O óleo de coco em cápsulas é um suplemento obtido através da prensagem da polpa do coco, sendo popularmente usado para ajudar a emagrecer, combater fungos e bactérias, e prevenir o envelhecimento precoce.
Os possíveis benefícios do óleo de coco em cápsulas se devem ao fato da presença de ácido láurico, mirístico e palmítico no óleo de coco, que são ácido graxos com ação sacietogênica, antimicrobiana e antioxidante. Confira outros benefícios do óleo de coco.
No entanto, antes de usar o óleo de coco em cápsulas, é aconselhado consultar um clínico geral ou nutricionista para que seja feita uma avaliação completa e seja indicada a dosagem adequada desse suplemento. Além disso, ainda são necessários mais estudos científicos para se comprovar os benefícios do óleo de coco em cápsulas para a saúde.
Possíveis benefícios do óleo de coco em cápsulas
Os possíveis benefícios do óleo de coco em cápsulas são:
- Fortalecer o sistema imunológico, já que contém ácido láurico, um tipo de gordura com ação antimicrobiana que pode ajudar a combater fungos e bactérias;
- Melhorar a disposição física e mental, por ser uma gordura que é rapidamente absorvida e usada pelo organismo como fonte de energia;
- Prevenir o envelhecimento precoce, porque contém ácido láurico e tocoferol, compostos antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres, evitando os danos à células saudáveis da pele.
No entanto, ainda são necessários mais estudos científicos em seres humanos para se comprovar os possíveis benefícios do óleo de coco em cápsulas para a saúde.
O óleo de coco em cápsulas emagrece?
O óleo de coco em cápsulas pode ajudar a emagrecer, porque contém triglicerídeos de cadeia média, um tipo de gordura que pode aumentar o gasto energético, promovendo a queima de calorias. Além disso, também poderia diminuir a fome, porque leva mais tempo para ser digerida no estômago, prolongando a saciedade.
No entanto, ainda são necessários mais estudos científicos em seres humanos para comprovar os benefícios do óleo de coco em cápsulas no emagrecimento.
Além disso, para promover o emagrecimento, as cápsulas de óleo de coco devem ser incluídas em uma dieta saudável, associada às práticas regulares de atividade física. Veja como fazer uma dieta para emagrecer.
O óleo de coco em cápsulas diminui o colesterol?
Acredita-se que o óleo de coco em cápsulas diminua os níveis de colesterol "ruim", LDL, e triglicerídeos no sangue.
No entanto, alguns estudos afirmam que o óleo de coco em cápsulas pode aumentar os níveis de colesterol LDL e triglicerídeos no sangue, favorecendo o surgimento de doenças cardiovasculares, como aterosclerose e infarto do miocárdio.
Como usar
Para se obter os possíveis benefícios do óleo de coco em cápsulas, é importante priorizar os suplementos fabricados com óleo de coco prensado a frio. Geralmente é recomendada a ingestão de até 25g desse suplemento por dia, que devem ser tomadas com água, antes das refeições principais.
No entanto, antes de usar o óleo de coco em cápsulas, é importante consultar um clínico geral ou nutricionista para indicar a dosagem adequada desse suplemento conforme o estado de saúde e as necessidades nutricionais.
Possíveis efeitos colaterais
Alguns dos efeitos colaterais da ingestão do óleo de coco em cápsulas são diarreia, cólicas, alergia, incluindo sintomas como coceira, vermelhidão, bolinhas vermelhas ou inchaço na pele.
Quem não pode usar
O óleo de coco em cápsulas é contraindicado para pessoas com colesterol alto ou alergia a algum dos componentes presentes na fórmula.
Além disso, crianças com menos de 3 anos, assim como mulheres grávidas ou amamentando, devem consultar um médico antes de usar as cápsulas de óleo de coco. Isso acontece porque ainda não existem estudos que comprovem a segurança desse suplemento nessas situações.