A dor nas costas que não passa normalmente é causada pela má postura ou sobrecarga frequente da coluna devido à prática de atividade física excessiva, mas também pode indicar hérnia de disco, fratura de vértebras e câncer nos ossos.
Dependendo da causa da dor nas costas, podem surgir outros sintomas como formigamento, dor ou fraqueza em outras partes do corpo e, algumas vezes, a dor pode piorar com o tempo e não melhorar com o repouso.
Em caso de dor nas costas que não passa, é importante consultar o ortopedista para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado, podendo ser orientado pelo médico a correção da postura, uso de medicamentos para dor, realização de fisioterapia e, em alguns casos, cirurgia.
Principais causas
As principais causas de dor nas costas que não passa são:
1. Esforço excessivo
O esforço excessivo com a coluna ao levantar pesos ou fazer exercícios, por exemplo, pode lesionar músculos e tendões provocando dor nas costas que, caso a pessoa continue sobrecarregando a coluna, pode não passar.
O que fazer: a dor nas costas devido a esforço excessivo tende a melhorar em poucos dias com repouso e medidas como aplicação de compressas com água morna e massagem. Conheça mais formas de aliviar a dor nas costas.
Além disso, algumas vezes o médico também pode indicar medicamentos, como anti-inflamatórios e relaxantes musculares, para aliviar a dor. No entanto, é recomendado não sobrecarregar a coluna com muito peso e exercícios físicos, para que a dor não aconteça novamente.
2. Má postura
A má postura pode causar dor nas costas devido ao estresse prolongado sobre músculos e ligamentos. Além disso, quando a pessoa continua com a má postura, a dor nas costas pode não passar.
O que fazer: a dor nas costas devido a má postura tende a melhorar quando a pessoa muda a sua postura para realizar as atividades do dia a dia.
No entanto, algumas vezes o médico pode indicar fazer fisioterapia e praticar atividades físicas com a orientação de um profissional, para ajudar a corrigir a postura por meio de alongamentos e fortalecimento muscular. Confira alguns alongamentos para dor nas costas.
3. Hérnia de disco
A dor nas costas causada pela hérnia de disco normalmente não passa sem o tratamento adequado. Além disso, quando existe a compressão da medula espinhal, é comum surgir sintomas, como dor, formigamento, sensação de queimação ou fraqueza em outras partes do corpo. Veja mais sintomas de hérnia de disco.
O que fazer: em caso de suspeita de hérnia de disco, é recomendado consultar o ortopedista para que seja confirmado o diagnóstico e iniciado o tratamento, que normalmente é feito com o uso de medicamentos anti-inflamatórios, fisioterapia e, nos casos mais graves, cirurgia.
4. Fratura de ossos da coluna
A fratura de ossos da coluna pode causar dor nas costas que não passa e tende a piorar com o movimento, principalmente ao andar ou ficar de pé, sendo normalmente notada pela pessoa após pancadas e quedas, por exemplo. Saiba mais sintomas de fratura.
No entanto, especialmente em caso de doenças, como osteoporose ou tumores na coluna, nem sempre é possível identificar uma causa específica para a fratura que, algumas vezes, pode causar poucos sintomas.
O que fazer: em caso de suspeita de fratura de vértebra é indicado procurar uma emergência, especialmente após pancadas ou quedas, por exemplo. O tratamento de fratura de ossos da coluna pode envolver repouso, uso de medicamentos analgésicos, fisioterapia e cirurgia.
5. Câncer na coluna
Embora seja raro, o câncer em ossos da coluna normalmente causa uma dor nas costas que não passa, mesmo com o repouso. Além disso, a dor tende a piorar com o tempo e ser mais forte à noite, podendo inclusive acordar a pessoa. Entenda o que é e os principais sintomas de câncer nos ossos.
O que fazer: em caso de suspeita de câncer na coluna é indicado consultar o ortopedista para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento, que pode envolver radioterapia, quimioterapia e/ou cirurgia.
Como saber se a dor nas costas é grave
A dor nas costas pode ser grave especialmente em caso de:
- Histórico de câncer, acidentes ou pancadas fortes;
- Uso prolongado de medicamentos orais com corticoide;
- Perda de peso;
- Doenças, como osteoporose e câncer;
- Dormência, formigamento, queimação ou dor em outras partes do corpo;
- Perda da força muscular;
- Dificuldade para urinar ou evacuar;
- Incontinência fecal ou urinária.
No entanto, quando a dor é constante e não passa mesmo com o repouso e aplicação de compressas, também pode ser indicativo de situações mais graves, como fratura de uma vértebra ou câncer ósseo, sendo importante consultar o ortopedista para uma avaliação.
O ortopedista pode indicar exames de imagem, como a radiografia da coluna e a tomografia computadorizada, que podem identificar alterações na coluna, para confirmar o diagnóstico.