Oligospermia: o que é, causas e tratamento

A oligospermia é a baixa quantidade de espermatozoides no sêmen, o que interfere diretamente na fertilidade do homem. A diminuição da quantidade de espermatozoides pode ser consequência de infecções sexualmente transmissíveis, alterações genéticas e/ ou hormonais, uso de anabolizantes ou ser devido a maus hábitos de vida.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Urologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

É importante que o o urologista seja consultado, principalmente quando se está tentando engravidar, para verificar a quantidade e qualidade dos espermatozoides produzidos pelo homem.

O tratamento da oligospermia deve ser orientado pelo médico de acordo com a causa, podendo ser indicado o uso de medicamentos, mudança nos hábitos de vida e alimentares ou realização de cirurgia, em alguns casos.

Imagem ilustrativa número 1

Principais causas

As principais causas de oligospermia são:

  • Infecções sexualmente transmissíveis;
  • Alterações genéticas que interferem nos cromossomos sexuais;
  • Efeito colateral de medicamento;
  • Uso de anabolizantes;
  • Alterações hormonais;
  • Obesidade;
  • Dilatação das veias do testículo, chamada varicocele.

Além disso, a produção de espermatozoides pode ser influenciada por hábitos de vida, como sedentarismo, alimentação rica de gordura e consumo frequente de bebidas alcoólicas, por exemplo.

Como confirmar

A oligospermia é confirmada pelo urologista a partir da realização do espermograma, que é o exame laboratorial que avalia a quantidade de espermatozoides e as suas características. Assim, é indicativo de oligospermia quando a quantidade de espermatozoides é menor que 15 milhões por mL ou 39 milhões por volume total de sêmen. Veja como entender o resultado do espermograma.

O médico pode também recomendar a realização de outros exames laboratoriais, principais dosagem de testosterona, LH e FSH, para verificar investigar a causa da diminuição da produção de espermatozoides.

Marque uma consulta com o urologista mais próximo, usando a ferramenta a seguir, para verificar a necessidade de realizar o espermograma.

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Como é feito o tratamento

O tratamento da oligospermia é orientado pelo urologista de acordo com a causa. Assim, caso a diminuição de espermatozoides aconteça devido a infecções, pode ser indicado o uso de antibióticos de acordo com o agente infeccioso responsável.

Nos casos de varicocele, inicialmente pode ser indicado pelo médico o uso de medicamentos que aliviam os sintomas. No entanto, em alguns casos, pode ser necessário realizar cirurgia para tratar a condição.

Caso a oligospermia seja consequência de alterações hormonais e/ ou uso de anabolizantes, o médico deve avaliar a quantidade de hormônios circulantes e, assim, indicar a reposição hormonal ou o uso de medicamentos que ajudem a regular a concentração hormonal.

É também importante ter bons hábitos alimentares e de vida, sendo recomendado que o homem pratique atividade física regularmente, evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e tenha uma alimentação saudável e equilibrada. Veja mais dicas do que fazer para aumentar o sêmen.