Para aliviar a dor, coceira e desconforto do bebê pelo nascimento dos primeiros dentes, existem remédios naturais que auxiliam os pais e o bebê a passar por esta fase. O remédio mais conhecido é a Camomilina C, que é um composto natural que ajuda a aliviar a dor.
A Camomilina C é um feito à base de camomila e alcaçuz, que ajudam a aliviar a dor, coceira e desconforto do bebê, por suas propriedades terapêuticas como ação anti-inflamatória, antioxidante, analgésica e antisséptica. No entanto, o uso da camomilina C apenas é indicado para bebê o a partir dos 4 meses de idade. Saiba mais sobre a Camomilina C.
Apesar dos medicamentos naturais terem um efeito positivo na maioria das vezes, caso haja febre alta ou o bebê recuse a alimentação, pode ser necessário o uso de analgésicos contendo paracetamol, e estes apenas o pediatra poderá indicar, pois é necessário verificar peso, idade e intensidade da dor.
Como usar a Camomilina C
Para usar a camomilina C recomenda-se misturar o conteúdo de uma cápsula em uma pequena quantidade de água e oferecer ao bebê, usando uma seringa sem agulha, duas vezes ao dia. Outra opção pode ser substituir a água por leite materno ou qualquer outro tipo de leite que o bebê consuma.
Quando usar remédios de farmácia
Em caso de febre ou diarreia, pode ser necessário o uso de remédios de farmácia como o paracetamol infantil. Este medicamentos é vendido já na forma para bebês em farmácias, no entanto é essencial a confirmação da necessidade do remédio pelo pediatra.
Existem pomadas para o alívio da dor?
Mesmo com a venda livre de pomadas e géis que reduzem a dor em farmácias, não é recomendado que sejam aplicados em bebês sem orientação de um pediatra. Isso porque, as crianças têm maior risco de sofrer efeitos colaterais como alergias e até parada cardíaca, além do risco de sufocamento pelo excesso de saliva e perda do reflexo de deglutição.
Cuidados durante o nascimento dos dentinhos
Durante o nascimento dos dentes do bebê, recomenda-se atenção durante a amamentação, pois nesta fase o bebê baba bastante. Assim, para que não haja o risco de engasgo pelo líquido em excesso, indica-se que a amamentação seja feita com o bebê na posição sentada. Também é indicado checar os dedinhos, pois ao fazer o movimento de levar a mão à boca, na tentativa de coçar a gengiva, o bebê pode acabar ferindo os dedos.
Em certas ocasiões pode aparecer a necessidade de hidratar a pele do rosto e queixo do bebê, pois o excesso de saliva excessivo pode irritar a pele.
Quando os dentes terminarem de nascer, sugere-se escovar desde a primeira semana, com creme dental próprio para a idade da criança e com escova de dentes própria para bebês. Saiba como é feita a escovação dos dentes do bebê.