Hiperplasia foveolar é o aumento da tortuosidade e espessamento das pregas que existem na parede do estômago, conhecidas como fovéolas gástricas, devido a multiplicação de células na mucosa. Seu tratamento deve ser específico para a causa da hiperplasia.
Na maioria dos casos, a hiperplasia foveolar é uma reação natural da mucosa gástrica quando agredida, podendo ocorrer devido ao refluxo de bile para o estômago, uso de anti-inflamatórios, consumo excessivo de álcool e, algumas vezes, infecção por H. pylori, por exemplo.
Embora raro, a hiperplasia foveolar também pode indicar outros problemas como a doença de Ménétrier, que é caracterizada pelo crescimento exagerado de pregas na parede do estômago, ou estar associada a um maior risco de câncer gástrico. Saiba o que é câncer gástrico e os sintomas.
Por isso, para entender melhor o que é a hiperplasia foveolar e o tratamento, o ideal é consultar um gastroenterologista. Além disso, existem outras alterações que podem ser verificadas na endoscopia, sendo importante que o seu resultado seja avaliado detalhadamente.