Reflexologia: o que é, para que serve e como é feita

A reflexologia é uma técnica terapêutica que consiste na aplicação de pressão em pontos específicos dos pés, mãos ou orelhas para aliviar sintomas como dor nas costas, dor de cabeça, estresse, ansiedade ou dificuldade para dormir. 

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Clínico Geral perto de você! Parceria com Buscar Médico

Nesta forma de tratamento alternativo, acredita-se que as partes do corpo estão representadas em pontos específicos das mãos ou pés, por exemplo, e podem ser estimuladas, utilizando as mãos ou instrumentos específicos, através destes pontos.

A reflexologia é oferecida pelo SUS no Programa Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), devendo ser feita somente em conjunto com o tratamento indicado pelo médico. Por isso, é recomendado consultar um clínico geral antes de iniciar o tratamento.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

A reflexologia normalmente é indicada para complementar o tratamento de:

  • Dor nas costas;
  • Enxaqueca e outros tipos de dor de cabeça;
  • Estresse e ansiedade;
  • Neuropatia periférica;
  • Dificuldade para dormir;
  • Problemas de digestão.

No entanto, assim como a aromaterapia e o reiki, a reflexologia é uma forma de tratamento complementar e, portanto, não promove a cura e nem substitui o tratamento médico convencional com remédios.

Para saber se a reflexologia é adequada para complementar o tratamento médico, marque uma consulta com o clínico geral mais próximo de você:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Principais tipos

Os principais tipos de reflexologia são:

1. Reflexologia podal

A reflexologia podal é um dos tipos de reflexologia mais conhecidos e é feita nos pés em pontos localizados na sola, parte de cima, laterais e dedos. Entenda melhor o que é a reflexologia podal e como é feita.

2. Reflexologia das mãos

Este tipo de reflexologia é feito nas mãos e é uma alternativa quando o tratamento não pode ser feito nos pés, por exemplo. Além disso, algumas vezes pode também ser mais eficiente que a reflexologia podal. Confira mais detalhes sobre a reflexologia das mãos.

3. Reflexologia das orelhas

A reflexologia das orelhas também é conhecida como auriculoterapia e, algumas vezes, além da aplicação de pressão em pontos específicos, podem ser usadas pequenas agulhas ou sementes de mostarda, por exemplo. Saiba o que é auriculoterapia e como é feita.

Como é feita

A reflexologia é feita pela aplicação de pressão em pontos específicos das mãos, pés ou orelhas que se acredita estarem conectados com partes específicas do corpo. As principais técnicas são feitas com as mãos ou usando instrumentos específicos, como um pequeno bastão de madeira. 

Ao se estimular estes pontos, que são conhecidos como pontos de reflexologia, acredita-se melhorar a circulação, causar o relaxamento e estimular o funcionamento de uma parte do corpo desejada, contribuindo para manter o equilíbrio do organismo. 

Baseado nestes princípios e utilizando a técnica adequada, ao aplicar pressão em partes do corpo que correspondem ao intestino delgado e cólon, pode-se estimular os movimentos intestinais, aliviando a prisão de ventre, por exemplo. Saiba como é feita a reflexologia para prisão de ventre.

Quando não é indicada

Deve-se evitar a reflexologia em caso de:

  • Gravidez, especialmente nos primeiros 3 meses;
  • Diarreia e/ou vômitos, em caso de gastroenterite, por exemplo;
  • Inflamação ou inchaço das mãos, pés ou orelhas, devido a infecções, alergias ou problemas de circulação;
  • Febre ou suspeita de doenças infecciosas. 

Além disso, em caso de desconforto ou piora dos sintomas após a primeira sessão de reflexologia, é recomendado consultar um clínico geral para avaliar se esta forma de tratamento realmente é adequada.