O olho irritado pode ser causado por diversos fatores, como alergias, conjuntivite, presença de um corpo estranho, uso de lentes de contato ou devido a condições como blefarite ou síndrome do olho seco.
De acordo com a causa dessa condição, a pessoa com o olho irritado também pode apresentar outros sintomas, como vermelhidão, coceira, dor, inchaço, visão turva ou sensação de queimação.
Leia também: Olho vermelho: 13 causas comuns e o que fazer tuasaude.com/olho-vermelhoNa presença de dor, alterações na visão, inchaço nos olhos e/ou dor de cabeça, é indicado consultar o oftalmologista para fazer uma avaliação completa e indicar o tratamento adequado, que pode ser feito com o uso de colírios, pomadas e, em alguns casos, cirurgia.

O que pode ser o olho irritado
Algumas das possíveis causas de olho irritado são:
1. Conjuntivite
A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, que é a membrana que reveste a parte branca dos olhos e o interior das pálpebras, causando sintomas como olho irritado e vermelho, coceira, dor, inchaço, excesso de lágrimas ou até pus.
Muitos tipos desta condição podem causar irritação nos olhos, como conjuntivite bacteriana, viral, alérgica ou gonocócica, por exemplo. Conheça melhor sobre os tipos de conjuntivite.
O que fazer: em casos de suspeita de conjuntivite, é recomendado consultar o oftalmologista para fazer o diagnóstico correto.
O tratamento da conjuntivite varia conforme o tipo desta inflamação, podendo incluir a aplicação de compressas frias no local, o uso de colírios ou pomadas contendo antialérgicos, antibióticos ou corticoides, por exemplo.
2. Corpo estranho
O olho irritado é um dos possíveis sintomas da presença de um corpo estranho ou cisco nos olhos.
O corpo estranho nos olhos, como cisco ou grão de areia, pode também provocar sintomas como olho lacrimejando, vermelhidão, diminuição da visão e dor.
O que fazer: em casos de pequenos corpos estranhos, é aconselhado lavar os olhos com água corrente ou soro fisiológico para ajudar a eliminar o corpo estranho. Deve-se evitar esfregar os olhos ou colocar os dedos no globo ocular, para evitar rasgos ou infecção.
Já se o corpo estranho for grande, de metal ou vidro, por exemplo, é importante procurar um atendimento médico de urgência, onde o tratamento poderá incluir o uso de antibióticos e cirurgia.
3. Lentes de contato
O uso inadequado de lentes de contato pode causar inflamações e infecções, provocando olho irritado, além de vermelhidão, coceira, dor e , em alguns casos, úlcera e ceratite.
O que fazer: é recomendado trocar as lentes e usar um colírio lubrificante, conforme a indicação do oftalmologista, e seguir as recomendações de higiene, tempo máximo de uso das lentes e o prazo de validade do produto.
Se o sintoma persistir, deve-se consultar o oftalmologista para avaliar a possível causa da irritação e indicar o tratamento adequado.
Leia também: Lentes de contato: o que são, para que servem, tipos e como limpar tuasaude.com/lente-de-contato4. Alergia
O olho irritado é um dos possíveis sintomas de alergia ocular, uma condição que pode surgir devido ao uso de maquiagem fora do prazo de validade, contato com pelo de animais ou poeira, ou exposição à fumaça de cigarro, por exemplo.
A alergia nos olhos também pode causar sintomas como olhos vermelhos, sensação de ardência, coceira, olhos lacrimejando, inchaço, dor nos olhos e maior sensibilidade à luz.
O que fazer: é aconselhado evitar o contato com as substâncias que tenham causado a alergia.
Além disso, o uso de lágrimas artificiais, colírios contendo corticoides, anti-histamínicos e/ou lubrificantes também podem ser indicados pelo médico para aliviar os sintomas.
Aplicar compressas, molhando uma gaze limpa em água fria ou soro fisiológico, e passando no olho, no sentido da parte interna próxima do nariz para fora, também ajuda a aliviar os sintomas.
5. Síndrome do olho seco
A síndrome do olho seco é uma deficiência na produção ou evaporação excessiva da lágrima, causando sintomas, como olho irritado e vermelho, coceira intensa e sensação de queimação, picada ou de cisco nos olhos, por exemplo.
O que fazer: na suspeita desta condição, é aconselhado consultar o oftalmologista, que poderá indicar o uso de lágrimas artificiais e/ou colírios, a aplicação de compressas mornas e o uso de suplementos alimentares, como ômega 3 e vitamina A, por exemplo.
Leia também: Síndrome do olho seco: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/sindrome-do-olho-seco6. Herpes ocular
Uma possível causa do olho irritado é a herpes ocular, ou herpes no olho, uma infecção causada pelo vírus Herpes simplex tipo 1 ou 2, que pode provocar inflamação nas pálpebras, conjuntiva, íris, retina ou córnea.
Outros possíveis sintomas da herpes no olho incluem coceira, inchaço, vermelhidão, lacrimejamento excessivo ou visão embaçada.
O que fazer: após a confirmação do diagnóstico, o oftalmologista pode indicar o uso de colírios ou pomadas contendo antivirais e antibióticos, colírios com corticoides, e comprimidos antivirais, como aciclovir ou valaciclovir.
7. Pomadas modeladoras
As pomadas modeladoras usadas para fixar os cabelos, podem escorrer para a vista, ao molhar os cabelos com suor ou água, por exemplo, causando olho irritado e vermelho, dor, visão turva e cegueira temporária.
Esses sintomas podem surgir principalmente ao usar pomadas contendo metilcloroisotiazolinona e/ou metilisotiazolinona, que são compostos químicos tóxicos para a pele e mucosas.
O que fazer: é importante lavar os olhos com água corrente por pelo menos 15 minutos e, em seguida, procurar um atendimento médico de urgência.
8. Blefarite
A blefarite é a inflamação nas bordas das pálpebras que causa o surgimento de sintomas como olho irritado, remelas, crostas, vermelhidão e pálpebra inchada.
Esta inflamação é comum e pode surgir em pessoas de qualquer idade, devido a uma alteração nas glândulas de Meibomius, que é a responsável por manter o equilíbrio da umidade dos olhos.
O que fazer: na presença de sintomas indicativos de blefarite, é aconselhado consultar o oftalmologista, para fazer o diagnóstico e indicar o tratamento adequado.
O tratamento pode ser feito com massagens nas pálpebras e aplicação de compressas mornas para amolecer os resíduos e promover a dilatação das glândulas de Meibomius.
O médico também pode recomendar o uso de colírios e/ou pomadas com antibiótico ou corticoide, lubrificantes oculares ou lágrimas artificiais e comprimidos antibióticos e antivirais.
9. Extensão de cílios
A extensão de cílios ou cílios postiços pode causar alergia aos materiais usados na técnica ou complicações, como inflamações e traumatismos.
Nestes casos, a pessoa pode apresentar sintomas como olho irritado, vermelhidão, coceira, presença de secreção, sensação de ardência e dor na região, por exemplo.
Já nos casos mais graves, a pessoa pode apresentar úlceras severas, derrame ocular e comprometimento da visão.
O que fazer: é recomendado consultar o oftalmologista para fazer uma avaliação e prescrever o tratamento adequado, que pode incluir a retirada dos cílios e o uso de pomadas e colírios.
Leia também: Extensão de cílios: o que é, como é feita e cuidados tuasaude.com/extensao-de-ciliosColírio para olho irritado
Alguns colírios que podem ser indicados para o olho irritado são:
- Colírio lubrificante, ou lágrima artificial, que pode conter carboximetilcelulose, carmelose sódica ou hipromelose;
- Colírio antibiótico, como sulfato de neomicina, sulfato de polimixina B ou moxifloxacino;
- Colírio anti-inflamatório, que contém cetorolaco de trometamina, diclofenaco sódico ou nepafenaco, por exemplo;
- Colírio antialérgico, como cloridrato de epinastina, fumarato de cetotifeno ou alcaftadina.
Outros colírios para olho irritado incluem os com ação anestésica, descongestionante ou para o tratamento de glaucoma.
No entanto, o colírio para olho irritado deve ser feito somente com a indicação do oftalmologista, de acordo com a causa deste sintoma.
Leia também: Tipos de colírio: antialérgicos, lubrificantes, antibióticos (e mais) tuasaude.com/colirio