Otite externa é a inflamação da parte mais externa do ouvido que pode causar sintomas como dor no ouvido, coceira, descamação do canal auditivo e diminuição da audição.
Geralmente, a otite externa é mais comum quando se fica muito tempo usando fones de ouvido, devido a alergias ou após ir à praia ou à piscina, devido ao calor e à umidade, que favorecem o desenvolvimento de bactérias e fungos.
Na presença de sinais e sintomas indicativos de otite externa, é importante consultar um otorrinolaringologista para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento mais indicado, que pode envolver o uso de analgésicos, anti-inflamatórios, corticoides e/ ou antibióticos.
Sintomas de otite externa
Os principais sintomas indicativos de otite externa são:
- Dor de ouvido, que pode surgir ao puxar levemente o ouvido;
- Coceira no ouvido;
- Diminuição da audição;
- Descamação da pele do canal auditivo;
- Vermelhidão ou inchaço da orelha;
- Pode haver secreção esbranquiçada.
No caso das crianças, é possível desconfiar de otite quando a criança coloca a mão várias vezes no ouvido, chora muito e fica mais irritada, por exemplo.
É importante consultar o otorrinolaringologista ou o pediatra sempre que surgirem sintomas de otite externa, para que seja feita uma avaliação do ouvido e iniciar o tratamento mais adequado.
Como é feito o diagnóstico
O diagnóstico da otite externa é feito pelo otorrinolaringologista ou pediatra, através da avaliação dos sintomas, sua duração e intensidade, e exame físico do ouvido para identificar sinais de inflamação e/ ou infecção.
Marque uma consulta com o otorrinolaringologista na região mais próxima de você:
Caso os sintomas persistam por algumas semanas mesmo após a realização do tratamento, o médico pode indicar que seja coletada uma pequena amostra do tecido do ouvido para que seja analisada em laboratório, já que pode estar relacionada com uma infecção.
Dessa forma, é possível identificar o agente infeccioso relacionado com essa inflamação e ser iniciado tratamento mais direcionado.
Principais causas
A otite externa pode acontecer como consequência de algumas situações, sendo as principais:
- Calor e umidade, comum após frequentar praia ou piscina, o que facilita a proliferação de bactérias;
- Uso de cotonetes;
- Presença de pequenos objetos no ouvido, o que acontece mais frequentemente em crianças pequenas;
- Uso de próteses auditivas;
- Uso de fones de ouvido;
- Alergia tópica, que pode ser devido a um medicamento em forma de pomada ou creme aplicado no ouvido ou shampoo, por exemplo;
Já a otite externa maligna ou necrosante, é uma forma mais agressiva e grave da infecção, mais comum em pessoas com a imunidade comprometida ou diabéticos descontrolados, que inicia na parte externa da orelha e evolui durante semanas a meses, causando intenso comprometimento do ouvido e fortes sintomas. Nestes casos, pode ser indicado o tratamento com antibióticos mais potentes, por um tempo prolongado de 4 a 6 semanas.
Como é feito o tratamento
O tratamento para otite externa deve ser feito sob a orientação do otorrinolaringologista, pediatra ou clínico geral de acordo com os sintomas apresentados e causa da inflamação.
De forma geral, é indicado o uso de remédios tópicos (em gotas) para promover a limpeza do ouvido, como soro e soluções alcoólicas.
Remédios para otite externa
Dependendo da causa da otite externa, pode ainda ser indicado o uso de outros remédios, como corticoides ou antibióticos, como o Ciprofloxacino, por exemplo. Caso seja verificada perfuração do tímpano, pode ser também indicado o uso de acetato de alumínio 1,2% 3 gotas 3 vezes ao dia, ou de acordo com a orientação médica.
O médico pode também indicar o uso de remédios que ajudem a aliviar a dor e diminuir a inflamação, principalmente no caso dos bebês e das crianças. Confira os principais remédios para otite.
Quanto tempo dura o tratamento
O tempo de tratamento da otite externa pode variar de acordo com a causa. No caso do uso de antibióticos o tratamento dura de 8 a 10 dias, mas quando é usado apenas analgésicos e anti-inflamatórios o tratamento dura de 5 a 7 dias, havendo melhora dos sintomas logo no segundo dia de tratamento.
Opções de tratamento caseiro
Para complementar o tratamento indicado pelo médico, também é importante adotar algumas medidas caseiras para se recuperar mais rápido:
- Evitar limpar o ouvido com os dedos, cotonetes ou tampas de caneta, por exemplo, preferindo limpar somente com a pontinha de uma toalha depois do banho;
- Se for à piscina com frequência usar sempre uma bola de algodão umedecida com um pouquinho de vaselina dentro do ouvido;
- Ao lavar o cabelo, preferir inclinar a cabeça para frente e logo depois enxugar o ouvido.
- Tomar chá de guaco com poejo, porque ajuda a eliminar o catarro, sendo útil para curar a gripe ou resfriado mais rápido. Como as secreções agravam a infecção de ouvido, esta pode ser uma boa estratégia para adolescentes ou adultos.
Se houver descamação ou pus no ouvido pode-se fazer a limpeza da região com a pontinha da toalha limpa molhada em água morna. A lavagem do ouvido não deve ser realizada em casa, porque pode haver perfuração do tímpano, para evitar que a infecção piore.