Pamidronato é um bifosfonato indicado para o tratamento de metástases ósseas, que é quando o câncer de outras partes do corpo se espalha para o osso, pois inibe a reabsorção do osso, ao se ligar à matriz óssea.
Além disso, o pamidronato dissódico também pode ser usado quando os níveis de cálcio estão altos no sangue causada por câncer, chamada hipercalcemia induzida por tumor, ou doença de Paget do osso.
Leia também: Doença de Paget: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/doenca-de-pagetO pamidronato é encontrado somente em hospitais na forma de injeção para aplicação na veia pelo enfermeiro, sob supervisão médica, nas doses de 60 mg ou 90 mg, como genérico ou com os nomes comerciais Aredia ou Pamidron, por exemplo.
Para que serve
O pamidronato é indicado para:
- Metástase no osso, causada por câncer em outras partes do corpo;
- Aumento dos níveis de cálcio no sangue (hipercalcemia), causada por tumores;
- Doença de Paget do osso.
O pamidronato dissódico é usado na forma de injeção, somente em hospitais, nas doses recomendadas pelo médico de acordo com a condição a ser tratada.
Qual a ação do pamidronato?
O pamidronato age impedindo a reabsorção do osso pelos osteoclastos, que são células presentes na matriz do osso, ao se ligar ao fosfato de cálcio (hidroxiapatita) no osso.
Isso ajuda a manter a densidade dos ossos e a reduzir o risco de fraturas, causada por metástases ou doença de Paget do osso.
Leia também: Metástase: o que é, sintomas, como acontece e tratamento tuasaude.com/metastaseAlém disso, o pamidronato reduz os níveis de cálcio e fosfato no sangue, tratando a hipercalcemia relacionada ao câncer.
Como usar
O pamidronato dissódico deve ser usado diluído em soro fisiológico 0,9% ou solução de glicose 5% estéreis e aplicado diretamente na veia, pelo enfermeiro, sob supervisão do oncologista ou ortopedista.
A posologia do pamidronato varia de acordo com a condição a ser tratada, que inclui:
1. Pamidronato para metástase óssea
A dose recomendada para metástase óssea causada por câncer de outras partes do corpo em adultos é de 90 mg de pamidronato, a cada 4 semanas.
Caso a pessoa esteja fazendo quimioterapia a cada 21 dias, o pamidronato pode ser aplicado no dia da quimioterapia, a cada 3 semanas.
Leia também: Quimioterapia: o que é, como é feita, efeitos colaterais (e cuidados) tuasaude.com/efeitos-colaterais-da-quimioterapia2. Pamidronato para hipercalcemia
A dose recomendada para adultos para o tratamento da altos níveis de cálcio no sangue (hipercalcemia) causada por tumores varia com a quantidade de cálcio no sangue.
A dose do pamidronato deve sempre ser indicada pelo médico, sendo que normalmente os níveis de cálcio no sangue diminuem cerca de 24 a 48 horas após sua aplicação e atingindo os níveis normais cerca de 3 a 7 dias após sua administração.
Leia também: Hipercalcemia (excesso de cálcio): sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/hipercalcemia-excesso-de-calcio-no-sangue3. Pamidronato para doença de Paget
A dose normalmente recomendada de pamidronato para doença de Paget do osso em adultos é de 30 mg, 1 vez por semana ou 60 mg, a cada 2 semanas.
A dose total recomendada para um período de tratamento é de 180 a 210 mg.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns do pamidronato são dor de garganta, febre, calafrios e ondas de calor, que normalmente surge nas primeiras 48 horas após sua aplicação, sendo que a febre desaparece espontaneamente após esse período.
Além disso, o pamidronato dissódico pode causar osteonecrose, que é a morte do osso, sendo mais comum na mandíbula relacionada a procedimentos odontológicos durante o tratamento. Saiba identificar os sintomas de osteonecrose.
O pamidronato também pode causar reações alérgicas graves durante dua aplicação, que são tratadas imediatamente pela equipe médica do hospital.
Quem não deve usar
O pamidronato não deve ser usado por menores de 18 anos, mulheres grávidas ou em amamentação.
Além disso, não deve ser usado por pessoas que tenham alergia ao pamidronato, outros bisfosfonatos ou qualquer outro componente da fórmula.
É recomendado não fazer tratamento odontológico invasivo durante o uso do pamidronato devido ao risco de osteonecrose da mandíbula, e manter a boa higiene oral e consultas regulares com o dentista.