Boca inchada: 11 principais causas (e o que fazer)

A boca inchada normalmente é sinal de alergia e pode surgir imediatamente ou até 2 horas após tomar algum remédio ou comer alimentos que têm tendência a provocar reações alérgicas, como amendoim, frutos do mar, ovo ou soja, por exemplo.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Clínico Geral perto de você! Parceria com Buscar Médico

No entanto, o inchaço na boca pode também indicar outros problemas de saúde, como o herpes labial, lábios secos e queimados, mucocele ou outras inflamações nos lábios, e por isso é recomendado consultar um clínico geral ou pediatra, no caso das crianças, sempre que o inchaço dure mais de 3 dias ou ir imediatamente ao pronto-socorro se houver dificuldade para respirar.

Em alguns casos, colocar uma pedra de gelo enrolada em um pano nos lábios inchados pode ajudar reduzir o inchaço. No entanto, quando o inchaço na boca está relacionado a alergias, o médico pode indicar o uso de remédios antialérgicos. Confira os nomes de alguns remédios para alergia.

Imagem ilustrativa número 8

O que pode ser a sua boca inchada

Para saber a possível causa da sua boca inchada, por favor responda às seguintes questões:

AA1
Também tem febre?

Esta ferramenta deve ser usada apenas para tentar identificar a possível causa da boca inchada. Por isso, não deve substituir a consulta com o médico, que é o profissional responsável por confirmar o diagnóstico e indicar o tratamento mais adequado.

Principais causas

As principais causas de inchaço na boca são:

1. Alergia

A alergia alimentar é a principal causa de boca e lábios inchados e, geralmente, surge até 2 horas após ingerir alimentos, podendo também ser acompanhada de tosse, sensação de algo na garganta, dificuldade para respirar ou vermelhidão no rosto.

Entretanto, outros tipos de alergias podem causar o inchaço na boca, como alergia a medicamentos ou plantas, por exemplo, ou pode ainda ser hereditário, como o angioedema. 

O que fazer: o tratamento, geralmente, é feito com uso de comprimidos antialérgicos, como Cetirizina ou Desloratadina, prescritos pelo clínico geral. Em caso de muita dificuldade para respirar,deve-se ir imediatamente ao pronto-socorro ou chamar uma ambulância, ligando para o 192.

Além disso, é aconselhado fazer um teste de alergia para avaliar a que tipo de substâncias produzem reação para evitar que volte a surgir. Saiba como é feito o teste de alergia.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Herpes

A infecção por herpes na boca pode causar um inchaço no lábio, acompanhado de pequenas bolhas, além de sensação de formigamento ou dormência no local.

No entanto, outras infecções, como a candidíase, também podem provocar inchaço da boca, especialmente quando os lábios estão rachados, o que aumenta a proliferação de muitos micro-organismos, fazendo surgir vermelhidão à volta dos lábios, febre e dor.

O que fazer: é necessário consultar um clínico geral para avaliar o problema e identificar o microrganismo que está causando a infecção e, assim, ser possível iniciar o tratamento com pomadas ou comprimidos.

No caso da herpes, o médico pode receitar antivirais como o aciclovir na forma de pomada ou comprimido, além de remédios anti-inflamatórios ou analgésicos, como o paracetamol ou ibuprofeno, para aliviar os sintomas de dor e inflamação na boca. Entenda melhor os sinais e como curar a herpes da boca.

3. Lábios secos ou queimados do frio ou do sol

Queimaduras pelo sol, comida quente, ou alimentos ácidos, como limão ou abacaxi, podem provocar o surgimento de inchaço na boca que, normalmente, dura cerca de 1 ou 2 dias, sendo acompanhado de dor, ardência e alteração da cor no local.

O mesmo pode acontecer quando se está em temperaturas extremas, em locais muito frios ou com neve.

O que fazer: para diminuir o inchaço e passar creme hidratante, manteiga de cacau ou vaselina quando os lábios se encontram ressecados ou queimados.

4. Estresse

O estresse pode causar inchaço na boca devido a uma combinação de fatores físicos e psicológicos, já que o estresse pode induzir o aparecimento de alergias, dermatite ou angioedema, por exemplo.

Além disso, algumas pessoas, durante o estresse, podem desenvolver o hábito de morder os lábios, o que pode provocar irritação e inchaço.

O que fazer: para combater o estresse, é indicado buscar apoio psicológicos e adotar hábitos saudáveis que ajudam a diminuir os sintomas, como praticar atividade física e descansar, por exemplo. Confira outras dicas de como combater o estresse.

5. Mucocele

O mucocele é um tipo de cisto que provoca o surgimento de um pequeno inchaço na boca após morder os lábios ou após pancadas, por exemplo, devido ao acúmulo de saliva dentro da glândula salivar inflamada. Saiba como identificar o mucocele.

O que fazer: normalmente o mucocele desaparece sem qualquer tipo de tratamento após 1 ou 2 semanas, no entanto, quando aumenta de tamanho ou demora para desaparecer pode ser aconselhado ir ao otorrinolaringologista para avaliar e drenar o cisto, acelerando o tratamento.

6. Abscesso dentário

Inflamações nos dentes, por cárie ou abscesso dentário, por exemplo, causam inchaço na gengiva, que pode se estender até os lábios.

Neste caso, a pessoa sente muita dor ao redor do dente inflamado, que pode vir acompanhado de sangramento, mau cheiro na boca e até febre.

Os lábios também podem sofrer inflamações causadas por espinhas, foliculite ou algum trauma, como pelo uso do aparelho, por exemplo, que podem surgir de forma repentina.

O que fazer: no caso de inflamação dentária, deve-se procurar o dentista para tratamento da inflamação, com medicamentos analgésicos, antibióticos ou, se necessário, procedimento cirúrgico dentário. Para aliviar inflamações nos lábios, deve-se fazer compressa com água morna, e podem ser usados comprimidos anti-inflamatórios, como ibuprofeno, prescrito pelo clínico geral, para aliviar a dor e o inchaço. Confira mais detalhes do tratamento para abscesso dentário.

7. Queda, lesão ou contusão

Uma queda ou acidente pode causar uma lesão na boca, que pode deixar a boca inchada durante alguns dias até que os tecidos lesionados se recuperem completamente. Normalmente, o local fica muito dolorido e a pele pode ficar com marcas roxas ou avermelhadas.

Além disso, em alguns casos o dente pode ferir o lábio causando um corte, o que é muito comum nas crianças que estão aprendendo a andar ou que já estejam correndo e jogando bola com os amigos.

O que fazer: Compressas geladas e saquinhos de chá de camomila frio podem ser aplicados diretamente em cima da boca inchada, o que pode desinchar a região em poucos minutos. Deve-se fazer uso, de 2 a 3 vezes por dia.

8. Impetigo

O impetigo também pode deixar a boca inchada, sendo também identificada a presença de pequenas feridas com casca no lábio ou perto do nariz.

O impetigo é uma infecção comum na infância e que passa facilmente de uma criança para outra, devendo ser sempre avaliada pelo pediatra.

O que fazer: deve-se ir ao médico para que seja feita a confirmação do impetigo e, assim, ser indicado o  uso de uma pomada antibiótica. Além disso, é preciso alguns cuidados importantes como não arrancar a casca do machucado, manter a região sempre limpa, tomar banho diariamente e aplicar o remédio logo a seguir. Confira mais cuidados para curar o impetigo mais rápido.

9. Picada de insetos

Picadas de insetos, como pulgas, carrapatos ou mosquitos, podem causar bolhas, inflamação, vermelhidão, dor, coceira, irritação e até inchaço na área afetada se a picada for nos lábios.

O que fazer: a picada de inseto é geralmente uma reação leve e limitada que geralmente passa em poucos dias. Geralmente, é recomendado aplicar uma compressa fria na área afetada para aliviar a dor. 

No entanto, se a picada estiver muito inchada ou muito dolorida, o médico poderá recomendar o uso de analgésicos, pomada esteroide e, em caso de reação alérgica, o uso de anti-histamínicos ou antibióticos, quando houver infecção.

10. Úlceras na boca

As úlceras bucais são feridas ou lesões abertas que podem aparecer em qualquer parte da boca, como parte interna das bochechas, gengivas, língua e lábios, podendo causar dor e inchaço na parte afetada.

As causas das úlceras bucais podem ser variadas, como morder a bochecha, a língua ou os lábios, queimar a boca com alimentos ou bebidas quentes, usar aparelho ortodôntico ou mascar tabaco, por exemplo.

O que fazer: durante o tratamento das úlceras bucais, alguns cuidados devem ser tomados, como evitar alimentos ou bebidas quentes, fazer gargarejos com água salgada ou chupar picolé. 

Se o desconforto das úlceras for muito grande, o médico poderá indicar analgésicos, como o paracetamol, e em situações mais graves, poderá ser recomendado o uso de medicamentos anti-inflamatórios, como triancinolona acetonida ou enxaguante bucal de clorexidina.

11. Uso de aparelho ortodôntico

O período de adaptação com aparelho ortodôntico, pode causar lábios inchados. 

Outras complicações que podem surgir com a colocação do aparelho ortodôntico são a dificuldade de mastigar normalmente devido à dor, além de aftas ou feridas nos lábios.

O que fazer: para evitar lábios inchados devido ao aparelho ortodôntico, é importante consultar um dentista para que ele indique o tratamento adequado, que pode incluir o uso de cera dentária que ajuda a evitar o atrito do aparelho com a mucosa oral, por exemplo.

Quando ir ao médico

É importante que o médico seja consultado quando:

  • A boca fica inchada de forma repentina e é também notado inchaço na língua e garganta, o que pode dificultar a respiração;
  • Demora mais de 3 dias para desaparecer;
  • Provoca dificuldade para respirar;
  • Surge com outros sintomas como febre acima de 38ºC ou dificuldade para engolir;
  • É acompanhado por inchaço no rosto inteiro ou em outros locais do corpo.

Nestes casos, o médico poderá desobstruir as vias aéreas para facilitar a respiração, e se preciso, usar medicamentos, mas também pode ser útil fazer exames de sangue e testes de alergia para identificar o que deixou a boca inchada, para que isso não volte a acontecer.