8 melhores óleos para o cabelo (com receitas)

Evidência científica

Alguns óleos para o cabelo como de rícino, de abacate, de argan, de coco e de macadâmia, ajudam a manter os fios saudáveis, brilhosos e macios, porque contêm vitamina E, ômega 3 e sais minerais com ação hidratante, nutritiva e antioxidante.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Dermatologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Os óleos para os cabelos podem ser usados sozinhos ou junto com outros produtos, sendo aplicados somente nas pontas ou, em alguns casos, também podem ser usados no couro cabeludo.

Para fortalecer e manter a saúde dos cabelos, é aconselhado também lavar os cabelos com água fria ou morna e manter uma dieta saudável, incluindo alimentos ricos em proteínas, vitaminas e minerais. Confira os alimentos indicados para fortalecer os cabelos.

Imagem ilustrativa número 1

Principais óleos para o cabelo

Os principais óleos indicados para o cabelo são:

1. Óleo de rícino

O óleo de rícino ajuda a hidratar, diminuir as pontas duplas e o ressecamento dos cabelos fracos, quebradiços, danificados e ressecados. Conheça outros benefícios do óleo de rícino.

Isso porque esse óleo contém ácido ricinoleico, ácido linoleico e vitamina E, nutrientes com propriedades hidratantes, nutritivas e antioxidantes que ajudam a manter a hidratação dos cabelos, evitando a perda de água.

Como usar: pode-se usar o óleo de rícino nas pontas, aplicando-se algumas gotas nas pontas dos fios. Esse óleo também pode ser usado em máscaras de hidratação, misturando-se 1 colher (de chá) de óleo de rícino em 2 colheres (de sopa) de creme de hidratação e aplicando nas mechas do cabelo.

2. Óleo de coco

O óleo de coco é um ótimo tratamento natural para cabelo seco, pois contém gorduras, vitamina E e óleos essenciais que hidratam e melhoram o brilho do cabelo. Confira todos os benefícios do óleo de coco.

Como usar: para hidratar, basta aplicar esse óleo nas mechas do cabelo ainda úmido, deixar agir por 20 minutos e depois lavar o cabelo normalmente. Essa hidratação pode ser feita duas vezes por semana para obter melhores resultados.

3. Óleo de abacate

O óleo de abacate é rico em vitamina E, catequinas e ômega 3, nutrientes que combatem os radicais livres e diminuem a perda de água, fortalecendo  e melhorando a hidratação e a maciez dos cabelos.

Como usar: aplicar algumas gotas de óleo de abacate nem todo o cabelo e couro cabeludo limpo e massagear com as pontas dos dedos. Deixar agir por 20 minutos e lavar os cabelos normalmente com shampoo e condicionador.

4. Óleo de argan

​O óleo de argan é ótimo para ser usado em cabelos secos, quimicamente tratados e danificados pois ele possui propriedades hidratantes, deixando os fios sedosos, macios, brilhantes, hidratados e sem frizz. Conheça mais sobre o óleo de argan.

Esse óleo é rico em vitaminas A, D e E, antioxidantes e ácidos graxos, nutrientes que atuam na estrutura do fio de cabelo, nutrindo os fios de forma eficaz e duradoura.

Como usar: esse óleo pode ser usado puro, como um finalizador, aplicando-se diretamente nos fios de cabelo limpos, secos ou molhados.

5. Óleo de macadâmia

O óleo de macadâmia é rico em vitaminas, antioxidantes e ômegas, sendo, por isso, uma boa opção para hidratar os cabelos, diminuir o frizz e prevenir o aparecimento de pontas duplas. Conheça mais sobre o óleo de macadâmia.

Como usar: o óleo de macadâmia pode ser usado em umectação noturna e, para isso, basta aplicar esse óleo sobre os cabelos secos, mecha por mecha, massageando bem. Depois, enrolar os cabelos em um tecido de algodão, como uma camiseta, ou uma touca de cetim, para proteger a roupa de cama.

Ao acordar, deve-se lavar os cabelos normalmente com shampoo e condicionar, e deixar secar naturalmente.

6. Óleo de amêndoa doce

O óleo de amêndoa doce pode ser usado para hidratar e melhorar o brilho dos cabelos secos e quebradiços, por ser rico em vitamina E e vitamina A. Veja outros benefícios do óleo de amêndoa doce.

Como usar: para usar esse óleo, basta aplicar algumas gotas do óleo de amêndoa doce em todo o comprimento dos cabelos, mecha por mecha, massageando bem. Deixar agir por 20 minutos e, depois, lavar com o shampoo e condicionador de preferência.

7. Óleo de alecrim

O óleo de alecrim pode ser indicado para estimular o crescimento dos cabelos e também para combater a caspa e a oleosidade, devido às suas propriedades antifúngicas, estimulantes e anti-inflamatórias.

Como usar: para usar esse óleo, pode-se diluir 5 gotas de óleo de alecrim em 1 colher (de sopa) de óleo vegetal (coco, abacate ou rícino) e aplicar diretamente no couro cabeludo limpo, massageando bem com as pontas dos dedos e deixando agir por 15 minutos. Após, basta lavar os cabelos normalmente com shampoo e condicionador.

8. Óleo de melaleuca

Por ter ação antifúngica e antimicrobiana, o óleo de melaleuca é eficaz no tratamento da caspa e seborreia, melhorando a saúde do couro cabeludo, aliviando a coceira e favorecendo o crescimento dos cabelos. Conheça mais sobre o óleo de melaleuca.

Como usar: para obter os benefícios desse óleo, basta diluir 5 gotas de óleo de melaleuca em 1 colher (de sopa) de óleo vegetal (coco, rícino ou abacate). Com os cabelos limpos, aplicar essa mistura no couro cabeludo, massagear bem com as pontas dos dedos e deixar agir por 20 minutos. Após, lavar os cabelos com shampoo e condicionador.

Receitas com óleos para o cabelo

Os óleos podem ser usados no cabelo sozinhos ou junto com outros produtos para potencializar o seu efeito.

1. Shampoo de ervas anticaspa

O vinagre e os óleos essenciais de eucalipto, alecrim e melaleuca têm propriedades antimicrobianas e ajudam a limpar e a tratar o couro cabeludo.

Ingredientes:

  • 1 colher (de sopa) de vinagre;
  • 15 gotas de óleo essencial de eucalipto;
  • 15 gotas de óleo essencial de alecrim;
  • 10 gotas de óleo essencial de melaleuca;
  • 60 mL de shampoo natural sem aroma.
  • 60 mL de água.

Modo de preparo:

Num pote, misturar o vinagre com todos os óleos e agitar bem. Em seguida, adicionar o shampoo natural e a água, e voltar a agitar até formar uma mistura homogênea. Com os cabelos molhados, aplicar essa mistura sobre o couro cabeludo e os fios, massageando bem. Deixar agir por 5 minutos, enxaguar e aplicar o condicionador de preferência.

2. Emplastro de mel

O mel, as gemas de ovos e o óleo de amêndoa criam um tratamento nutritivo e hidratante para o cabelo danificado.

Ingredientes:

  • 2 colheres (de sopa) de mel;
  • 1 colher (de sopa) de óleo de amêndoa;
  • 1 gema de ovo;
  • 3 gotas de óleo essencial de alecrim;
  • 3 gotas de óleo essencial de lavanda.

Modo de preparo:

Num pote, misturar bem o mel, o óleo de amêndoa e a gema de ovo. Depois, adicionar os óleos essenciais de alecrim e alfazema. Umedecer os cabelos com água morna ou fria e aplicar esta mistura no cabelo, massageando bem com os dedos e, em seguida, cobrir o cabelo com uma touca de plástico, deixando atuar por 30 minutos. Depois, deve-se lavar bem o cabelo com shampoo e condicionador.

3. Shampoo para queda de cabelo

Esse shampoo natural com óleos vegetais e essenciais estimula o crescimento dos cabelos.

Ingredientes:

  • 250 ml de shampoo natural sem aroma;
  • 30 gotas de óleo essencial de alecrim;
  • 30 gotas de óleo de rícino;
  • 10 gotas de óleo essencial de lavanda.

Modo de preparo:

Misturar o shampoo natural com os óleos numa garrafa de plástico. Umedecer os cabelos e aplicar uma pequena quantidade desse shampoo no couro cabeludo, massageando bem e deixando agir por cerca de 3 minutos. Após, enxaguar bem com água e usar o condicionador de preferência.

Vídeos relacionados

Vitamina poderosa para QUEDA DE CABELO

15:27 | 2.458.773 visualizações

Como acabar com a CASPA de vez!

07:17 | 393.009 visualizações

Benefícios do ÓLEO DE COCO e como usar

05:50 | 174.270 visualizações

ALIMENTOS QUE FAZEM O CABELO CRESCER | Tati Comenta #25

03:14 | 120.517 visualizações

Vitamina para fortalecer o cabelo

03:24 | 971.447 visualizações