A ocitocina é um hormônio produzido no cérebro que age facilitando parto e a amamentação e regula as interações sociais, expressão das emoções e a libido, aumentando o prazer no contato íntimo.
Além disso, a ocitocina no homem também parece ter papel na regulação da agressividade, ejaculação, produção de testosterona e regulação do crescimento da próstata, por exemplo.
Este hormônio também pode ser encontrado em alguns medicamentos utilizados em hospitais ou vendidos em farmácias, geralmente na forma de spray nasal como o Syntocinon, devendo ser utilizado apenas com orientação médica.
Para que serve
A ocitocina é um hormônio que:
1. Facilita o parto
A ocitocina estimula a contração do útero, auxiliando o trabalho de parto. Devido a este efeito, algumas vezes a ocitocina é utilizada na forma de medicamento para induzir parto e no tratamento da hemorragia pós-parto, por exemplo.
Ela só deve ser utilizada com a indicação do obstetra, não podendo ser utilizada em outras ocasiões por mulheres grávidas, devido ao risco de abordo ou parto prematuro.
2. Auxilia a amamentação
A ocitocina é produzida naturalmente pelo corpo da mulher devido ao estímulo de sucção da mama pelo bebê e age promovendo a secreção de leite durante a amamentação.
Leia também: 9 dicas para aumentar a produção de leite materno tuasaude.com/melhorando-a-producao-de-leite-materno3. Regula interações sociais
A ocitocina tem papel regulador no convívio social, percepção das emoções e sensibilidade. Assim, este hormônio parece ter efeitos benéficos no tratamento de alguns casos de autismo e esquizofrenia, por exemplo.
4. Ajuda a combater a depressão e ansiedade
Este hormônio ajuda a modular a expressão das emoções, diminuindo a sensação de estresse ou medo e melhorando o humor, por exemplo. Assim, acredita-se que a ocitocina possa auxiliar no tratamento de pessoas com doenças como depressão e ansiedade.
Leia também: O que fazer para curar a depressão: 5 estratégias comprovadas tuasaude.com/depressao-tem-cura5. Aumenta o prazer no contato íntimo
Acredita-se que a ocitocina aumenta a libido, agindo em conjunto com a testosterona, no homem, e a progesterona, na mulher, além de facilitar a lubrificação vaginal e o alcance do orgasmo.
6. Intensifica a ereção
A ocitocina quando liberada na corrente sanguínea é capaz de estimular o sistema nervoso, contribuindo para intensificar a ereção. Além disso, também pode agir diretamente no corpo cavernoso do pênis.
7. Favorece a ejaculação
A ocitocina no homem parece favorecer a ejaculação devido a possíveis efeitos sobre a contratilidade dos canais deferentes, que transportam o esperma, favorecendo ejeção do sêmen.
8. Estimula a produção de testosterona
No homem, o hormônio ocitocina também parece ter alguma ação sobre os testículos, contribuindo para estimular a produção de testosterona.
9. Regula o crescimento da próstata
Acredita-se que a ocitocina no homem também tenha uma ação sobre a próstata, regulando o seu crescimento. Por isso, é possível que os níveis de ocitocina estejam associados ao desenvolvimento de hiperplasia benigna da próstata em alguns casos.
Leia também: Hiperplasia benigna da próstata: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/hiperplasia-prostatica-benignaComo aumentar a ocitocina
Medicamentos com ocitocina existem na forma de spray nasal ou para injeção diretamente na veia e podem ser usados para aumentar os níveis do hormônio, sendo normalmente indicados para facilitar o trabalho de parto ou estimular a secreção de leite. Veja para que servem medicamentos com ocitocina e como usar.
Além disso, os níveis de ocitocina aumentam naturalmente durante a amamentação, devido à sucção da mama pelo bebê, e contato físico, na forma de abraços, massagens e ou relação sexual, por exemplo. Confira outras formas naturais de aumentar a ocitocina.