O hormônio ocitocina é produzido naturalmente pelo corpo quando a pessoa encontra-se relaxada e segura, mas é possível estimular e aumentar sua produção por meio do contato físico por abraços e massagem, além da pratica de boas ações, alimentação saudável ou pela adoção de um animal de estimação, por exemplo.
A ocitocina é encontrada tanto na mulher quanto no homem, e é conhecida por causar a sensação de prazer e ajudar no trabalho de parto e amamentação, mas, também é essencial para melhorar o relacionamento interpessoal e o bem-estar, além disso é responsável por reduzir as chances do aparecimento de um transtorno psicológico como a ansiedade.
Assim, as principais formas naturais para aumentar a ocitocina são:
1. Contato físico
O contato físico na forma de abraços, massagem, cafuné e carinhos estimulam a produção de ocitocina, e é uma das causas do bem estar quando é realizado. O contato íntimo entre parceiros também é uma forma de aumentar a produção deste hormônio, já que ele é fundamental para a sensação de prazer nestes momentos.
Além disso, ter relações profundas de amizade, onde existe confiança e amor, faz bem à saúde porque há liberação de adrenalina, noradrenalina, ocitocina e serotonina na corrente sanguínea, que são hormônios responsáveis pela sensação de felicidade e bem-estar.
2. Praticar boas ações
Ser generoso, honesto e ter compaixão é capaz de aumentar os níveis de ocitocina na circulação sanguínea, pois o cérebro interpreta estas atitudes como formas de inspirar confiança e boas sensações ao corpo, fazendo com que haja mais produção deste hormônio.
Cultivar um estado emotivo positivo, estimula não só a produção de ocitocina, mas, também de outros hormônios como dopamina, serotonina e endorfinas, que são essenciais para o sentimento de felicidade, além de reduzir as chances do aparecimento de depressão e ansiedade. Saiba outros benefícios que a ocitocina pode trazer ao corpo.
3. Amamentar
O movimento de sucção do bebê no seio durante a amamentação, quando a mulher se sente relaxada e segura e sentindo-se bem para amamentar, tem efeito imediato no hipotálamo, região do cérebro capaz de liberar a ocitocina na corrente sanguínea.
4. Ter uma alimentação equilibrada
A alimentação equilibrada e saudável, à base de legumes, frutas, verduras e cereais ajuda o corpo aumentar a produção de ocitocina e outros hormônios do bem-estar. Para isso deve-se incluir na dieta especialmente alimentos ricos em vitamina C, magnésio, vitamina D e taurina, além de incluir na alimentação o uso de chás naturais que podem reduzir a ansiedade, como a camomila e alfazema. Confira outras 5 opções de chás naturais para reduzir a ansiedade e nervosismo.
5. Adotar um animal de estimação
A presença de um animal de estimação além de reduzir o cortisol, hormônio responsável pelo estresse, aumenta os níveis de ocitocina, dopamina e serotonina no sangue. Além de reduzir a ansiedade e sentimento de solidão, aumenta a sensação de bem estar e a prolonga por mais tempo.