hemácias, sendo essa variação denominada anisocitose.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Hematologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Dessa forma, quando o valor está elevado no hemograma significa que os glóbulos vermelhos possuem diferenças significativas de tamanho, de forma que podem ser vistas no esfregaço sanguíneo hemácias muito grandes e muito pequenas. Quando o valor é abaixo do valor de referência, normalmente não apresenta significado clínico, somente se além do RDW outros índices estiverem também abaixo do valor normal, como o VCM, por exemplo. Entenda o que é VCM.

O RDW é um dos parâmetros que constituem o hemograma e, juntamente com as outras informações fornecidas pelo exame, é possível verificar como está a produção das células sanguíneas e o estado geral da pessoa. Quando o resultado do RDW se encontra alterado, é possível desconfiar de algumas situações, como anemia, diabetes ou problemas hepáticos, cujo diagnóstico deve ser feito a partir da análise do hemograma completo e de exames bioquímicos. Veja como ler os outros valores do exame de hemograma.

Imagem ilustrativa número 1

Quando é o exame é indicado

Este exame é muitas vezes pedido quando se desconfia de uma anemia, por surgirem sintomas como tonturas, cansaço ou pele pálida, por exemplo. Porém, o médico também pode pedir o exame quando se tem ou teve:

  • Histórico familiar de alterações do sangue;
  • Hemorragia durante uma cirurgia ou após uma pancada;
  • Diagnóstico de uma doença que possa causar alterações das células do sangue;
  • Doença crônica, como HIV.

Por vezes, este exame pode até ser pedido num exame de sangue de rotina, sem que exista uma causa específica.

Preocupado com o resultado do seu exame?

Estamos aqui para ajudar! Fale com os nossos profissionais e receba orientação especializada sobre o que fazer a seguir.

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Calculadora do hemograma

Para saber se o resultado do RDW está normal, insira o resultado do seu exame na calculadora a seguir:

Erro
Erro
Erro
Mínimo admitido, pode alterar para o valor do seu laboratório
Erro
Máximo admitido, pode alterar para o valor do seu laboratório
Erro

Como se preparar para o exame

Para que seja feito o hemograma e, consequentemente, o RDW não é necessário realizar jejum. No entanto, normalmente o hemograma é solicitado juntamente com outros exames de sangue que exigem jejum de pelo menos 8 horas.

Normalmente, a coleta de sangue demora menos de 5 minutos e é facilmente no hospital ou em qualquer clínica de análises com a remoção de uma pequena amostra de sangue pela veia.

O que significa o resultado

O valor de referência para o RDW no hemograma é de 11 a 14%, no entanto, este resultado pode variar de acordo com o laboratório. Assim, se o valor estiver acima ou abaixo dessa percentagem, poderá ter significados diferentes e, por isso, é sempre importante que o valor seja avaliado pelo médico que pediu o exame.

RDW alto

Anisocitose é o termo que se dá quando o RDW se encontra aumentado, podendo ser visto no esfregaço sanguíneo uma grande variação de tamanho entre as hemácias. O RDW pode estar aumentado em algumas situações, como:

  • Anemia por deficiência de ferro;
  • Anemia megaloblástica;
  • Talassemia;
  • Doenças do fígado.

Além disso, pessoas em tratamento quimioterápico ou com algum antiviral também podem apresentar RDW aumentado.

RDW baixo

O RDW baixo normalmente não apresenta significado clínico quando interpretado isoladamente, no entanto caso sejam verificadas outras alterações no hemograma, pode indicar anemia causada por doença crônica, como doenças do fígado, problemas renais, HIV, câncer ou diabetes, por exemplo.