Otoplastia é a cirurgia plástica das orelhas indicada para corrigir a orelha proeminente, também conhecida como orelha de abano, deformidades ou defeitos congênitos, que podem interferir na autoestima.
Essa cirurgia permite alterar o tamanho, formato e até a posição da orelha de forma permanente, podendo ser feita de forma convencional com cortes maiores, ou com a colocação de fios de sustentação, com pequenos cortes, sendo menos invasiva.
A otoplastia é feita pelo cirurgião plástico em hospitais, com anestesia local ou geral, e a recuperação total leva cerca de 3 meses, sendo importante seguir as recomendações médicas.
Para que serve
A otoplastia tem como objetivo corrigir o aspecto das orelhas, além de deixá-las mais proporcionais em relação ao rosto, pois permite ao médico alterar o tamanho, formato ou a posição das orelhas.
Desta forma, essa cirurgia plástica ajuda a melhorar a autoestima e a qualidade de vida, uma vez que o desconforto estético pode interferir na socialização, especialmente em crianças.
Quando é indicado
A otoplastia é indicada para:
- Orelhas de abano ou orelhas proeminentes;
- Orelhas pequenas e mais afastadas da cabeça, chamada orelha constrita;
- Orelhas muito grandes, chamadas de macrotia;
- Orelhas com tamanhos diferentes;
- Deformidades devido a acidentes ou traumas;
- Defeitos conceitos, como ausência de orelhas.
Além disso, essa cirurgia também pode ser indicada nos casos de rasgos no lóbulo das orelhas ou para correção do resultado não satisfatório de uma otoplastia feita anteriormente.
Essa cirurgia pode ser feita em adultos ou crianças quando a cartilagem das orelhas estão suficientemente estáveis para a realização da cirurgia, o que geralmente é a partir dos 6 anos.
A otoplastia é feita pelo cirurgião plástico após avaliação clínica detalhada das orelhas, de forma a indicar a melhor técnica cirúrgica.
Para uma avaliação completa das orelhas, marque uma consulta com o cirurgião plástico mais próximo de você:
Como se preparar
Para se preparar para a otoplastia é importante esclarecer com o cirurgião plástico todas as dúvidas com relação à cirurgia, assim como os riscos, recuperação e cuidados após o procedimento.
Além disso, deve-se informar todos os remédios que usa com frequência. Em alguns casos, o médico pode recomendar interromper o tratamento com anticoagulantes alguns dias antes da cirurgia, para evitar sangramento.
Deve-se informar também se possui alguma alergia a anestésicos, medicamentos, iodo ou qualquer outro tipo de substância.
É recomendado fazer jejum absoluto de pelo menos 8 horas antes da otoplastia, principalmente nos casos de indicação de sedação ou anestesia geral.
Antes de fazer a otoplastia, também deve-se fazer todos os exames pré-operatórios solicitados pelo médico, para avaliar o estado de saúde geral e o risco de complicações. Confira os principais exames pré-operatórios para cirurgia plástica.
Como é feita a otoplastia
A otoplastia é feita pelo cirurgião plástico no hospital, com anestesia local e se necessário sedação, ou anestesia geral no caso de crianças.
Para realizar a otoplastia o médico deve seguir alguns passos:
- Aplicar o anestésico tópico, deixando agir por alguns minutos. Em alguns casos, pode ser feita sedação com aplicação de remédios na veia, ou anestesia geral no caso de crianças;
- Cobrir os cabelos com uma bandagem e colocar um algodão estéril no canal auditivo externo;
- Realizar a assepsia das orelhas com antissépticos, para evitar infecções;
- Realizar a técnica escolhida para a otoplastia.
Depois de terminar a otoplastia, os cortes são fechados com pontos absorvíveis e é colocado um curativo nas orelhas, que deve permanecer por cerca de 48 horas, conforme orientação médica.
Quantas horas dura uma cirurgia de otoplastia?
O tempo da cirurgia de otoplastia varia de acordo com o tipo de técnica realizada.
Geralmente, a técnica tradicional dura cerca de 2 horas. Já no caso da otoplastia com fios de sustentação, a duração é de cerca de 30 minutos.
Tipos de otoplastia
A otoplastia pode ser feita com técnicas diferentes, sendo as principais
1. Otoplastia convencional
A otoplastia convencional é uma técnica cirúrgica em que o médico faz cortes maiores na parte de trás das orelhas, para modelar a cartilagem e fixá-la na cabeça.
Esse tipo de otoplastia é a mais comum e deixa uma cicatriz praticamente imperceptível.
2. Otoplastia com fios de sustentação
A otoplastia com fios de sustentação, também chamada de otoplastia fechada, é feita com micro furos na pele das orelhas, não necessitando de cortes.
Nessa técnica cirúrgica, os fios de sustentação são colocados pelo médico em locais estratégicos para remodelar a cartilagem e deixar as orelhas mais próximas à cabeça, melhorando o aspecto da orelha proeminente.
Como é a recuperação
Após a otoplastia, as orelhas podem ficar inchadas, vermelhas ou dormentes, o que geralmente desaparece em cerca de 3 semanas.
Algumas pessoas podem ter dor e, por isso, o médico pode indicar o uso de analgésicos ou anti-inflamatórios para reduzir o desconforto.
Normalmente,no caso de adultos, pode-se voltar à rotina normal após 2 a 4 dias, e as crianças, após 1 semana.
Geralmente, a recuperação total da otoplastia é de cerca de 3 meses, devendo-se nesse período seguir os cuidados e as recomendações médicas.
Cuidados após a otoplastia
A recuperação da otoplastia é feita em casa uma vez que a pessoa tem alta no mesmo dia da cirurgia, sendo necessários alguns cuidados, como:
- Manter o curativo por pelo menos 48 horas, conforme orientação médica;
- Tomar os analgésicos ou anti-inflamatórios, indicados pelo médico para aliviar a dor e o desconforto;
- Evitar dormir sobre as orelhas, por pelo menos 45 dias;
- Manter as orelhas sempre limpas e secas;
- Evitar tocar, esfregar, coçar ou cutucar as orelhas;
- Evitar a exposição ao sol por pelo menos 60 dias após o procedimento;
- Evitar exercícios físicos por pelo menos 3 semanas, conforme orientação médica.
Além disso, deve-se usar a faixa de otoplastia nos primeiros 15 dias após a otoplastia, durante 24 horas por dia, retirando apenas para tomar banho.
Após esse período, deve-se continuar usando a faixa de otoplastia por mais 15 dias, somente à noite.
Como limpar a orelha após otoplastia
As orelhas podem ser limpas após a remoção do curativo feito pelo médico, geralmente retirado após 48 horas da otoplastia.
Para fazer a limpeza das orelhas após a otoplastia, deve-se lavar a região com água morna e sabonete neutro, ou sabonete antisséptico recomendado pelo médico.
Após lavar, secar suavemente com uma toalha limpa e seca, mantendo a pele sempre seca, e colocar a faixa de otoplastia.
Possíveis complicações
A otoplastia pode causar complicações como infecções da cartilagem do ouvido ou dos cortes, sangramento, hematomas ou necrose da pele, ou até lesão nos nervos no caso da otoplastia com fios de sustentação.
Durante a cirurgia ainda existe o risco de alergia ao anestésico, que é imediatamente tratada pelo médico.
Além disso, em alguns casos, existe ainda o risco dos resultados da cirurgia não serem satisfatórios, podendo ser necessário uma segunda cirurgia para corrigir os defeitos.
Quando ir ao médico
Deve-se consultar o cirurgião plástico que realizou a otoplastia caso surjam sintomas como:
- Hematomas;
- Dor que piora ou que não melhora com os analgésicos ou anti-inflamatórios;
- Saída de líquido, sangue ou pus nos cortes;
- Febre ou calafrios.
Além disso, deve-se ir ao pronto-socorro caso surjam sintomas como confusão mental, dor no peito ou na perna, ou dificuldade para respirar.