5 dicas para combater os sintomas da menopausa

Para aliviar os sintomas da menopausa, é importante que a mulher tenha o acompanhamento do ginecologista para que seja feito o monitoramento dos níveis hormonais e, assim, seja possível indicar a reposição, caso seja necessário, além de ser recomendada a prática de atividade física e a adoção de uma alimentação saudável e equilibrada, além do uso de remédios naturais, como o chá de camomila, que ajuda a promover o relaxamento.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Ginecologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

A menopausa é um período na vida da mulher marcado por vários sinais e sintomas que podem interferir na qualidade de vida e nos relacionamentos interpessoais. É comum que durante a menopausa exista aumento da temperatura corporal, aumento da queda de cabelo, acúmulo de gordura na barriga, enfraquecimento dos ossos e alterações do humor. Veja mais sobre os sintomas da menopausa.

Imagem ilustrativa número 2

Algumas dicas que podem ajudar a aliviar os sintomas da menopausa são:

1. Ser orientada por um médico

É importante ir ao ginecologista caso se perceba que os sintomas da menopausa estão mais frequentes, intensos e que possuem efeito negativo na qualidade de vida da mulher. Ao ir ao ginecologista, é possível que sejam solicitados exames para verificar a concentração de hormônios, o estrogênio e a progesterona.

No caso de ser verificado que os níveis são baixos, o médico pode recomendar a realização de terapia de reposição hormonal para aliviar os sintomas da e melhorar a qualidade de vida da mulher. No entanto é importante que o tratamento seja feito conforme a orientação do médico para evitar o desenvolvimento de complicações. Saiba mais sobre a terapia de reposição hormonal.

2. Praticar atividade física

A  prática de atividade física é bastante importante na menopausa, pois promove a liberação de endorfinas na corrente sanguínea, conferindo a sensação de prazer e de bem-estar físico e emocional. Assim é importante escolher uma atividade que garanta o prazer, como andar de bicicleta, correr ou fazer hidroginástica, por exemplo.

3. Alimentar-se corretamente

A alimentação também ajuda a aliviar os sintomas da menopausa, sendo recomendado o consumo regular de alimentos como soja e inhame, pois contém fitoestrogênios, que são substâncias que ajudam a diminuir os incômodos da menopausa. Veja como fazer a dieta para combater os sintomas da menopausa.

4. Beber bastante água

Durante a menopausa é comum que a pele e os cabelos fiquem mais finos e ressecados, além de haver maior chance de aparecimento de manchas escuras na pele e mais queda de cabelo. Para evitar que isso aconteça, é importante beber bastante água durante o dia, pois assim é possível manter pele e cabelos hidratados e saudáveis.

5. Tomar chá de camomila

O chá de camomila pode ser usado na menopausa com o objetivo de diminuir as alterações de humor comuns na menopausa. Assim, a mulher pode sentir-se mais calma e mais tranquila durante esse período.

Um tratamento natural para diminuir os sintomas da menopausa é o uso da Isoflavona de soja, um composto derivado da soja que contém os hormônios que deixam de ser fabricados durante esta fase. Este suplemento alimentar deve ser tomado diariamente durante os primeiros meses da menopausa, até que o corpo da mulher se habitue a inatividade dos ovários.

Conheça outras plantas medicinais e estratégias naturais para combater o desconforto da menopausa no vídeo a seguir:

MENOPAUSA | Dieta para Aliviar Sintomas

06:23 | 514.209 visualizações

Vídeos relacionados

MENOPAUSA | Dieta para Aliviar Sintomas

06:23 | 514.209 visualizações