Obesidade grau 2 é uma classificação para obesidade quando a pessoa apresenta IMC entre 35 e 39,9 kg/m2 e pode estar associada a sintomas, como excesso de gordura corporal, aumento excessivo do peso e dor na coluna ou articulações, embora não sejam específicos.
A obesidade é uma doença crônica causada pelo excesso de gordura corporal e a obesidade grau 2 corresponde ao agravamento da obesidade grau 1, quando persiste o desequilíbrio entre o gasto e armazenamento de energia no corpo. Entenda melhor o que é obesidade, seus graus e causas.
Em caso de suspeita de obesidade grau 2, é recomendado consultar um endocrinologista. O tratamento pode envolver mudanças na alimentação e estilo de vida, medicamentos e/ou, em alguns casos, cirurgia para obesidade.
Principais sintomas
Os principais sintomas em caso de obesidade grau 2, são:
- Aumento excessivo do peso corporal para a altura;
- Excesso de gordura corporal, especialmente no abdome;
- Dor nas costas e/ou articulações;
- Incapacidade para tarefas que envolvem esforço físico;
- Dificuldade para dormir.
No entanto, não existem sintomas específicos para este grau de obesidade. Além disso, caso existam outros problemas de saúde associados ao excesso de gordura corporal, podem surgir sintomas como acne, excesso de pelos no rosto, estrias na pele ou ginecomastia.
Leia também: Ginecomastia: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento tuasaude.com/ginecomastiaAssim como outros graus de obesidade, a obesidade grau 2 também pode ter consequências para a saúde, predispondo ao desenvolvimento de problemas como diabetes tipo 2, pedras na vesícula, gordura no fígado, gota ou câncer, por exemplo.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico de obesidade grau 2 é feito pelo endocrinologista ou clínico geral baseado na análise da composição corporal e cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal) que, em adultos, normalmente está na faixa de 35 a 39,9 kg/m2.
Leia também: IMC: o que é, como calcular (e tabela de resultados) tuasaude.com/imcDevido ao risco de problemas de saúde associados ao excesso de gordura corporal, é comum o médico também indicar exames, como a dosagem de glicose ou enzimas hepáticas e ultrassom do fígado, para uma avaliação detalhada.
Caso deseje marcar uma consulta, encontre um endocrinologista mais perto de você utilizando a ferramenta abaixo:
Possíveis causas
A obesidade grau 2 é causada pela persistência de um desequilíbrio entre o armazenamento e gasto de energia do organismo, fazendo com que o peso corporal continue aumentando. Este nível de obesidade é o agravamento da obesidade grau 1. Entenda melhor o que é a obesidade grau 1.
Além disso, é mais frequente em pessoas com predisposição genética para engordar, não fazem exercícios físicos, consomem alimentos ricos em açúcares e/ou gordura, tomam medicamentos que favorecem o ganho de peso ou apresentam histórico de problemas hormonais.
Leia também: 12 principais causas da obesidade (e o que fazer) tuasaude.com/causas-da-obesidadeComo é feito o tratamento
O tratamento para obesidade grau 2 deve ser orientado por um endocrinologista ou clínico geral, podendo envolver:
- Mudanças na alimentação, limitando a ingestão diária de calorias;
- Fazer atividades físicas regularmente, especialmente com o objetivo de perder peso;
- Terapia cognitivo-comportamental, para ajudar a desenvolver estratégias para lidar com as dificuldades e hábitos poucos saudáveis;
- Medicamentos para obesidade, como orlistate ou semaglutida, que devem ser usados apenas com orientação médica e em combinação com as mudanças no estilo de vida e alimentação;
- Cirurgia bariátrica, normalmente indicada para obesidade grau 2 caso existam outros problemas de saúde associados.
O objetivo do tratamento para obesidade grau 2 é promover a perda de peso de forma a reduzir o risco de desenvolvimento de problemas mais sérios e ajudar a pessoa a manter uma composição corporal saudável no longo prazo.
Leia também: Tratamento da obesidade: dieta, remédios e cirurgias tuasaude.com/tratamento-para-obesidadeCaso não seja tratada adequadamente, a obesidade grau 2 pode se agravar e a pessoa pode avançar para a obesidade grau 3, que antes era conhecida como obesidade mórbida. Entenda melhor o que é a obesidade grau 3 e seu tratamento.
Como prevenir
Para prevenir o desenvolvimento de obesidade grau 2, é recomendado:
- Fazer o tratamento para obesidade, caso exista, de acordo com a orientação médica, para evitar o seu agravamento;
- Ser fisicamente ativo(a), realizando exercícios físicos regularmente;
- Ter uma alimentação saudável e equilibrada, evitando o excesso de açúcares e gordura;
- Adotar medidas adequadas para reduzir o estresse, evitando compensar com alimentos, caso isso aconteça;
- Dormir o suficiente, porque ajuda na regulação do apetite.
A obesidade é uma doença crônica e, por isso, essas recomendações continuam sendo importantes mesmo para as pessoas que conseguiram perder peso e sair da faixa de obesidade grau 2. Os cuidados devem ser mantidos por toda a vida.