O Pyr-Pam, também chamado de pamoato de pirvínio, é um vermífugo indicado no tratamento da infecção pelo Enterobius vermicularis, a enterobiose, também conhecida como oxiuríase.
Este remédio promove a morte do parasita ao agir diretamente nas reservas internas, o que faz com que não sobrevivam e sejam eliminados. Além disso, como o pamoato de pirvínio não é absorvido pelo trato gastrointestinal, fica em contato direto com o parasita por um longo tempo, o que torna o tratamento com esse medicamento eficaz.
O Pyr-Pam pode ser comprado em farmácias, mediante apresentação de receita médica, e deve ser usado conforme orientação médica após análise dos sinais e sintomas de oxiuríase apresentados. Saiba identificar os sintomas causados pela presença de oxiúrus.
Como tomar
A posologia de Pyr-Pam depende do peso da pessoa e da forma farmacêutica em questão:
1. Pyr-Pam cápsulas
A dose recomendada é de 1 drágea para cada 10 kg de peso corporal para adultos e crianças acima de 12 anos de idade. A dose deve ser administrada em toma única e não deve exceder os 600 mg, equivalente a 6 drágeas, mesmo que o peso corporal seja superior a 60 kg.
Devido à possibilidade de recontaminação, o médico pode recomendar a repetição da dose cerca de 2 semanas após o primeiro tratamento.
2. Pyr-Pam suspensão
A dose recomendada é de 1mL por cada quilo corporal, para crianças e para adultos, não se devendo exceder a dose máxima de 600 mg, mesmo que o pesa corporal seja superior.
Deve-se agitar bem o frasco antes da administração e utilizar o copo-medida incluído na embalagem, que permite uma medição correta do volume.
Devido à possibilidade de recontaminação, o médico pode recomendar a repetição da dose cerca de 2 semanas após o primeiro tratamento.
Possíveis efeitos colaterais
Geralmente, o Pyr-Pam é bem tolerado, no entanto podem ocorrer alguns efeitos colaterais como reações de hipersensibilidade, náusea, vômito, cólicas abdominais, diarreia ou descoloração das fezes. Após seu uso, as fezes podem apresentar-se avermelhadas, mas sem significado clínico.
Quem não deve usar
Pyr-Pam está contraindicado para crianças com menos de 10 kg de peso, pessoas com alergia ao pamoato de pirvínio ou a algum dos componentes presentes na fórmula.
Além disso, também não deve ser usado em diabéticos, grávidas ou mulheres que estejam a amamentar, a não ser que seja recomendado pelo médico.
Assista o vídeo seguinte e veja as dicas e opções caseiras para eliminar vermes: