Calculadora da ovulação: saiba quando está ovulando

A calculadora da ovulação é uma forma simples e rápida para identificar o período fértil que é quando existem maiores chances de gravidez.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Ginecologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Nesta fase, se o óvulo for penetrado por um espermatozoide, ocorre a fecundação, marcando o início de uma gravidez. 

Para saber em que dia será sua próxima ovulação, insira os dados na calculadora:

Erro
Erro

Como é calculado o dia da ovulação?

O dia da ovulação acontece no meio do ciclo menstrual da mulher e, dessa forma, é mais fácil de ser calculado em mulheres que têm um ciclo regular.

Isso significa que, se a mulher tiver um ciclo de 28 dias, por exemplo, a ovulação acontecerá por volta do 14º dia. Esse 14º dia é calculado a partir da data do primeiro dia da última menstruação (dia + 14 dias), que marca o início do novo ciclo menstrual.

Uma vez que em cada ciclo, o dia da ovulação pode variar entre 1 a 2 dias, geralmente é mais indicado que a mulher tenha em consideração o período fértil ao invés da data da ovulação. Isso porque, o período fértil é o conjunto de 6 dias que estão ao redor da ovulação e que ajudam a compensar os ciclos em que a ovulação chega mais cedo ou mais tarde.

No caso de mulheres com um ciclo irregular, o dia da ovulação não pode ser identificado com tanta precisão e, por isso, é indicado que seja feito o cálculo do período fértil. Veja como calcular o período fértil no ciclo irregular.

Marque uma consulta com o obstetra mais próximo, usando a ferramenta a seguir, para entender melhor como deve ser feito o cálculo do dia da ovulação:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Ginecologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Possíveis sintomas de ovulação

A ovulação gera alguns sintomas característicos que incluem:

  • Secreção vaginal transparente, viscosa e semelhante à clara de ovo;
  • Ligeiro aumento da temperatura corporal, normalmente cerca de 0,5ºC;
  • Aumento da libido e do apetite;
  • Pode haver dor pélvica, semelhante a uma cólica leve.

Muitos destes sintomas podem passar despercebidos à maior parte das mulheres e, por isso, acabam sendo difíceis de identificar. Veja mais sobre os sintomas de ovulação.

Assim, a melhor forma de saber se a mulher está ovulando é fazendo o cálculo de quando será a próxima ovulação.

É importante lembrar que as mulheres que tomam anticoncepcional não têm ovulação e, consequentemente, não apresentam sintomas, nem podem engravidar.

Ovulação e período fértil são a mesma coisa?

Embora sejam muitas vezes utilizados como sinônimos, ovulação e período fértil não são a mesma coisa.

A ovulação é o dia em que o óvulo maduro é liberado do ovário, estando pronto para ser fecundado.

Já o período fértil é um conjunto de dias que são calculados ao redor do possível dia da ovulação e que marcam o período em que a mulher tem maiores chances de engravidar, uma vez que o óvulo já foi liberado. Ou seja, sem ovulação não existe período fértil.

Qual o melhor período para engravidar?

O melhor período para engravidar é conhecido como "período fértil" e é considerado o conjunto de 3 dias antes e 3 dias depois da ovulação, ou seja, o período entre o 11º e 16º dia após o primeiro dia da última menstruação.

Mulheres que estejam querendo engravidar devem, então, manter relações sexuais desprotegidas nesse período. Já mulheres que estão tentando evitar uma gravidez devem ter cuidado para evitar ter relações desprotegidas nesse período.

Vídeos relacionados

PERÍODO FÉRTIL: Como calcular

03:38 | 2.660.294 visualizações