A urina com espuma nem sempre é sinal de problemas de saúde, podendo ser decorrente de um jato de urina mais forte ou da presença de produtos de limpeza no vaso sanitário, por exemplo.
No entanto, nos casos em que a espuma surge frequentemente, pode indicar a presença de proteínas, o que pode acontecer devido a pedras nos rins, diabetes ou pressão alta descompensada. Nestes casos, é muito importante consultar um urologista para avaliar a causa e orientar o tratamento mais adequado. Veja outras alterações na urina que podem indicar problemas de saúde.
A urina com espuma não é sinal de gravidez, mas se acontecer numa mulher gestante pode indicar que a grávida tem pré-eclâmpsia, que é uma complicação que pode levar à perda de proteína na urina, além de poder ainda provocar convulsões e coma, quando não tratada.
O que pode ser a sua urina com espuma
Para saber o que pode estar causando a sua urina com espuma, por favor responda as questões a seguir:
Esta ferramenta deve ser usada apenas para identificar a possível causa de urina com espuma. Por isso, não deve substituir a consulta com o médico, que é o responsável por confirmar o diagnóstico e indicar o tratamento adequado.
Principais causas
As principais causas de urina com espuma são:
1. Urinar com muita força
Quando a bexiga está muito cheia e a pessoa segura por muito tempo, quando a urina for liberada, pode sair com um jato muito forte, podendo formar espuma. No entanto, esse tipo de espuma geralmente desaparece em poucos minutos, não sendo indicativo de problemas graves.
O que fazer: Uma boa forma de descobrir se a espuma se formou pelo fluxo de urina muito rápido ou forte, é deixar o xixi no vaso por alguns minutos antes de dar descarga. Caso a espuma desapareça depois de alguns minutos, não é necessário qualquer tipo de tratamento.
No entanto, é recomendado que o xixi não seja segurado e que se vá ao banheiro sempre que sentir vontade, pois o acúmulo da urina pode aumentar as chances de infecção urinária, pedra nos rins e incontinência urinária, por exemplo. Entenda por que não se deve segurar o xixi.
2. Produtos de limpeza no vaso sanitário
Alguns produtos de limpeza usados no vaso sanitário podem reagir com a urina e formar espuma, não indicando qualquer tipo de problema de saúde.
O que fazer: Uma boa forma de saber se é o produto de limpeza que está causando a urina espumosa é fazer xixi em um recipiente limpo. Se não formar espuma, provavelmente é o produto, mas se formar espuma é preciso ir no médico para avaliar a causa da urina espumosa.
3. Desidratação
Quando se bebe pouca água ou se faz muito exercício seguido, pode-se ficar desidratado e, por isso, a urina fica mais concentrada e com espuma. Além disso, a urina apresenta ainda uma coloração mais escura e pode ter um cheiro mais forte. Veja outros sinais que podem ajudar a confirmar a desidratação.
O que fazer: Caso se desconfie que a espuma tenha surgido por desidratação, deve-se beber cerca de 1,5 a 2 litros de água por dia e beber ainda mais água quando se pratica exercício.
4. Presença de proteínas na urina
Uma das principais causas da urina espumosa é a presença de proteínas na urina. O excesso de proteínas pode ocorrer após a prática intensa de exercício físico, ingestão excessiva de suplementos de proteína ou pode ser indicativo de problemas nos rins, pressão alta não tratada e diabetes, por exemplo.
O que fazer: A presença de proteínas na urina pode ser detectada através do exame de urina simples, que é feito por meio da coleta do segundo jato de urina e enviado para o laboratório para análise. Caso seja verificada a presença de proteínas por esse teste, o médico pode recomendar a realização do exame de urina de 24 horas para verificar a quantidade de proteína liberada na urina durante o dia.
Além disso, o médico verifica a relação entre a albumina e a creatinina, por exemplo, para verificar se a causa é alteração no funcionamento dos rins, por exemplo, além de outros exames que possam indicar hipertensão ou diabetes, por exemplo.
5. Infecção urinária
Uma infecção urinária pode provocar urina espumosa quando as bactérias entram na bexiga. Além da urina com espuma, geralmente outros sintomas estão associados como dor ou ardor ao urinar, urinar com frequência e sangue na urina. Faça o nosso teste online para saber se pode estar com uma infecção urinária.
O que fazer: Para que seja confirmada a infecção urinária, é recomendado que seja feita um exame de urina e a urocultura, que é o exame que tem como objetivo identificar qual a bactéria responsável pela infecção e indicar qual o melhor antibiótico que pode ser indicado pelo médico para o tratamento.
Assista ao vídeo a seguir e entenda melhor sobre a infecção urinária:
Os sintomas de INFECÇÃO URINÁRIA que não pode ignorar
07:32 | 18.170 visualizações6. Problemas nos rins
Os rins têm a função de filtrar o sangue, resultando na produção de urina que depois é eliminada do organismo. Qualquer doença ou problema que afete os rins como infecção renal, insuficiência renal, pressão alta ou pedras nos rins, por exemplo, podem causar urina espumosa. Veja 11 outros sintomas que podem indicar problemas nos rins.
O que fazer: Caso exista suspeita de uma alteração nos rins, deve-se ir ao nefrologista para fazer exames e identificar a causa, iniciando o tratamento mais adequado.
7. Presença de sêmen na urina
A presença de urina com espuma no homem também pode acontecer devido à presença de sêmen na urina, no entanto essa situação não é muito frequente. Essa situação pode acontecer quando pequenas quantidades de sêmen entram na uretra, o que pode acontecer como consequência de uma prostatite ou ejaculação retrógrada, resultando em urina com espuma.
O que fazer: É recomendado ir ao urologista para que seja indicada a realização de exames que permitam identificar a presença de sêmen na urina e a sua causa e, assim, ser possível indicar o tratamento mais adequado.
Quando ir ao médico
A espuma na urina pode ser considerada normal se após alguns minutos desaparece, no entanto, caso permaneça por muito tempo e seja acompanhada por alguns sintomas, é possível que seja indicativo de doenças, sendo importante que o médico seja consultado. Alguma dessas situações são presença de pedra nos rins ou no sistema urinário, infecção urinária e presença de fístula colovesical.
Além dessas situações, o uso de remédios pode ocasionar espuma na urina e, por isso, é importante consultar o médico para que se tenha a certeza de que a espuma é efeito do medicamento e não um sinal de doença.
Urina com espuma pode ser gravidez?
Não. No entanto, se a mulher estiver grávida e ser notada a presença de espuma na urina, pode ser indicativo de pré-eclâmpsia, que é uma doença em que é verificada a perda de proteínas na urina e retenção de líquido como consequência do aumento da pressão arterial.
Caso a pré-eclâmpsia não seja identificada e tratada, pode levar ao surgimento de convulsões e colocar a vida do bebê e da mãe em risco. Conheça mais sobre a pré-eclâmpsia.