O que é
A orquiepididimite é uma inflamação relativamente comum dos testículos e do epidídimo, que é um pequeno canal que coleta e armazena os espermatozóides.
Este tipo de inflamação normalmente acontece como complicação de outras infecções que afetam a região genital, especialmente a caxumba. No entanto, infecções urinárias e infecções sexualmente transmissíveis, como a clamídia ou a gonorreia, também podem provocar uma orquiepididimite.
Quando surgem sintomas que possam indicar uma orquiepididimite, ou outro problema nos testículos, como inchaço, dor e vermelhidão nos testículos, deve-se consultar o urologista para avaliar os sintomas, identificar a causa e iniciar o tratamento mais adequado.
Principais sintomas
Os principais sintomas da orquiepididimite são:
- Dor e inchaço nos testículos;
- Vermelhidão e sensação de calor no saco escrotal;
- Febre;
- Dor ao urinar.
Quando surgem sinais que possam indicar uma orquiepididimite, é importante consultar o urologista para avaliar os sintomas e iniciar o tratamento mais adequado.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da orquiepididimite normalmente é feito pelo urologista através da avaliação dos sintomas e da palpação dos testículos. Além disso, o médico pode ainda pedir exames de sangue e de urina, assim como exames de imagem, como ultrassom da região pélvica, para verificar se existe alguma alteração no testículo ou no epidídimo.
Possíveis causas
A orquiepididimite normalmente aparece como uma complicação de outra infecção que afeta a região genital, como:
- Caxumba;
- Infecção urinária;
- Infecções sexualmente transmissíveis, como clamídia ou gonorreia.
Isso acontece porque os vírus ou bactérias que causam essas infecções são capazes de se deslocar até aos testículos, provocando a inflamação característica da orquiepididimite.
Como é feito o tratamento
O tratamento da orquiepididimite deve ser indicado pelo urologista e, normalmente, varia de acordo com a causa da inflamação, podendo incluir o uso de antibióticos, remédios analgésicos ou anti-inflamatórios, que ajudam a reduzir os sintomas.
Além disso, é recomendado o uso de um aparelho que segura a bolsa escrotal, conhecido por suporte atlético escrotal, que impede que os testículos se movam, reduzindo a dor. A aplicação de bolsas de gelo, de acordo com orientação do médico, pode também ajudar a diminuir a inflamação e a aliviar a dor.