Oxandrolona é um esteroide sintético, derivado da testosterona, indicado para o tratamento da hepatite alcoólica, má nutrição calórica proteica moderada, falha no crescimento físico ou síndrome de Turner, pois tem propriedades anabolizantes e androgênicas.
Esse remédio muitas vezes é usado como anabolizante para melhorar a performance e favorecer o ganho muscular em atletas. No entanto, esse uso é contraindicado pois pode causar complicações para a saúde, principalmente no que diz respeito ao funcionamento do fígado.
A oxandrolona deve ser usada somente com indicação médica, e comprada com apresentação de prescrição médica e retenção da receita pela farmácia.
Para que serve
A oxandrolona é indicada para o tratamento de:
- Hepatite alcoólica aguda moderada ou grave;
- Má nutrição calórica proteica;
- Síndrome de Turner;
- Falha no crescimento físico;
- Perda ou diminuição tecidual ou catabólica.
O uso da oxandrolona para aumentar o desempenho de atletas é prejudicial ao organismo, não existindo indicação para essa finalidade, e por isso, só deve ser usado se indicado pelo médico, pois assim é possível garantir a segurança do seu uso.
Como usar
A oxandrolona deve ser usada por via oral, e as doses recomendadas devem ser indicadas pelo médico de acordo com o objetivo do tratamento, peso e estado geral de saúde da pessoa.
De forma geral, as doses de oxandrolona para adultos é de 2,5 mg, de 2 a 4 vezes por dia, conforme orientação médica, sendo que a dose máxima não deve exceder 20 mg por dia.
Em crianças, a dose da oxandrolona deve ser calculada pelo pediatra, de acordo com o peso da criança.
Quanto tempo usar?
O tempo de uso da oxandrolona deve ser indicado pelo médico, sendo que normalmente é recomendado usar por um curto período de tempo, por até 2 a 4 semanas.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns da oxandrolona são aparecimento de características sexuais secundárias masculinas em mulheres, como voz grossa, aumento de pelos ou alterações na pele, além de irregularidade no ciclo menstrual.
Além disso, esse remédio também pode causar irritação da bexiga, sensibilidade ou dor nas mamas, desenvolvimento das mamas nos homens, priapismo ou acne.
A oxandrolona pode ainda causar problemas graves no fígado que podem ser percebidos através de sintomas como náuseas, dor do lado direito superior da barriga, coceira no corpo, urina escura, fezes claras, pele ou olhos amarelados.
Leia também: 11 sintomas de problemas no fígado (com teste online) tuasaude.com/sintomas-de-problemas-no-figadoQuem não deve usar
A oxandrolona não deve ser usada por mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham câncer de mama disseminado, altos níveis de cálcio no sangue, problema grave no fígado, inflamação nos rins ou câncer de próstata.
Além disso, esse remédio não deve ser usado por pessoas com alergia a esta substância ou a qualquer outro componente da fórmula.
O uso da oxandrolona em caso de doença cardíaca, hepática ou renal, história de doenças coronarianas, diabetes mellitus, DPOC ou hipertrofia prostática só deve ser feito se indicado pelo médico.