5 formas de aumentar a ocitocina naturalmente

O hormônio ocitocina é produzido naturalmente pelo corpo quando a pessoa encontra-se relaxada e segura, mas é possível estimular e aumentar sua produção por meio do contato físico por abraços e massagem, além da pratica de boas ações, alimentação saudável ou pela adoção de um animal de estimação, por exemplo.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Psicólogo perto de você! Parceria com Buscar Médico

A ocitocina é encontrada tanto na mulher quanto no homem, e é conhecida por causar a sensação de prazer e ajudar no trabalho de parto e amamentação, mas, também é essencial para melhorar o relacionamento interpessoal e o bem-estar, além disso é responsável por reduzir as chances do aparecimento de um transtorno psicológico como a ansiedade.

Imagem ilustrativa número 1

Assim, as principais formas naturais para aumentar a ocitocina são:

1. Contato físico

O contato físico na forma de abraços, massagem, cafuné e carinhos estimulam a produção de ocitocina, e é uma das causas do bem estar quando é realizado. O contato íntimo entre parceiros também é uma forma de aumentar a produção deste hormônio, já que ele é fundamental para a sensação de prazer nestes momentos.

Além disso, ter relações profundas de amizade, onde existe confiança e amor, faz bem à saúde porque há liberação de adrenalina, noradrenalina, ocitocina e serotonina na corrente sanguínea, que são hormônios responsáveis pela sensação de felicidade e bem-estar.

2. Praticar boas ações

Ser generoso, honesto e ter compaixão é capaz de aumentar os níveis de ocitocina na circulação sanguínea, pois o cérebro interpreta estas atitudes como formas de inspirar confiança e boas sensações ao corpo, fazendo com que haja mais produção deste hormônio.

Cultivar um estado emotivo positivo, estimula não só a produção de ocitocina, mas, também de outros hormônios como dopamina, serotonina e endorfinas, que são essenciais para o sentimento de felicidade, além de reduzir as chances do aparecimento de depressão e ansiedade. Saiba outros benefícios que a ocitocina pode trazer ao corpo.

3. Amamentar

O movimento de sucção do bebê no seio durante a amamentação, quando a mulher se sente relaxada e segura e sentindo-se bem para amamentar, tem efeito imediato no hipotálamo, região do cérebro capaz de liberar a ocitocina na corrente sanguínea. 

4. Ter uma alimentação equilibrada

A alimentação equilibrada e saudável, à base de legumes, frutas, verduras e cereais ajuda o corpo aumentar a produção de ocitocina e outros hormônios do bem-estar. Para isso deve-se incluir na dieta especialmente alimentos ricos em vitamina C, magnésio, vitamina D e taurina, além de incluir na alimentação o uso de chás naturais que podem reduzir a ansiedade, como a camomila e alfazema. Confira outras 5 opções de chás naturais para reduzir a ansiedade e nervosismo

5. Adotar um animal de estimação 

A presença de um animal de estimação além de reduzir o cortisol, hormônio responsável pelo estresse, aumenta os níveis de ocitocina, dopamina e serotonina no sangue. Além de reduzir a ansiedade e sentimento de solidão, aumenta a sensação de bem estar e a prolonga por mais tempo.

Vídeos relacionados

INSÔNIA: 10 truques para dormir rápido e melhor

06:54 | 127.468 visualizações

Calmantes naturais: Melhores plantas para Ansiedade

08:07 | 220.277 visualizações

Alimentos para aumentar a SEROTONINA e ter bom humor!

12:38 | 238.829 visualizações