O que é:
A ondansetrona é um antiemético indicado para prevenção ou tratamento de náuseas e vômitos em geral, especialmente quando causados por quimioterapia, radioterapia ou pós-operatório de cirurgias, por exemplo.
Esse remédio, também conhecido como cloridrato de ondansetrona ou cloridrato de ondansetrona diidratado, age bloqueando os efeitos da serotonina, que pode estimular o reflexo do vômito. Assim, a ondansetrona ajuda a controlar as náuseas e vômitos.
A ondansetrona deve ser usada com indicação médica, podendo ser encontrada em farmácias na forma de comprimidos de 4 mg ou 8 mg, com os nomes Vonau, Nausedron, Volig ou Listo, ou ainda na forma de injeção aplicada em hospitais.
Para que serve
A ondansetrona é indicada para prevenir ou tratar náuseas e vômitos causados por:
- Quimioterapia;
- Radioterapia;
- Cirurgias.
A ondansetrona deve ser usada com indicação do oncologista ou cirurgião, com doses individualizadas, sendo importante ter o acompanhamento médico regular.
Se deseja acompanhamento de um oncologista, agende uma consulta na região mais próxima:
Como usar
A forma de usar a ondansetrona varia de acordo com sua apresentação, que inclui:
1. Ondansetrona comprimidos orodispersíveis
O comprimido orodispersível de ondansetrona deve ser removido da embalagem e colocado imediatamente na ponta da língua para que se dissolva em segundos e seja engolido, não sendo necessário ingerir o remédio com líquidos.
É importante deixar o comprimido dissolver na boca sem mastigar, não devendo ser engolido inteiro.
As doses da ondansetrona comprimidos orodispersíveis são:
O comprimido orodispersível de ondansetrona 4 mg pode ser usado por crianças a partir dos 2 anos. Para crianças com mais de 11 anos e adultos, pode-se utilizar o comprimido de ondansetrona 8 mg.
2. Ondansetrona comprimido revestido
Os comprimidos revestidos de ondansetrona devem ser tomados por via oral, com um copo de água.
A posologia da ondansetrona comprimidos revestidos é:
As doses da ondansetrona podem ser alteradas pelo médico, de acordo com a intensidade e gravidade dos sintomas.
Os comprimidos revestidos de ondansetrona não devem ser usados por crianças com menos de 12 anos, ou que não consigam engolir o comprimido.
3. Ondansetrona injetável
A ondansetrona injetável deve ser aplicada diretamente na veia ou no músculo pelo enfermeiro, no hospital, sob supervisão médica.
As doses normalmente indicadas para adultos são de 8 a 16 mg aplicada na veia, ou 8 mg por via intramuscular, imediatamente antes da quimioterapia.
Para crianças com mais de 1 mês de idade ou adolescentes até 17 anos, as doses da ondansetrona devem ser calculadas pelo médico, de acordo com a superfície corporal.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns da ondansetrona são diarreia, prisão de ventre, dor de cabeça, tontura ou cansaço excessivo.
Além disso, a ondansetrona pode causar reações alérgicas graves, com sintomas como dificuldade para respirar, dor no peito, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto, ou urticária. Nesses casos deve-se procurar o pronto-socorro imediatamente. Saiba identificar os sintomas de reação alérgica.
No caso da ondansetrona injetável, como o uso é feito em hospitais no caso de surgimento de reação alérgica, o tratamento é imediato.
Quem não deve usar
A ondansetrona não deve ser usada por pessoas em tratamento com apomorfina, um remédio indicado para disfunção erétil pois pode causar queda da pressão arterial e perda da consciência ou desmaios.
Esse remédio também não deve ser usado por pessoas que tenham alergia à ondansetrona ou ou outros antieméticos como dolasetrona, granisetrona ou palonosetrona, por exemplo
A ondansetrona não deve ser usada no primeiro trimestre da gravidez, pois pode causar malformações no bebê. Nos outros trimestres da gestação, o uso da ondansetrona deve ser feito somente somente se recomendado pelo obstetra após avaliação dos benefícios do tratamento para a mulher e dos riscos para o bebê.
Já durante a amamentação, a ondansetrona deve ser usada somente se recomendado pelo médico pois pode passar para o bebê em pequenas quantidades através do leite materno.