Olheiras são manchas escuras na pele logo abaixo dos olhos, e podem ser amarronzadas, azuladas ou arroxeadas, e causadas por fatores genéticos, exposição ao sol, cansaço, dermatites ou alergias.
As olheiras são uma condição bastante comum e surgir devido a produção excessiva de melanina que é o pigmento que dá cor à pele ou maior visibilidade dos vasos sanguíneos na região.
Para tirar as olheiras, deve-se consultar o dermatologista para identificar o tipo de olheira e, assim, ser indicado o tratamento mais adequado, que envolve aplicação de compressas frias ou procedimentos estéticos.
10 causas de olheiras
As principais causas de olheiras são:
1. Predisposição genética
As olheiras podem ser causadas por predisposição genética, sendo comum de ocorrer em pessoas que têm histórico familiar de olheiras.
Nesses casos, as olheiras podem surgir ainda na infância, e desaparecer ficando mais claras na vida adulta ou ficar mais escuras.
O que fazer: pode-se aplicar creme para olheiras indicado pelo dermatologista, que também pode fazer o preenchimento de olheiras com ácido hialurônico, por exemplo.
Além disso, é recomendado aplicar protetor solar diariamente e beber bastante água para hidratar a pele para evitar a piora das olheiras.
2. Cansaço
O cansaço, principalmente por dormir poucas horas à noite, pode deixar a pele do rosto mais pálida.
Isso resulta em vasos sanguíneos mais visíveis na região abaixo dos olhos e olheiras arroxeadas ou azuladas.
Leia também: Por que precisamos dormir bem? tuasaude.com/por-que-precisamos-dormirO que fazer: aplicar compressas frias nas olheiras pode provocar um estreitamento dos vasos sanguíneos na região, deixando as olheiras menos aparentes.
Além disso, é importante dormir pelo menos 8 a 9 horas por noite, criando uma rotina de dormir e evitar estímulos excessivos antes de dormir. Veja outras dicas de como dormir bem.
3. Envelhecimento
O envelhecimento natural do corpo pode provocar perda de gordura na região abaixo dos olhos, deixando os vasos sanguíneos mais visíveis.
Isso pode resultar em olheiras profundas e escuras.
O que fazer: o tratamento é feito pelo dermatologista, caso as olheiras provoquem desconforto estético, podendo ser indicado o preenchimento com ácido hialurônico ou carboxiterapia, por exemplo.
Leia também: Carboxiterapia para olheiras: como funciona e cuidados necessários tuasaude.com/carboxiterapia-para-olheiras4. Desidratação
A desidratação pode causar olheiras, olhos fundos, pele ressecada, boca seca, câimbras, dor de cabeça ou tontura, por exemplo. Saiba identificar os sintomas de desidratação.
Geralmente, as olheiras por desidratação surgem a pele abaixo dos olhos fica mais fina, deixando o osso em volta dos olhos mais evidente, provocando olheiras profundas.
A desidratação pode ser causada pelo baixo consumo de água ou até por condições de saúde que causam diarreia ou vômitos intensos.
O que fazer: deve-se manter o corpo hidratado, bebendo pelo menos 2L de líquidos por dia, que podem ser feitos através da ingestão de água, chás, sucos, leite e sopa, por exemplo.
Caso a desidratação seja causada por problemas de saúde, é importante tomar o soro caseiro e, nos casos mais graves, pode ser recomendada a aplicação de soro na veia no hospital.
5. Alergias
As alergias, como a rinite alérgica, além de causar congestão nasal e espirros constantes, pode afetar a circulação sanguínea na região abaixo dos olhos e provocar olheiras.
O que fazer: é importante evitar o contato com as substâncias que causam a alergia. Além disso, o médico pode indicar o uso de remédios para alergia, como desloratadina ou cetirizina, por exemplo, caso seja necessário.
6. Exposição ao sol
A exposição excessiva ao sol pode estimular a produção de melanina, que é o pigmento que dá cor à pele, e causar olheiras marrons ou escuras.
O que fazer: deve-se aplicar protetor solar com no mínimo FPS 30 diariamente, mesmo em dias nublados.
Em alguns casos, o dermatologista pode indicar o uso de cremes clareadores para olheiras ou tratamentos com peeling químico ou laser, por exemplo.
Leia também: Creme para olheiras: como escolher o melhor tuasaude.com/creme-para-olheiras7. Dermatites
As dermatites, como a dermatite atópica ou a dermatite de contato, podem provocar a dilatação dos vasos sanguíneos na região abaixo dos olhos.
Isso pode deixar esses vasos sanguíneos mais visíveis e provocar olheiras azuladas ou arroxeadas.
O que fazer: deve-se fazer o tratamento da dermatite conforme orientação do dermatologista, além de poder ser indicado a aplicação de compressas frias nas olheiras.
Leia também: 7 remédios caseiros para olheiras (e como fazer) tuasaude.com/remedio-caseiro-para-olheiras8. Anemia ferropriva
A anemia ferropriva, causada pela deficiência de ferro, pode causar olheiras devido a diminuição dos níveis de oxigênio no sangue e da pele mais pálida, deixando os vasos sanguíneos mais visíveis.
Outros sintomas da anemia ferropriva são fraqueza, desânimo ou cansaço fácil.
O que fazer: deve-se fazer o tratamento da anemia, conforme orientação do hematologista, e geralmente envolve o uso de suplementos de ferro e uma alimentação rica em ferro. Veja como fazer uma alimentação rica em ferro.
9. Uso de remédios
O uso de alguns remédios, como o colírio latanoprosta para o tratamento do glaucoma, pode provocar aumento da pigmentação da pele e olheiras.
O que fazer: deve-se consultar o oftalmologista responsável pelo tratamento do glaucoma, para verificar a possibilidade de trocar para outro colírio que não cause as olheiras. De forma alguma, deve-se interromper o tratamento po conta própria.
Em alguns casos, o dermatologista pode indicar tratamentos estéticos, como laser, para ajudar a clarear a pele.
Leia também: 7 tratamentos estéticos para olheiras tuasaude.com/tratamento-para-olheiras10. Hábito de fumar
O hábito de fumar também pode causar má circulação sanguínea, o que leva a uma dilatação dos vasos sanguíneos em todos o corpo, inclusive na região abaixo dos olhos.
Isso pode provocar o surgimento de olheiras avermelhadas ou arroxeadas.
O que fazer: pode-se aplicar compressas frias nas olheiras, para contrair os vasos sanguíneos, melhorando a aparência das olheiras.
Além disso, é fundamental parar de fumar adotando estratégias como fazer atividades prazerosas que distraiam a mente o usando remédios para parar de fumar indicados pelo clínico geral. Veja como parar de fumar.
11. Consumo de bebidas alcoólicas
O consumo excessivo e/ou frequente de bebidas alcoólicas pode causar desidratação no corpo e surgimento de olheiras.
O que fazer: deve-se evitar consumir bebidas alcoólicas em excesso ou com frequência.
Além disso, deve-se manter o corpo hidratado bebendo pelo menos 8 copos de água por dia, para evitar a desidratação e o surgimento de olheiras.
Tipos de olheiras
Os principais tipos de olheiras são:
1. Olheiras hiperpigmentadas
As olheiras hiperpigmentadas podem surgir devido ao aumento da produção de melanina pela pele, resultando em olheiras marrons ou escuras abaixo dos olhos.
Esse tipo de olheira normalmente é causada por fatores genéticos ou exposição excessiva ao sol, por exemplo.
2. Olheiras vasculares
As olheiras vasculares são causadas por vasos sanguíneos visíveis na região abaixo dos olhos, devido a má circulação ou cansaço, por exemplo, provocando olheiras azuladas ou arroxeadas.
Além disso, a fragilidade aumentada dos vasos sanguíneos, pode resultar no extravasamento de hemossiderina na pele, e provocar as olheiras.
3. Olheiras estruturais
As olheiras estruturais podem ser causadas pelo formato das estruturas ósseas da face provocando sombras na região abaixo dos olhos, resultando em olheiras profundas e escuras.
Geralmente esse tipo de olheira tem causas genéticas, mas também pode ocorrer devido a perda de gordura na região abaixo dos olhos com o envelhecimento natural do corpo.
4. Olheiras mistas
As olheiras mistas são uma mistura dos outros tipos de olheiras, causada pelo excesso de melanina na pele, vasos sanguíneos visíveis na região abaixo dos olhos e alterações estruturais.
Como tirar olheiras
Algumas formas para tirar olheiras são aplicar compressas frias ou um saquinho de chá de camomila sobre as olheiras, por exemplo.
Além disso, outras formas de tirar as olheiras é a realização de tratamentos estéticos realizados pelo dermatologista, como cremes ara olheiras, laser ou preenchimento de olheiras com ácido hialurônico.
Leia também: Como tirar olheiras: opções de tratamento caseiro e estético tuasaude.com/como-tirar-olheirasAssista o video a seguir com mais dicas de como tirar as olheiras: