Obstrução intestinal é o bloqueio total ou parcial em qualquer parte do intestino, causando sintomas como dificuldade para evacuar ou eliminar gases, inchaço da barriga, náuseas ou dor abdominal, que pode ir piorando com o tempo.
A obstrução intestinal impede a passagem dos alimentos digeridos pelo intestino e, por isso, as fezes, os gases intestinais e as secreções digestivas acabam se acumulando, o que aumenta a pressão dentro do intestino e o risco de complicações graves, como perfuração intestinal, infecção generalizada ou morte do tecido intestinal.
Sempre que existir suspeita de uma obstrução no intestino é aconselhado procurar imediatamente atendimento médico, para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento que, normalmente, é feito com a administração de líquidos pela veia, passagem de uma sonda nasogástrica ou cirurgia, dependendo da gravidade.
Sintomas de obstrução intestinal
Os principais sintomas de obstrução intestinal são:
- Dor abdominal em cólica que piora com o tempo;
- Dificuldade para evacuar ou eliminar gases;
- Inchaço na barriga;
- Náuseas e vômitos.
- Perda do apetite.
A intensidade dos sintomas varia de acordo com a causa e a gravidade da obstrução, podendo ainda surgir febre caso ocorra ruptura do intestino.
Além disso, os sintomas podem ainda variar de acordo com o local afetado, sendo que vômitos e as náuseas são mais comuns na obstrução do intestino delgado, enquanto o inchaço abdominal e a prisão de ventre são mais frequentes na obstrução do intestino grosso, por exemplo.
Na presença de sintomas de obstrução intestinal deve-se ir imediatamente ao pronto-socorro, pois é uma emergência médica que necessita de tratamento imediato.
Quem tem obstrução intestinal consegue evacuar?
Existem alguns casos em que a obstrução intestinal é parcial, isto é, que ainda permite a passagem de algum conteúdo.
Nesses casos, pode ainda haver eliminação de gases, e em casos mais raros, diarreia, e os sintomas podem ser um pouco mais leves, no entanto, é comum que o desconforto abdominal seja persistente.
Como confirmar o diagnóstico
A obstrução intestinal pode ser suspeitada pelo gastroenterologista ou clínico geral através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde e exame físico fazendo a palpação da barriga com as mãos, para tentar identificar alguma alteração.
O médico pode também utilizar o estetoscópio para auscultar o abdome e verificar se existem barulhos na barriga que indiquem se o intestino está funcionando corretamente ou não.
Para confirmar o diagnóstico, o médico deve solicitar exames de imagem, como tomografia computadorizada com contraste oral, que ajuda a identificar a causa, local do intestino que está obstruído e se a obstrução é total ou parcial.
Possíveis causas
As principais causas de obstrução intestinal são:
- Aderências intestinais pós cirurgia abdominal;
- Cicatrizes intestinais após cirurgia abdominal ou pélvica, ou infecções, chamadas bridas intestinais;
- Hérnias inguinais ou umbilicais;
- Doenças inflamatórias intestinais, como doença de Crohn ou colite ulcerativa;
- Torção do intestino, conhecida como vôlvulo;
- Diverticulite.
Além disso, outra causa de obstrução são tumores intestinais, principalmente no intestino grosso. Veja uma lista dos sintomas de câncer no intestino.
Outras causas de obstrução intestinal são acúmulo de vermes, enterite pós-radiação no tratamento de câncer, intussuscepção ou paralisia dos movimentos intestinais, chamada de íleo paralítico.
Como é feito o tratamento
O tratamento para a obstrução intestinal varia de acordo com a localização e a gravidade dos sintomas e deve ser sempre feito no hospital, para evitar o surgimento de complicações, que podem ser agravados caso se tente utilizar laxantes em casa, por exemplo.
Os principais tratamentos para obstrução intestinal são:
1. Aplicação de soro na veia
A aplicação de soro na veia é recomendada para melhorar a hidratação e facilitar a passagem das fezes e líquidos.
O soro na veia também é importante nos casos de desidratação devido aos vômitos ou diarreia.
Além disso, também se deve fazer repouso intestinal e, por isso, é preciso ficar de jejum até que o problema esteja resolvido.
2. Sonda nasogástrica
O uso da sonda nasogástrica é feito para retirar o excesso de gases e líquidos, aliviando a pressão no intestino e o inchaço na barriga.
A sonda nasogástrica também ajuda a controlar os vômitos, reduzindo o risco de aspiração do vômito.
3. Enema
O enema pode ser indicado pelo médico nos casos de intussuscepção do intestino em crianças, para recolocar o intestino no local correto.
Geralmente, são usados enema de bário ou enema de ar.
4. Cirurgia
A cirurgia para obstrução intestinal é indicada para obstrução completa ou de alto grau, sendo uma cirurgia de emergência, devido ao risco aumentado de isquemia do intestino, que é o bloqueio do fluxo sanguíneo, que pode resultar em gangrena ou perfuração intestinal.
Além disso, hernias estranguladas também necessitam de cirurgia emergencial. Veja como é feita a cirurgia de hérnia e recuperação.
Possíveis complicações
O tratamento da obstrução intestinal deve ser iniciado o mais rápido possível para evitar possíveis complicações como:
- Desidratação;
- Ruptura ou perfuração do intestino;
- Infecção generalizada;
- Morte de uma parte do intestino;
- Abscesso abdominal;
- Pneumonia por aspiração.
Todas estas complicações podem colocar a vida em risco, pois contribuem para a inflamação, infecção generalizada e falha de vários órgãos.
Assim, sempre que existir suspeita de que o intestino não está funcionando corretamente deve-se procurar atendimento médico para identificar se existe algum problema que precise ser tratado.