Boswellia serrata: para que serve, como usar e efeitos colaterais

Evidência científica

Boswellia serrata é uma planta medicinal muito usada na medicina ayurveda para o tratamento da artrite reumatoide, artrose, asma ou doenças inflamatórias intestinais, devido seus efeitos anti-inflamatórios.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Clínico Geral perto de você! Parceria com Buscar Médico

A parte normalmente utilizada dessa planta medicinal, também conhecida como olíbano ou frankinsense, é a resina para extrair o seu óleo essencial ou preparar o extrato e usar na forma de cápsulas.

Leia também: Ayurveda: o que é, para que serve e como é feita tuasaude.com/ayurveda

A Boswellia serrata pode ser comprada em algumas lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação e deve ser usada somente com indicação médica ou do fitoterapeuta.

Este conteúdo é informativo e não substitui o aconselhamento médico. Não interrompa qualquer tratamento sem orientação adequada.
Resina da Boswellia serrata

Para que serve

A Boswellia serrata é indicada para:

1. Aliviar a artrite reumatoide

A Boswellia serrata é rica em ácido boswelico com forte ação anti-inflamatória natural e reguladora da ação do sistema imunológico, podendo ser usada pra auxiliar no tratamento da artrite reumatoide, pois ajuda a aliviar a dor e o inchaço nas articulações.

2. Combater a dor da artrose

Devido sua ação anti-inflamatória potente, a Boswellia serrata também pode ajudar no tratamento da artrose, aliviando a dor e o inchaço e melhorando a capacidade física para caminhar, por exemplo.

4. Aliviar doenças inflamatórias intestinais

Devido sua potente ação anti-inflamatória, a Boswellia serrata pode ajudar a reduzir a inflamação dos intestinos nos casos de doenças inflamatórias intestinais, como doença de Crohn ou colite ulcerativa.

4. Combater problemas respiratórios

A Boswellia serrata pode ajudar combater problemas respiratórios, como asma, bronquite, tosse ou pneumonia, pois tem ação anti-inflamatória que reduz a produção de substâncias inflamatórias, como os leucotrienos, promovendo o relaxamento dos brônquios.

Além disso, como regula o sistema imunológico a Boswellia serrata pode ajudar a reduzir a resposta do organismo à substâncias alergênicas, que muitas vezes são responsáveis por desencadear a asma.

5. Auxiliar no tratamento da COVID-19

O ácido boswelico presente na Boswellia serrata pode ajudar a combater a COVID-19 por inibir a 5-lipoxigenase e os leucotrienos, que são substâncias inflamatórias.

Além disso, a Boswellia serrata tem ação antioxidante, que evita o estresse oxidativo causado pelo coronavírus, e imunomoduladora, melhorando a resposta do sistema imune para combater o SARS-CoV-2.

No entanto, ainda são necessários mais estudos que comprovem esse benefício.

6. Controlar a diabetes

Devido à sua ação anti-inflamatória contra doenças crônicas, a Boswellia serrata também tem mostrado benefícios para a prevenção e tratamento da diabetes tipo 2 e à resistência à insulina.

Além disso, essa planta medicinal tem efeitos antioxidantes que ajudam a evitar o estresse oxidativo nas células do pâncreas e a melhorar a produção de insulina, o que ajuda a reduzir os níveis de açúcar no corpo.

7. Acelerar a cicatrização de feridas

A Boswellia serrata quando usada na forma de óleo essencial, ode ajudar a acelerar a cicatrização de feridas, devido suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e imunomoduladoras.

Como usar

A Boswellia serrata pode ser usada na forma de cápsulas feito com o extrato dessa planta medicinal ou na forma de óleo essencial.

1. Boswellia serrata cápsulas

A Boswellia serrata pode ser encontrada na forma de cápsulas, em farmácias de manipulação ou lojas de produtos naturais, preparados com o extrato seco dessa planta medicinal, contendo de 300 mg a 1000 mg por cápsula.

Geralmente, são indicadas doses de 300 mg, 3 vezes por dia, para o tratamento da asma, colite, artrite reumatoide ou osteoartrite, em adultos.

As doses podem variar de acordo com a quantidade de Boswellia serrata na composição das cápsulas e, por isso, seu uso deve ser feito apenas com orientação do médico ou de um profissional com experiência em plantas medicinais, com doses individualizadas.

2. Óleo essencial de Boswellia serrata

O óleo essencial de Boswellia serrata pode ser usado para reduzir a inflamação das articulações, nos casos de artrite reumatoide ou artrose, além de acelerar a cicatrização de feridas.

Ingredientes

  • 1 a 3 gotas de óleo essencial de Boswellia serrata;
  • 5 mL de óleo de côco.

Modo de preparo

Misturar os ingredientes e aplicar sobre a pele na articulação afetada ou na ferida, 1 vez ao dia, massageando suavemente. Lavar as mãos em seguida e evitar contato com olhos, nariz, boca e ouvidos.

Antes de usar o óleo essencial de Boswellia serrata, deve-se verificar se a pessoa não apresenta reação alérgica ao óleo de boswellia.

Para isto, deve-se aplicar a mistura em uma pequena área na pele. Se a pele ficar irritada, vermelha ou coçando, deve-se enxaguar a pele e retirando o óleo com água e sabão imediatamente e não se deve usar o óleo de boswellia.

Possíveis efeitos colaterais

A Boswellia serrata é geralmente bem tolerada quando usada por via oral em doses de até 1000 mg por dia, durante no máximo 6 meses.

No entanto, mesmo nas doses recomendadas pode causar efeitos colaterais como náusea, diarreia, dor de estômago, azia, dor de cabeça ou coceira.

Além disso, a Boswellia serrata tem efeitos natriuréticos, ou seja, aumenta a eliminação de sódio e urina, o que pode, mesmo em doses terapêuticas, causar síndrome de secreção inadequada de hormônio antidiurético, convulsão ou rabdomiólise. Saiba identificar os sintomas de rabdomiólise.

Quem não deve usar

A Boswellia serrata não deve ser usada durante a gravidez porque pode promover a contração uterina, que pode levar ao aborto.

Também não foi estabelecida a segurança dessa planta em crianças e mulheres que estejam amamentando, por isso, o mais seguro é não usar esta planta em crianças com menos de 12 anos e durante a lactação.