Ter o útero em anteversoflexão significa que o seu útero está inclinado para frente, como se estivesse "dobrado" nesta direção. Esta é a posição mais comum do útero e é considerada normal.
Outras variações de posição do útero que também podem ser identificadas são a medioversão e a retroversão. Enquanto na medioversão o útero está numa posição mediana, na retroversão o órgão está inclinado para trás. Esta última variação também é conhecida como "útero invertido".
Essas posições são apenas variações da forma como o útero está posicionado na pelve e nenhuma delas indica uma anormalidade anatômica. Contudo, a posição retrovertida algumas vezes pode ser causada por processos inflamatórios, infecções ou endometriose, por exemplo.
Mesmo que seu útero esteja em anteversoflexão, existem outras alterações que podem ser verificadas nos exames. Por isso, o ideal é consultar o ginecologista ou clínico geral que indicou o exame para avaliar mais detalhadamente o seu resultado.
Posso engravidar com útero em anteversoflexão?
Sim, quem tem o útero em anteversoflexão pode engravidar. A anteversoflexão é apenas uma variação normal da posição do útero e não impede nem dificulta a gravidez.
Mesmo seja identificado que o útero está em medioversão ou retroversão, nenhuma dessas posições uterinas normalmente dificulta a gravidez. No entanto, o útero retrovertido pode estar relacionado com doenças, como endometriose ou doença inflamatória pélvica, que podem afetar a fertilidade.