O que é:
A torção testicular é uma situação de emergência em que o testículo se torce em volta do cordão espermático, diminuindo a circulação de sangue e podendo causar lesões graves, se não for identificada e tratada rapidamente.
Embora pouco frequente, a torção testicular é mais comum em bebês com menos de dois anos ou crianças entre os 12 e os 18 anos. O principal sintoma de torção do testículo é a dor intensa que surge de forma repentina e que pode irradiar para a virilha. Além disso, pode ainda haver inchaço e vermelhidão do escroto.
Na presença de sintomas suspeitos de torção testicular, é importante ir a uma emergência médica imediatamente, para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado, que geralmente inclui cirurgia.
Sintomas da torção testicular
A torção testicular pode causar sinais e sintomas como:
- Dor intensa e repentina nos testículos;
- Inchaço do saco escrotal;
- Aumento da sensibilidade no escroto;
- Presença de um testículo mais elevado que o outro;
- Dor na barriga ou nas virilhas;
- Náuseas e/ou vômitos;
- Febre.
A torção do testículo nas crianças e adolescentes é mais frequente durante a noite e, nestes casos, é comum que a dor seja tão intensa que acorda o menino do sono.
Quando surgem sintomas indicativos de torção testicular é recomendado ir o mais rápido possível ao pronto-socorro para fazer uma avaliação médica e exame físico.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da torção testicular é feito pelo urologista através do exame físico dos testículos, bolsa escrotal, virilha e abdômen, e avaliação dos sintomas.
Além disso, para confirmar o diagnóstico, o médico pode solicitar exames como ultrassom testicular e exame de urina para verificar a presença de alguma infecção, e descartar outras condições de saúde que podem ter sintomas semelhantes, como epididimite, orquite, hidrocele ou tumor.
Principais causas
A principal causa da torção testicular é uma má implantação do tecido que sustenta os testículos, permitindo que possam rodar livremente dentro do escroto e levando ao surgimento da torção.
No entanto, a torção testicular também pode surgir após trauma nos testículos durante a adolescência, quando o crescimento é muito rápido, ou ser consequência da prática frequente de atividades esportivas que aumentam o risco de torção, como ciclismo ou patinação, por exemplo. Conheça outras possíveis causas de dor no testículo.
Como é feito o tratamento
O tratamento para torção testicular deve ser feito o mais rápido possível em hospital com cirurgia para colocar o testículo na posição correta e permitir a passagem de sangue, evitando a morte do órgão.
A cirurgia para torção do testículo é feita sob raquianestesia e, normalmente, só é preciso retirar o testículo afetado caso tenha passado mais de 6 horas após o surgimento dos sintomas e apresente sinais de isquemia e necrose. Porém, nestes caso, é raro o surgimento de infertilidade uma vez que o problema raramente afeta os dois testículos, permitindo manter um testículo saudável.
Em alguns casos, o médico pode realizar a distorção manual, no entanto apenas nos casos em que a pessoa consegue suportar a dor. Porém, a distorção manual não representa um tratamento definitivo, podendo o testículo torcer novamente e, por isso, o tratamento mais indicado é a cirurgia.